martins em pauta

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Polícia desarticula quadrilha suspeita de fraudar concursos em Ipojuca, PE

Sexta, 17 de abril 2015 


Operação Mercador cumpriu 11 mandados de prisão, nesta quinta (16). 
.132 policiais participaram da ação; investigações duraram dois meses

Do G1 PE

Presos na Operação Mercador foram levados para
a sede do GOE (Foto: Flávio Pereira / TV Globo)

A Polícia Civil cumpriu, nesta quinta-feira (16), 11 mandados de prisão e 12 de busca e apreensão no Recife e na Região Metropolitana, dentro da Operação Mercador, que busca desarticular uma quadrilha envolvida num esquema de fraude em concursos públicos. O concurso para agentes de trânsito e transportes de Ipojuca foi um dos alvos da fraude, mas outros também estão sendo investigados.

As investigações começaram há dois meses. "O objetivo da operação é prender integrantes dessa organização criminosa envolvidos na prática de fraudes em concursos públicos em Ipojuca. É um concurso que já foi realizado, e foi identificada essa fraude. Há servidores públicos envolvidos. A operação visou o cumprimento de 11 mandados. Armas de fogo, documentos, dinheiro e equipamentos eletrônicos foram apreendidos", disse o delegado Salustiano Albuquerque.

O concurso de Ipojuca foi realizado em 2014. Este ano, alguns aprovados foram convocados. A prova foi realizada pela Conupe, a comissão de concursos da Universidade de Pernambuco (UPE). Procurada pela reportagem, a Conupe disse que a instituição não vai, por enquanto, se pronunciar sobre as investigações da polícia.

Já a Prefeitura de Ipojuca informou em nota divulgada na tarde desta quinta que "suspendeu a prova final do referido concurso, através do ofício n° 018/2015, de 13 de janeiro de 2015, e que formulou denúncia, conforme petição datada de 23 de janeiro de 2015, ao Ministério Público de Pernambuco. No documento, a Prefeitura solicita intervenção e investigação sobre alegações de fraudes formuladas por candidatos".

Ainda segundo o município, as investigações são sobre "o concurso da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte do Ipojuca (AMTTRANS), para provimento de cargos de agentes de trânsito, através do Edital n° 01/2014, sob a responsabilidade do Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (Iaupe)".

Ao todo, 16 delegados e 132 policiais civis atuaram na operação. Os itens apreendidos e as pessoas detidas foram levados para a sede do Grupo de Operações Especiais (GOE) da Polícia Civil, no bairro do Cordeiro, no Recife. A delegacia de Crimes Contra a Administração Pública está tomando os depoimentos. Os detidos vão responder por fraude em concurso público e associação criminosa. A pena pode chegar a sete anos de prisão, de acordo com o delegado Albuquerque.
tópicos:

Ipojuca, 
Recife

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643