martins em pauta

segunda-feira, 22 de junho de 2026

Casal morre após moto ser atingida e arrastada por caminhão na Grande Natal

Segunda, 22 de junho de 2026

Foto: Sérgio Henrique

Um casal morreu em um acidente de trânsito entre uma motocicleta e um caminhão nesta segunda-feira (22), na rodovia RN-316, na cidade de Monte Alegre, na Grande Natal. A moto foi atingida, arrastada por cerca de 300 metros e pegou fogo embaixo do veículo de carga.

As vítimas foram identificadas por familiares como:

Vicente de Paula da Silva, de 66 anos, que pilotava a moto;
Maria das Dores Cruz, de 61 anos, passageira do veículo.

Segundo relatos coletados pela polícia, o caminhão seguia pela RN-316 no sentido de Monte Alegre em direção à BR-101.

A colisão ocorreu quando a motocicleta, que vinha de São José de Mipibu pela estrada transversal RN-002, entrou na via principal, sendo atingida pela frente do caminhão.

Com o impacto, a motocicleta pegou fogo. O próprio motorista do caminhão utilizou um extintor para apagar as chamas.

Ele permaneceu no local do acidente e relatou aos policiais que não conseguiu evitar a batida. O condutor passou por teste de bafômetro, que teve resultado negativo.

O caso será investigado pela Polícia Civil.

G1RN

Jaques Wagner deve pedir ainda nesta semana para deixar liderança do governo Lula no Senado

Segunda, 22 de junho de 2026

Foto: reprodução/CNN Brasil

O senador Jaques Wagner (PT-BA) deve anunciar nos próximos dias seu afastamento da liderança do governo no Senado após ser alvo da Operação Compliance Zero, da Polícia Federal. Uma conversa entre o parlamentar e o presidente Lula está prevista para ocorrer nesta semana. A informação é do blog da jornalista Tainá Falcão, da CNN Brasil.

Wagner foi convencido por aliados próximos na Bahia de que sua permanência no cargo poderia ampliar o desgaste político para ele e para o governo, especialmente diante da repercussão das investigações.

A expectativa é que o senador informe a Lula que deixará a liderança para se dedicar à própria defesa. Nos bastidores do Planalto, interlocutores afirmam que o presidente acompanha de perto o caso e foi informado de que Wagner já reconheceu a necessidade de se afastar da função.

Auxiliares do governo avaliam que a situação se agravou após a divulgação de imagens de dinheiro apreendido pela PF e das suspeitas envolvendo um apartamento de alto padrão em Salvador. Integrantes do entorno presidencial relatam que Wagner havia garantido anteriormente a Lula que não existiam elementos que justificassem uma operação contra ele.

Jaques Wagner nega qualquer irregularidade. O senador afirma que o imóvel citado nunca integrou seu patrimônio e sustenta que os valores apreendidos são provenientes de diárias recebidas em missões oficiais no exterior. Ele também declarou que colaborará com as investigações.


PESQUISA IPSOS-IPEC: 56% dos brasileiros afirmam não confiar no presidente Lula; 41% dizem que confiam

Segunda, 22 de junho de 2026

Foto: Agência Brasil

Pesquisa Ipsos-Ipec divulgada nesta segunda-feira (22) mostra que 56% dos brasileiros dizem não confiar no presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), enquanto 41% afirmam que confiam no mandatário petista. O cenário mantém o percentual das divulgações anteriores. Outros 3% não souberam ou não responderam.

Na última publicação da pesquisa, em março deste ano, 40% diziam confiar no petista, contra 56% que afirmavam ter desconfiança. Há um 1 ano, em junho de 2025, a situação atingiu a maior discrepância: 37% confiavam em Lula, enquanto 58% ressaltavam não confiar.

