martins em pauta

segunda-feira, 3 de abril de 2017

Açude no Cariri da PB sangra após chuvas de mais de 100mm, diz Aesa

Segunda, 03 de abril de 2017

Açude São José sangrou após chuvas em Monteiro (Foto: Guga Leite/Divulgação)

O Açude de São José, no Cariri da Paraíba, sangrou após uma precipitação de 109mm no município de Monteiro neste sábado (1º), segundo informou o presidente da Agência Executiva de de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), João Fernandes. O reservatório tem uma capacidade de 1.311.540 m³.

As águas estão sendo liberadas pelo sangradouro e pela caixa de descarga e já passaram do Açude de Poções, se juntando às águas transpostas do Rio São Francisco, em direção ao Açude de Boqueirão, que abastece Campina Grande e região.

“Eu já havia dito que a natureza estava ajudando. Março e abril é período de chuva. O prejuízo que a gente teve por um lado, a natureza está dando de graça”, disse João Fernandes, fazendo referência a um problema em uma das duas bombas da estação elevatória de água EBV-6, no eixo leste da transposição.

No entanto, as bombas já estão funcionando normalmente desde o sábado (1º), conforme explicou o presidente da Aesa, reforçando o bombeando de água. Antes com capacidade para bombear 4,5 metros por segundo e, na prática, só chegando a 3,3m/s, agora a estação está conseguindo bombear 9m/s.

Apesar do cenário positivo, João Fernandes mantém a previsão da chegada das águas a Boqueirão. “Pode acelerar, mas eu prefiro trabalhar com a tese de 30 a 45 dias a partir de 10 de março”, pontuou.
Águas do Açude São José seguem para o Açude de Boqueirão (Foto: Guga Leite/Divulgação)


*G1 PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643