Quarta, 02 de outubro de 2024
O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, se manifestou nesta terça-feira (1º/10) após os ataques com mísseis que atingiram Tel Aviv e Jerusalém. Em sua declaração, Pezeshkian descreveu os ataques como uma “resposta decisiva” às “agressões” de Israel, mas ressaltou que o Irã não busca conflito direto.
“Esta ação foi em defesa dos interesses e cidadãos do Irã”, afirmou o presidente em uma publicação no X (antigo Twitter), que o Metrópoles teve acesso por meio de fontes no exterior.
Ele ainda enviou um recado direto ao primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu: “Que Netanyahu saiba que o Irã não busca a guerra, mas se mantém firme contra qualquer ameaça… Não entre em conflito com o Irã.”
Os ataques com mísseis ocorreram na tarde desta terça-feira, no horário de Brasília, e atingiram Tel Aviv, a capital de Israel, e Jerusalém. Segundo a mídia internacional, os explosivos foram disparados pelo Irã, embora o governo israelense ainda não tenha confirmado oficialmente a origem dos mísseis. De acordo com fontes locais, cerca de dez minutos após a primeira onda de bombas em Tel Aviv, outra série de mísseis atingiu Jerusalém.
Até o momento, o governo israelense negou que os ataques tenham causado grandes danos materiais ou feridos na capital, mas um atentadona estação de trem de Tel Aviv provocou a morte de oito pessoas. Autoridades estão investigando se o ataque à estação teve ligação com a ofensiva iraniana.
Como resposta imediata, Israel fechou o espaço aéreo sobre o país e suspendeu todos os voos nacionais e internacionais, colocando as forças de defesa em alerta máximo.
Fonte: Metrópoles
Nenhum comentário:
Postar um comentário