Estratificação

A taxa daqueles que não confiam em Lula é maior entre homens (58%, contra 54% entre o público feminino). O percentual também é alavancado na parcela da população que possui ensino médio (62%) e ensino superior (64%), e, em relação à faixa etária, alcança o pior cenário entre pessoas de 25 a 34 anos de idade (63%).

A percepção negativa atinge o pico entre quem recebe mais de cinco salários mínimos (70%) ou é evangélico (70%). Já a parcela da população em que há mais confiança é entre quem ganha até um salário mínimo (53%) ou é católico (51%).

Dados da pesquisa

Foram ouvidas 2.000 pessoas, entre os dias 13 e 17 de junho, por meio de entrevistas presenciais. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi realizada com recursos próprios do instituto.

Com informações de O Globo

Opinião dos leitores

  1. Esse Brasil velho não jeito! Como pode ter gente que confia em alguém que foi condenado e preso por corrupção e lavagem de dinheiro?

  2. Eu sou um idiota, por isso eu confio em um mentiroso, corrupto e ladrão. Logo quem estiver na mesma condição, vamos apoiar esse canalha.

Justiça Eleitoral quer rosto para os perfis-fantasma que turbinam Allyson Bezerra

Segunda, 22 de junho de 2026

Foto: reprodução

A Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte determinou que a Meta, dona do Instagram, entregue em até dez dias os dados capazes de identificar quem cria, administra e financia cinco perfis que promovem o pré-candidato ao governo Allyson Bezerra (União Brasil): @rncomallyson, @timeallyson, @allyson_humorado, @allysondopovo e @allysonarrochado.

A medida é uma produção antecipada de provas. A Justiça quer saber se os perfis são manifestação espontânea de eleitores — protegida pela Constituição — ou uma rede coordenada de comunicação político-eleitoral, o chamado astroturfing, vedado pela legislação eleitoral por desequilibrar a disputa. Identificados os responsáveis, o material pode embasar futura ação por propaganda irregular.

A decisão não atribui a Allyson nem à sua pré-campanha qualquer conduta. Ao contrário: a relatora registra que o objetivo é produzir a prova que pode tanto responsabilizar quem participou quanto afastar imputações contra quem não tem relação com os perfis.
O pedido partiu do Partido Novo no RN. A legenda sustenta que os perfis já foram alvo de uma representação anterior na qual, na contestação, admitiu-se que as contas são de fato anônimas — o que, para o partido, reforça a necessidade de identificar a autoria.

Os perfis publicam de forma articulada, alguns com mais de dezenove mil seguidores. A Justiça pediu dados de período entre abril e junho deste ano: e-mails, telefones, IPs, dispositivos, contas publicitárias, valores de impulsionamento e eventual monetização — além de cruzamentos que mostrem se as cinco contas compartilham a mesma estrutura.


Fonte: Blog do BG

 

[VÍDEO] Walter Alves diz que Fátima Bezerra é boa para cobrar, mas ruim para pagar

Segunda, 22 de junho de 2026

Em entrevista ao “Meio Dia RN”, nesta segunda-feira (22), o vice-governador Walter Alves (MDB) criticou a situação das contas públicas do Rio Grande do Norte, disse que fez vários alertas sobre o rombo fiscal e respondeu afirmativamente quando perguntado se a governadora Fátima Bezerra (PT) seria “boa para cobrar, mas ruim para pagar”.

“Para investir pra valer na segurança, na saúde, pra gerar emprego, pra dar Proadi, pra querosene de aviação, pra trazer voo charter, tudo isso é dinheiro. Por isso é necessário dar um grande choque de gestão pra diminuir os gastos supérfluos, porque existe um paradoxo aqui. A arrecadação do ICMS está bombando, mas paradoxalmente os investimentos com recursos próprios estão lá embaixo e o custeio tomando conta”, criticou o vice-governador.


