martins em pauta

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Mossoró: Reunião é cancelada; ninguém assume obra inacabada


28 de agosto de 2014
Complexo Viário da Abolição

A reunião entre os responsáveis pelas obras do Complexo Viário da Abolição, que deveria acontecer na tarde desta quarta-feira (27), na sala da Presidência da Câmara de Mossoró, foi cancelada. Faltou a maioria dos convidados.

Francisco Carlos, sentado, espera representantes (Foto: CMM)

Não foi realizada devido à ausência de representantes do Governo do Estado, do Dnit e das construtoras CLC e EIT. Apenas o secretário municipal do Desenvolvimento Urbano, engenheiro José Couto, atendeu à convocação.

A obra que já consumiu mais de R$ 72 milhões e se arrasta há mais de quatro anos, com 17 quilômetros de extensão e cinco viadutos, é um monumento à incompetência, ao cinismo, à falta de fiscalização e ao desperdício do dinheiro púbico. Mesmo antes de ser concluída, todos os seus cinco viadutos apresentaram problemas.

O DNIT – autarquia federal, já havia justificado ausência, devido a compromissos agendados anteriormente.

A EIT também havia se pronunciado, afirmando que não teria mais vínculos com a referida obra. Aqui merece um capítulo à parte a posição da empresa.

No último dia 14, a EIT utilizou Assessoria de Imprensa para divulgar nota oficial (veja AQUI e no boxe abaixo), atestando que se responsabilizaria pelo custo de recuperação de um dos viadutos (o II, localizado entre os conjuntos Abolição II e III), que começou a “afundar”.


NOTA DA EIT (14 de Agosto de 2014)

A Empresa Industrial Técnica S/A (EIT) informa que está retomando os serviços do Viaduto 2 do Complexo Viário da Abolição de Mossoró.

A EIT informa ainda que vai assumir todos os custos adicionais para a execução do serviço de reparação da obra, necessária por conta da ação das chuvas, ou seja, os custos serão arcados pela própria empresa, sem prejuízo ao Governo do Estado.

Agora, avisa que não tem nada com isso. A obra está parada, continua parada, apesar de uma placa falsamente indicar no local: “Homens trabalhando”.

Portanto, Mossoró e o contribuinte que se ‘f….m. E fica por isso mesmo.

Já a Secretaria Estadual de Infraestrutura chegou a confirmar, na manhã desta quarta-feira, que a secretária Kátia Pinto seria representada pelo engenheiro Yuri Tasso, diretor da Caern. Nem um nem outro.

Audiência pública

O objetivo da reunião era obter esclarecimentos sobre o projeto executivo e a própria execução da obra, que tem sido causa de preocupação para os mossoroenses. Diante da ausência dos representantes, o presidente da Casa, vereador Francisco Carlos (PV), afirmou que o tema será levado a plenário e uma audiência pública será agendada para os próximos dias, havendo a convocação dos entes públicos.

Além do presidente, estiveram presentes os vereadores Genivan Vale (PROS) e Nacízio Silva (PTN).

O professor aposentado Lindemberg Gomes tomou conhecimento da reunião e também compareceu à presidência da Câmara.

Nota do Blog - Há anos, em períodos de campanha, aparecem políticos posando em cima de máquinas, ao lado de trabalhadores, garantindo êxito da obra e assumindo “paternidade” ou “maternidade” dela. De uns tempos para cá eles sumiram.

Essa é uma chamada “obra delegada”, com recursos da ordem de 90% da União, que delegou ao Governo do Estado a sua condução.

A própria governadora Rosalba Ciarlini (DEM) já apareceu escalando uns viadutos e dando os monstrengos como inaugurados. Por onde ela passou, apareceram rachaduras, um está afundando e outros problemas técnicos surgem aqui e ali.

Mas não sejamos cruéis. A culpa não é sua, mas certamente seu Governo incompetente e desleixado deve explicações.

Faltou fiscalização? Faltou um projeto de qualidade?

Como se explicar tantas paralisações e tantos erros grosseiros, como no viaduto do Grande Alto de São Manoel, que está concluído e não pode ser usado porque ainda não arranjaram um jeito de “engatar” uma pista nele.

E chega de audiência pública, reunião que ninguém leva a sério. O caso é de Polícia, o caso é de intervenção do Ministério Público Federal.

Estamos lidando com milhões do contribuinte, montanha de dinheiro que deve em boa parte ter tomado rumo diferente, deixando para trás essa coisa.

Francamente.

Parem de roubar, pelo amor de Deus. Pare, récua imprestável!

Por favor parem de roubar só por alguns meses e permitam que Mossoró consiga sair desse buraco em que está metida com tantos ladravazes e incompetentes.

Fonte: Carlos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643