martins em pauta

quinta-feira, 27 de junho de 2024

Gilmar Mendes diz que STF é provocado e não escolhe os temas que julga após Lula afirmar que o “Supremo não tem que se meter em tudo”

Quinta, 27 de junho de 2024

Foto: Nelson Jr./SCO/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, afirmou nesta quinta-feira (27), que Lula está “fazendo uma autocrítica do próprio sistema” ao dizer que o “Supremo não tem que se meter em tudo”.

Gilmar afirmou que a Corte não escolhe os temas que julga, apenas responde às provocações que acontecem a todo momento. Ele também disse que falta “consenso básico” no meio político.

“No passado, o PT era um partido muito intenso nesse sentido de provocação do Supremo Tribunal Federal. Hoje, são outros partidos. Esse é o modelo constitucional que está colocado”, disse.

O ministro comentou a crítica feita pelo presidente Lula. “O que o presidente está fazendo não é, se quer, talvez uma crítica, mas uma constatação de que o Tribunal é muito provocado. Isso tem a ver, talvez, com a falta de um consenso básico no meio político.”

CNN Brasil

OPINIÃO DOS LEITORES

  1. Ocorre que nem toda matéria é de competência do STF, simplesmente porque não trata de matéria constitucional. Ele “esqueceu” de dizer.

  2. Não quer se meter na política? Simples, decida remeter ao congresso questões de competência do congresso. É fácil falar que tá sendo provocado, difícil é assumir “isso não é da minha competência”, mas não ficam bancando de herói, agora não tem paz em lugar nenhum!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643