Segunda, 18 de março de 2024
Este número abrange as detenções efetuadas na terça-feira (12) e quarta-feira (13), quando detentos beneficiados pela saída temporária não cumpriram as determinações judiciais estabelecidas. O balanço foi realizado pelo Centro de Operações da Polícia Militar e divulgado recentemente.
Nesta ocasião, aproximadamente 35 mil detentos foram liberados temporariamente, seguindo a legislação que prevê a saída temporária de presidiários, com o retorno aos estabelecimentos prisionais marcado para até as 18h da segunda-feira subsequente, dia 18.
Segundo informações do Copom, na primeira jornada da "saidinha", 78 detentos foram recapturados e reconduzidos à prisão, enquanto no segundo dia, outros 64 foram apreendidos por descumprimento das normas. O total resultou em 142 reclusos que tiveram o benefício revogado.
A região que registrou o maior número de capturas foi a metrópole de São Paulo, com 64 prisões, seguida por Campinas com 18 detenções e Sorocaba com 13.
Este procedimento foi instituído no ano anterior, visando o retorno imediato aos presídios de quaisquer detentos que desrespeitassem as condições estipuladas pelo Judiciário, conforme portaria da Secretaria de Segurança Pública em conjunto com a Secretaria de Administração Penitenciária.
Desde a implementação dessa política, em junho do ano passado, a Polícia Militar tem mantido a vigilância, resultando na captura de vários beneficiários do regime de saída temporária em situação de não conformidade com as normativas judiciais.
A Secretaria de Segurança Pública também consolidou um acordo com o Tribunal de Justiça do Estado para permitir que os policiais acessem os dados processuais dos indivíduos em regime semiaberto, facilitando a fiscalização do cumprimento das condições da saída temporária.
A programação das "saidinhas" restantes para o ano de 2024 já está definida, marcando períodos específicos em junho, setembro e dezembro, até início de janeiro de 2025.
A população está aterrorizada!
Fonte: Jornal da Cidade Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário