Quinta, 27 de junho de 2024
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, afirmou nesta quinta-feira (27), que Lula está “fazendo uma autocrítica do próprio sistema” ao dizer que o “Supremo não tem que se meter em tudo”.
Gilmar afirmou que a Corte não escolhe os temas que julga, apenas responde às provocações que acontecem a todo momento. Ele também disse que falta “consenso básico” no meio político.
“No passado, o PT era um partido muito intenso nesse sentido de provocação do Supremo Tribunal Federal. Hoje, são outros partidos. Esse é o modelo constitucional que está colocado”, disse.
O ministro comentou a crítica feita pelo presidente Lula. “O que o presidente está fazendo não é, se quer, talvez uma crítica, mas uma constatação de que o Tribunal é muito provocado. Isso tem a ver, talvez, com a falta de um consenso básico no meio político.”
CNN Brasil
OPINIÃO DOS LEITORES
Ocorre que nem toda matéria é de competência do STF, simplesmente porque não trata de matéria constitucional. Ele “esqueceu” de dizer.
Não quer se meter na política? Simples, decida remeter ao congresso questões de competência do congresso. É fácil falar que tá sendo provocado, difícil é assumir “isso não é da minha competência”, mas não ficam bancando de herói, agora não tem paz em lugar nenhum!