martins em pauta

domingo, 10 de fevereiro de 2019

Ofensiva da Receita sobre Gilmar amplia em ministros sensação de cerco ao Supremo

Domingo, 10 de Fevereiro de 2019

POR DANIELA LIMA

A devassa da Receita Federal nas contas de Gilmar Mendes e da mulher dele, Guiomar, ampliou a sensação de cerco a integrantes do STF. Membros da corte que já estavam intrigados com articulação de uma CPI dos tribunais superiores no Senado viram no episódio “clara tentativa de coação”. Eles entendem que a Receita não poderia investigar o juiz sem a autorização do Supremo –rito determinado pela Lei Orgânica da Magistratura. Internamente, houve forte solidariedade a Mendes.

Antes das críticas públicas ao procedimento, Gilmar Mendes fez chegar a integrantes da Receita a avaliação de que grupo criado pelo órgão para analisar as contas de autoridades havia se tornado um “braço do Ministério Público e da Polícia Federal” para perseguir desafetos de ala da Lava Jato.

Dentro da Receita, o vazamento do relatório das finanças de Mendes, publicado pela revista Veja, foi criticado. Integrantes do órgão fizeram questão de sinalizar ao Supremo que não endossam os termos usados pelo auditor que assina a peça.

Em mensagens a ministros, membros da Receita enfatizaram que o documento trouxe ilações “que transcendem a competência do agente” e, desde cedo, estimularam o pedido de investigação do vazamento, chamando-o de ato criminoso.

Coluna Painel/Folha de S.Paulo

Fonte: Blog do BG

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Carlos
    Então quer dizer que, todos podem e devem ser apurados, ELE não? Pois o que li até agora, é que ele e a dita cuja, estão sendo apurados, os outros, por enquanto, estão fora.
  2. Lucio
    "Quem com ferro fere, com ferro será ferido."
    "Pimenta nos olhos dos outros é refresco."
  3. roberta
    Esses ministro se acham uns deuses, tentam escamotear sobre o fato de que são meros empregados do povo. Esses crápulas são os que deveriam ter sua vida e de seus familiares devassados rotineiramente. Só assim saberíamos se eram dignos de receber essa missão designada pela sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643