martins em pauta

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Médicos levam 7 horas para extrair 232 dentes da boca de um garoto de 17 anos




Médicos na Índia extraíram 232 dentes da boca de um garoto de 17 anos de idade, em uma operação que durou sete horas.

"Ashik Gavai foi trazido com um inchaço na mandíbula direita”, disse o Dr. Sunanda Dhiware, chefe do departamento dental do JJ Hospital de Mumbai, à BBC. 

O adolescente vinha sofrendo por 18 meses e viajou para fora de sua aldeia em busca de algum hospital que pudesse ajudá-lo, já que os médicos locais não conseguiam diagnosticar o problema. 

De acordo com os cirurgiões, sua condição é raríssima e estabeleceu um novo recorde mundial. 

"O mal-estar da Ashik foi diagnosticado como odontoma composto complexo, onde forma-se verdadeiros lotes de dentes. É um tipo de tumor benigno”, disse Dhiware. "No começo, nós não conseguíamos retirar, mas tivemos que usar cinzel e martelo para a cirurgia”, disse. 

"Uma vez que o abrimos, dentes pequenos do tamanho de pérolas começaram a sair, um por um. Inicialmente, foram coletá-los, eles eram realmente como pequenas pérolas brancas. Contamos 232 dentes" acrescentou. 

A cirurgia foi considerada um sucesso e envolveu dois cirurgiões e dois assistentes. Ashik agora tem 28 dentes. 

Descrevendo o caso de Ashik como "muito raro", o Dr. Dhiware disse que "nunca viu nada como isso antes na sua carreira de 30 anos", mas disse que estava "emocionado ao receber um caso tão excitante." 

De acordo com os dados da literatura médica disponível sobre a condição, que é conhecida normalmente por afetar a maxila e estimular a formação de, no máximo 37 dentes – caso registrado em uma extração em outro paciente. Mas, no caso de Ashik, a condição se manifestou no fundo da mandíbula e promoveu a formação de centenas de dentes. 

O pai de Ashik, Suresh Gavai, foi citado pelo jornal Mumbai Mirror, dizendo que seu filho se queixou de dor intensa há um mês. 

"Eu estava preocupado que pudesse a vir a ser um câncer, então eu o trouxe para Mumbai", disse ele. 


Fonte: BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643