Opinião dos leitores

[VÍDEO] Torcedora chama Lula de “ladrão” e grita “Lula fora” durante ao vivo da Globo

Segunda, 22 de junho de 2026

Imagens: Reprodução/Portal Anápolis Oficial

Durante a transmissão da partida entre Alemanha e Costa do Marfim, pela segunda rodada da Copa do Mundo, uma cena inesperada interrompeu momentaneamente o clima da cobertura esportiva.

A equipe da GE TV, da Globo, entrevistava torcedores alemães que acompanhavam o jogo no Brasil quando uma mulher apareceu no enquadramento.

Sem relação com a entrevista, ela fez críticas diretas ao presidente Lula (PT), chamando-o de “ladrão” e gritando “Lula fora” durante a transmissão ao vivo.

A fala surpreendeu os apresentadores e os demais torcedores que participavam da reportagem no momento.


VEXAME ECONÔMICO?: Brasil fica atrás de vizinhos na América Latina e dono da Havan alerta para “perda de competitividade”

Segunda, 22 de junho de 2026

Foto: Reprodução/Luciano Hang

O empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, afirmou que o Brasil está crescendo abaixo da média da América Latina ao comentar um ranking de projeções econômicas divulgado pelo Banco Mundial em abril.

Em publicação nas redes sociais, ele compartilhou um gráfico que coloca o Brasil na 14ª posição entre países da região, com crescimento estimado em 1,6%, atrás de Paraguai (4,4%), Panamá (3,9%), Guatemala (3,7%) e Argentina (3,6%).

“Olha só a posição do Brasil. Somos um dos maiores países do mundo em território, população, recursos naturais e potencial econômico. Mesmo assim, continuamos atrás de nações muito menores”, lamentou.

Em outro trecho, Hang criticou o ambiente econômico e a condução das políticas públicas:

“Eu viajo pelo mundo todo e percebo o quanto ainda temos para fazer. O Brasil tem tudo para liderar essa lista, mas precisamos controlar os gastos públicos, fortalecer a economia e incentivar quem produz. Infelizmente, no nosso país, muitas vezes quem trabalha, empreende e gera empregos acaba sendo punido por uma carga excessiva de impostos e burocracia”, disse.

O empresário também citou exemplos internacionais de reformas econômicas e segurança pública como El Salvador e Argentina, que, segundo ele ,enfrentavam enormes dificuldades e que decidiram mudar de rumo.

“El Salvador saiu de uma das maiores taxas de homicídio do mundo, e hoje os índices estão de 1 homicídio por 100 mil habitantes. Já a Argentina vem implementando reformas econômicas profundas para combater a inflação e recuperar a confiança dos investidores. Isso mostra que, quando existe coragem para enfrentar os problemas e fazer as mudanças necessárias, os resultados aparecem”, destacou Hang.

Segundo relatório do Banco Mundial sobre a América Latina e o Caribe, a Argentina aparece como destaque na região, enquanto Brasil e México enfrentam perda de dinamismo em meio a “condições financeiras internas restritivas, espaço fiscal limitado e incerteza em relação à política comercial”.

O organismo projeta crescimento de 3,6% para a Argentina em 2026, enquanto estima expansão de 2,2% para a economia brasileira.

O estudo também aponta que a região segue com crescimento “limitado”, com renda per capita praticamente estagnada em diversos países.

Sobre a Argentina, o relatório destaca o impacto de ajustes fiscais e reformas econômicas conduzidas pelo governo de Javier Milei.

Já em relação ao Brasil, o Banco Mundial cita entraves ligados a juros elevados, incertezas econômicas e restrição fiscal, que afetam crédito, investimentos e consumo.

[VÍDEO] Flávio Bolsonaro ironiza Lula e diz que “sobrou a linguiça” para o brasileiro

Segunda, 22 de junho de 2026

Imagens: Reprodução/Poder360

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à Presidência da República, afirmou neste sábado (20) que o trabalhador brasileiro não estaria conseguindo mais comprar carne no país.

