martins em pauta

terça-feira, 26 de setembro de 2023

Morre o chefe da máfia

 Terça, 26 de setembro de 2023

Matteo Messina Denato, chefe da máfia siciliana, capturado em janeiro depois de passar três décadas foragido, morreu em um hospital na Itália.

Ele tinha 61 anos, sofria de câncer de cólon, pelo qual foi tratado durante seu período como fugitivo, decisão que chamou a atenção das autoridades, que o detiveram em uma clínica em Palermo.

Ele recebia tratamento na penitenciária de segurança máxima de L'Aquila, mas, com o agravamento de seu estado de saúde, o criminoso foi transferido para um hospital no mês passado.

Messina Denaro foi um dos chefes mais cruéis da Cosa Nostra, retratado nos filmes da saga “O Poderoso Chefão”.

O prefeito de L'Aquila, Pierluigi Biondi, confirmou a morte do mafioso e agradeceu aos funcionários da penitenciária e do hospital pelo "profissionalismo e humanidade".

"Foi o epílogo de uma existência vivida sem remorsos nem arrependimentos, um capítulo doloroso na história recente da nossa nação", disse.

Ele foi condenado pelos tribunais por seu envolvimento no assassinato do juiz antimáfia Giovanni Falcone, em 1992, e em ataques mortais em Roma, Florença e Milão, em 1993.

Uma das seis penas de prisão perpétua contra ele foi proferida pelo sequestro e posterior assassinato do filho de 12 anos de uma testemunha no caso Falcone.

Messina Denaro havia desaparecido no verão de 1993 e passou os 30 anos seguintes em fuga, enquanto o Estado italiano reprimia a máfia siciliana.

A cerimônia de sepultamento deve acontecer no túmulo da família na localidade, ao lado de seu pai, Don Ciccio, segundo o jornal Corriere della Sera. Don Ciccio também era chefe do clã local.


Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643