martins em pauta

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Rosalba e Sandra Rosado firmam aliança à campanha 2016

Sexta, 05 de agosto de 2016


Depois de 28 anos...


Foi selada publicamente a aliança do grupo da ex-deputada federal Sandra Rosado (PSB) com o grupo da ex-governadora Rosalba Ciarlini (PSD). O anúncio oficial foi à noite dessa quinta-feira (4), na casa que pertenceu ao deputado federal Vingt Rosado (pai de Sandra), no centro de Mossoró.

Rosalba foi recebida por Sandra, vereador Lahyrinho Rosado (PSB) e ex-deputada estadual Larissa Rosado (PSB). No dia anterior, Larissa já tinha emitido nota abrindo mão de pré-candidatura a prefeito em favor de Rosalba (veja AQUI).


Larissa discursa ladeada por Rosalba e Sandra: momento histórico (Foto: cedida)

Nos discursos, um foco comum: reconstruir Mossoró. O adversário – e alvo das falas – foi o prefeito Francisco José Júnior (PSD), que fez convenção municipal (veja AQUI) também nessa quinta-feira.

“Há 21 anos Rosalba não entra nessa casa. A última vez foi no dia em que meu pai partiu. Hoje, ela está voltando. Tenho certeza que meu pai iluminou essa união, porque a nossa história, que começou com Vingt e Dix-Sept Rosado, não poderia terminar com um distanciamento político”, saudou Sandra.

Adversários históricos

Adversários históricos, os dois grupos vão fazer uma campanha com composição inédita nos últimos 28 anos, marcados principalmente por seguidas derrotas do grupo da prima Sandra, em pleitos eleitorais municipais.

Rosalba foi eleita a primeira vez em 1988. Impôs derrota a Laíre Rosado, marido de Sandra.

Já em 1992, o troco. Sandra foi eleita vice-prefeita, na chapa encabeçada pelo tio Dix-huit Rosado (PDT), suplantando a chapa Luiz Pinto (PFL)-João Batista Xavier (PCB), apoiada por Rosalba.

Em 1996, a vítima foi a própria Sandra. Já em 2000, quem terminou sendo derrotada foi a enfermeira Fafá Rosado, que era do grupo de Sandra Rosado.

Nas eleições de 2004 e 2008, Fafá mudou de lado e de apoio para ser eleita e reeleita ao lado de Rosado, em duas derrotas infligidas contra Larissa Rosado, filha de Sandra.

Já em 2012, foi a vez da vereadora Cláudia Regina (DEM) ser eleita à Prefeitura, com apoio de Rosalba e da própria Fafá.

Quanto à eleição suplementar de 2014, Rosalba não defendeu de público qualquer candidatura, mas soprou para sua militância votar em Francisco José Júnior, para ajudar a derrotar indiretamente Larissa, pela quarta vez.

Mas em relação à campanha deste ano, a ideia é passar uma borracha no passado e juntar militantes e eleitores que passaram todo esse tempo se digladiando.

Coligações

Nesta sexta-feira (5), a partir das 18h no Garbos Recepções e Eventos, o PP de Rosalba Ciarlini vai realizar convenção que definirá o nome dela a prefeito. Quanto ao vice, até aqui não houve revelação pública quanto ao escolhido.

Durante vários meses Sandra Rosado tentou viabilizar o nome do seu filho, Lahyrinho Rosado (PSB). Não emplacou. Recuou para priorizar um “chapão” (veja AQUI) à Câmara Municipal, em troca de apoio à Rosalba. Na vaga de Lahyrinho entrará a própria ex-deputada como puxadora de votos.

Desta sexta-feira não passará o anúncio.

As definições estão prontas quanto às faixas de coligações à Câmara Municipal, entre os sete partidos que arrimam a postulação de Rosalba.

PP, PMDB, PDT e PSB terão coligação própria, o chamado “chapão”.

O PHS terá sua própria nominata.

PTdoB e PTB resolveram formar outra coligação.


Fonte: Carlos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643