Durante a declaração, ele disse que “sobrou a linguiça” para a população, em uma referência ao cenário econômico e ao consumo das famílias.

A fala também fez menção indireta à promessa feita em 2022 pelo presidente Lula (PT), quando afirmou que itens como picanha e cerveja estariam mais acessíveis.

Flávio Bolsonaro, senador pelo Rio de Janeiro, é filho do ex-presidente Jair Bolsonaro e tem sido um dos principais nomes da oposição no Senado.

A declaração foi feita em tom de crítica ao cenário econômico e à dificuldade de compra de alimentos básicos relatada por parte da população brasileira.

FRAUDE: Homem que amputou o próprio pé para tentar receber R$ 1,5 milhão em seguros é condenado; membro foi encontrado em mochila dele

Segunda, 22 de junho de 2026

Vanderley dos Santos Gomes deverá cumprir 720 horas de prestação de serviços à comunidade e efetuar o pagamento de prestação pecuniária no valor de R$ 7.590 — Foto: Arquivo pessoal

Um servidor público da Bahia foi condenado por estelionato após amputar o próprio pé e inventar uma falsa história de assalto e sequestro para tentar receber R$ 1,5 milhão em indenizações de seguros.

O caso ocorreu em 2019, mas a condenação transitou em julgado e começou a ser cumprida neste ano. A pena foi convertida em 720 horas de serviços comunitários e pagamento de R$ 7.590.

Segundo a investigação, o homem afirmou ter sido sequestrado, agredido e ter tido o pé amputado por criminosos. No entanto, a versão começou a ruir quando a polícia encontrou sua mochila a cerca de 350 metros do local onde ele foi socorrido.

Dentro da bolsa estavam todos os objetos que ele disse terem sido roubados, além do próprio pé amputado.

A Justiça também apontou outras inconsistências no relato. O servidor não conseguiu explicar detalhes da suposta agressão, não tinha inimigos nem houve pedido de resgate. Além disso, havia contratado quatro seguros de vida apenas seis semanas antes da amputação.

Perícias médicas concluíram que o ferimento não era compatível com a versão apresentada. Segundo os advogados das seguradoras, os laudos indicaram que a amputação teve características de procedimento planejado, incompatível com um ataque violento.

Para os magistrados, as provas demonstraram que o objetivo era obter indevidamente as indenizações das seguradoras, levando à condenação por estelionato.

Com informações de g1

Vorcaro procura novo advogado visando terceira proposta de delação premiada

Segunda, 22 de junho de 2026

Foto: reprodução

Familiares de Daniel Vorcaro procuraram, na última semana, escritórios de advocacia em Brasília em busca de um novo advogado para assumir a defesa do empresário e dono do Banco Master.

Segundo informações da CNN, a estratégia tem como objetivo avançar nas negociações de um acordo de delação premiada. Vorcaro prepara uma terceira proposta de colaboração após duas tentativas terem sido rejeitadas pela Polícia Federal e pela Procuradoria-Geral da República.

Pessoas próximas afirmam que a possibilidade de retorno à prisão levou o empresário a buscar reforço jurídico e acelerar as tratativas com as autoridades, de acordo com informações do blog da jornalista Larissa Rodrigues, da CNN Brasil.

Atualmente, a defesa é conduzida por Sérgio Leonardo, ex-presidente da OAB de Minas Gerais. Antes dele, Vorcaro já havia trocado de advogado em outras duas ocasiões.

De acordo com aliados, a nova proposta deverá incluir documentos e informações considerados mais consistentes. A expectativa é de que o material seja entregue à Polícia Federal nos próximos dias.

Nos bastidores, Vorcaro avalia que houve resistência das autoridades em relação ao conteúdo apresentado até agora. Já investigadores afirmam que qualquer eventual acordo dependerá da apresentação de informações relevantes, comprovadas e abrangentes.

Integrantes da Polícia Federal também demonstram cautela sobre a possibilidade de a nova proposta trazer elementos inéditos em relação às tentativas anteriores.


