Domingo, 01 de setembro de 2024
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) já comunicou todas as mais de 20 mil operadoras de internet que atuam no Brasil para bloquear a rede social X (antigo Twitter) no país. A informação foi confirmada pelo R7 com fontes da agência. As notificações foram feitas entre essa sexta-feira (30) e a manhã deste sábado (31). Entre as empresas notificadas, está a Starlink, provedora de internet via satélite comandada pelo bilionário Elon Musk, dono do X.
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes determinou a suspensão da rede social no Brasil nessa sexta (30). Com a ordem do ministro, a Anatel começou a notificar as provedoras de internet para a suspensão das atividades da plataforma no país.
Apesar da decisão de Moraes e da notificação da agência, alguns clientes da Starlink no Brasil ainda conseguem o X neste sábado (31). Testes feitos por assinantes do serviço baseados em São Paulo mostraram que a rede social ainda carrega normalmente. Porém, nem todos os clientes da Starlink seguem com acesso ao X — usuários da empresa americana no Rio de Janeiro e no Amazonas já não conseguem mais entrar na plataforma.
A proibição de acesso ao X via Starlink segue, a princípio, uma escala gradual até atingir todos os assinantes. Em geral, desde esta madrugada, consumidores de todas as operadoras tradicionais de internet já não acessam mais a rede pertence a Musk.
A decisão de Moraes ocorreu depois de uma série de descumprimentos de ordens judiciais pelo dono do X. A ideia é que o site e aplicativo do X sigam sem funcionar no Brasil até que a empresa cumpra as ordens judiciais em nome dela.
R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário