martins em pauta

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

UFC fará investimento após série de dopings de lutadores e terá penas mais duras

Quarta, 18 de fevereiro de 2015

Doping de Anderson Silva foi classificado como "ponto da virada" e foi comparado ao ciclista Lance Armstrong

Por Redação

Nesta quarta-feira (18), os três principais dirigentes do UFC concederam uma entrevista coletiva para anunciar investimento em testes antidoping. A mudança tem como ponto de partida o caso de Anderson Silva, um dos maiores nomes da história do MMA, segundo afirmação do próprio Dana White.



Dana White participou de conferência de imprensa nesta quarta (Foto: Divulgação/UFC)

O brasileiro foi flagrado em exames realizados antes e após a luta principal do UFC 183 contra Nick Diaz para dois esteroides. “Quando um cara como Anderson Silva é pego, definitivamente envia uma mensagem. O caso do Anderson Silva chocou toda a comunidade do esporte, do MMA. Estamos chocados”, afirmou o chefão do UFC que comparou o caso de Silva ao do ciclista Lance Armstrong.

“Anderson Silva foi o ponto de virada, como Lance Armstrong foi no ciclismo”, comparou o presidente do UFC. Sobre a punição da organização ao ex-campeão dos médios, Dana White afirma que é preciso aguardar a audiência e a defesa do brasileiro no tribunal da Comissão Atlética de Nevada. “Vamos esperar o que vai acontecer”, ponderou.

Epstein admitiu que Anderson Silva “é um grande campeão e representa muito bem o UFC”, mas também evitou prever uma punição enquanto o caso se desenrola. Lorenzo Fertitta, por sinal, chegou a dizer que um lutador deveria ser suspenso de dois a quatro anos caso seja testado para drogas anabolizantes.

A partir de 1º de julho, o UFC iniciará um combate firme contra o doping dentro da organização. Todos os lutadores contratados pela entidade passarão por exames surpresas, fora do período de competições, em busca de substâncias anabolizantes, usadas para melhorar o desempenho nos combates. As penas para doping serão mais duras e devem oscilar entre dois e quatro anos.

O combate contra Diaz deve ter o resultado anulado, tirando a vitória de Spider e passando para um “no-contest”. Anderson Silva ainda deve pegar um gancho de um ano e pagar uma multa.

Relembre o caso

Em audiência realizada nos Estados Unidos na terça-feira, a Comissão Atlética do Estado de Nevada (NSAC) confirmou oficialmente que Anderson Silva testou positivo no exame antidoping por uso de drostanolona, um anabolizante, após a luta do UFC 183, contra Nick Diaz, que marcou a volta de Spider ao octógono depois de mais de um ano se recuperando de uma lesão na perna.

O uso de drostanolona foi detectado no exame surpresa de urina também no dia 9 de janeiro. O teste feito através da coleta de sangue de Anderson Silva não apontou a irregularidade pela mesma substância, mas sim pelo uso de benzodiazepina.

Além do anabolizante, o brasileiro também foi flagrado com remédios ansiolíticos, famosas medicações para dormir, Oxazepam e Temazepam, o que complica ainda mais a situação do ex-campeão do UFC.

Após a luta contra Diaz, em 31 de janeiro, foi divulgado o resultado do teste em 9 de janeiro, que apontou o uso de drostanolona e androsterona. Um novo exame, feito em 19 de janeiro, disse que Spider estava “limpo”.



Fonte: Portal no AR


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643