‘CAIXA-PRETA’ DO MASTER: Polícia Fderal consegue extrair conteúdo de segundo celular de Vorcaro

Terça, 23 de junho de 2026

Foto: reprodução

A Polícia Federal começou a extrair o conteúdo de um segundo celular do ex-banqueiro Daniel Vorcaro nesta segunda-feira (22).

Desde sua primeira prisão, em novembro de 2025, até agora, Vorcaro teve oito celulares apreendidos pela PF em diferentes fases da operação Compliance Zero, mas apenas um deles tinha sido aberto.

Da semana passada para cá, um segundo aparelho teve a criptografia quebrada.

Enquanto isso, sem fornecer senhas para acesso dos investigadores, familiares do banqueiro procuram um novo advogado para auxiliar em uma terceira tentativa de proposta de delação premiada, mas a polícia mostra que avança nas investigações e uma proposta teria que avançar muito para alcançá-las.

A perícia da PF segue tentando abrir também os outros seis aparelhos, quatro deles de modelo iPhone 17, com tecnologia diferente e de mais difícil acesso.

R7 – por Natália Martins

Lula é encurralado por André Mendonça e vergonhosamente "recua"

Segunda, 22 de junho de 2026




A medida representa um recuo em relação ao movimento iniciado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública para convocar de volta policiais federais cedidos a outros órgãos públicos. Conforme informações divulgadas pelo SBT News, o STF ficará temporariamente fora da lista de instituições que poderiam ser afetadas pela recomposição do efetivo da corporação.

Nos bastidores, integrantes do governo Lula afirmam que a permanência dos delegados no Supremo busca evitar impactos em investigações e análises processuais consideradas estratégicas. A avaliação é de que uma retirada imediata dos profissionais poderia comprometer a continuidade de trabalhos já em andamento.

A discussão teve início em abril, quando o Ministério da Justiça passou a revisar a situação de servidores da Polícia Federal que exercem funções fora da corporação. Oficialmente, a iniciativa foi apresentada como parte de um esforço para fortalecer o quadro operacional da PF, seguindo uma orientação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Entretanto, membros da Polícia Federal e do próprio Supremo interpretaram a movimentação de forma diferente. Entre as preocupações levantadas estava a possibilidade de afastamento do delegado Thiago Marcantonio Ferreira, assessor do gabinete do ministro André Mendonça desde 2025.

O delegado atua diretamente na análise de processos de grande repercussão, incluindo procedimentos relacionados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e investigações envolvendo o Banco Master. Sua eventual saída passou a ser vista como um dos principais pontos de tensão na discussão.

Além de Thiago Marcantonio Ferreira, outros quatro delegados da Polícia Federal permanecem cedidos ao STF. Eles exercem funções de assessoramento nos gabinetes dos ministros André Mendonça, Alexandre de Moraes e Luiz Fux.

Os ofícios encaminhados pelo Ministério da Justiça ao Judiciário solicitando o retorno de policiais federais ampliaram as especulações sobre os reais efeitos da medida. Nos bastidores, a iniciativa foi interpretada por alguns setores como uma possível tentativa de alterar a composição das equipes que atuam em investigações consideradas sensíveis.

Por outro lado, o governo sustenta que a decisão estava vinculada exclusivamente à necessidade de reforçar o efetivo da Polícia Federal em suas atividades institucionais. A justificativa, contudo, foi questionada pela Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF).

A entidade argumentou que o número de delegados cedidos a outros órgãos é reduzido quando comparado ao contingente total da corporação e, por isso, teria impacto limitado na capacidade operacional da Polícia Federal.

Com o recuo do Planalto, os delegados atualmente lotados no Supremo permanecerão em suas funções enquanto o tema segue sendo analisado internamente pelo governo e pelas instituições envolvidas.

Fonte: Jornal da Cidade Online

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643