martins em pauta

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Fernando Mineiro continua atropelando Fátima Bezerra


 Sexta, 26 de dezembro de 2014


Por Cláudio Oliveira 

O governador eleito Robinson Faria (PSD) divulgou ontem a primeira lista dos nomes que vão compor o seu secretariado, contudo, o quadro ainda não está totalmente definido. A lista foi divulgada de forma incompleta com a maioria dos nomes por escolha do próprio governador. Em parte, a indefinição se deve à uma crise política dentro do Partido dos Trabalhadores (PT), principal apoiador partidária da eleição de Robinson Faria.

Segundo o NOVO JORNAL apurou o problema reside na disputa por espaços dentro do novo governo, batalha na qual nomes indicados pela senadora eleita Fátima Bezerra e por outros grupos do partido foram preteridos por indicações do deputado estadual Fernando Mineiro e seus aliados, que possuem maioria na direção da legenda.

Fátima Bezerra foi uma das pessoas que mais trabalhou pela eleição de Robinson Faria, assumindo no segundo turno a coordenadora da campanha do governador eleito. A expectativa é que ficasse para ela e seu grupo a indicação do novo secretário de Educação, o que não se confirmou.

Ontem foi anunciado para o cargo Francisco das Chagas Fernandes, indicado de Mineiro. Independente da briga (e sua continuidade), o novo governador quer anunciar os nomes que faltam segunda-feira próxima em entrevista coletiva.

O nome do novo secretário de Educação foi escolhido em votação na comissão executiva do partido. Conforme explicou o secretário-geral do partido, Íbero Cristiano Pereira Hipólito, o detalhe é que a corrente “Construindo um Novo Brasil (CNB)” – à qual o deputado Mineiro faz parte – representa maioria na Executiva. Sendo assim, prevalecem as indicações feitas por ele. Isto estaria provocando descontentamento das outras correntes, incluindo a “Movimento PT”, da senadora eleita Fátima Bezerra. “Estamos vivenciando um impasse. Para o início do novo governo está se reproduzindo a mesma disputa das eleições e não está sendo salutar para o partido nem para o novo governador”, informou Íbero Hipólito.

Ele pertence a uma terceira corrente dentro do PT, mas que é ligada à senadora. Segundo conta, a prerrogativa que está sendo usada nas definições dos nomes é antidemocrática e não contempla o partido como um todo, mas apenas a ala de Fernando Mineiro, que tem ao seu lado outros expoentes da legenda como os vereadores Hugo Manso e Fernando Lucena. “O deputado tem usado de uma prerrogativa nada democrática e não quer consenso, mas que suas opiniões prevaleçam”, diz o secretário.

SEARA

Os próximos nomes do PT para o governo Robinson serão para a Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (Seara), Emater, Fundação José Augusto, a subcoordenadoria da Juventude e a pasta voltada para as mulheres. Segundo os petistas, esta última pode vir a se tornar uma secretaria na reforma administrativa que Robinson está planejando fazer.

A Seara já tinha um nome indicado, o de Walmir Alves, indicado por Fátima Bezerra, mas rejeitado, segundo Ibero Hipólito pela executiva do partido. Walmir Alves já ocupou a Superintendência Regional do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária).

Com a forma de escolha que o partido está adotando, os seguidores de Fátima acreditam que pode refletir negativamente no governo de Robinson. “No mínimo não constrói a unidade do partido para o governo e isso é muito negativo para ambos. Está levando para o novo governo um problema que é do PT”, define o secretário geral.

Fonte: www.novojorna.jor.br/ Carlos Skarlack

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643