Segunda, 19 de agosto 2024
A TV Globo pode estar enfrentando um novo problema legal, desta vez envolvendo acusações de plágio. O empresário Anderson Fineli alega que o recém-lançado reality show "Estrelas da Casa", da emissora, é uma cópia de um projeto que ele registrou e apresentou a várias emissoras, incluindo o Globoplay, em 2021.
Segundo Fineli, o programa da Globo, que combina música com confinamento, teria sido inspirado em seu projeto "Estrela Gospel Brasil", registrado no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi) em 11 de agosto de 2021. Ele destaca que não apenas o conceito, mas também a identidade visual de "Estrelas da Casa" são surpreendentemente semelhantes ao seu projeto.
A informação é do jornalista Alessandro Lo-Bianco.
Em entrevista, Anderson revelou que, em 2023, apresentou o "Estrela Gospel Brasil" à Record, que inicialmente avaliou o projeto de forma positiva, mas optou por não segui-lo adiante devido ao foco em outro programa, "Cante Comigo", durante a pandemia. A Record teria até sugerido que Anderson levasse a ideia à Globo, por conta da maior estrutura digital da emissora, incluindo o Globoplay.
O empresário afirma que, naquele mesmo ano, enviou seu projeto para produtores do Globoplay e outras emissoras. Recentemente, ao ver a estreia de "Estrelas da Casa", ele e seus investidores ficaram chocados com as semelhanças, o que levantou suspeitas sobre a origem da ideia.
"Foi um susto. O que faço agora é externar a minha insatisfação com a absurda semelhança desse projeto que a Globo estreou, igual ao meu projeto Estrela Gospel Brasil. Eu criei o design, o conceito do projeto, o primeiro reality Gospel do Brasil, e aparece o 'Estrelas da Casa' igual ao meu projeto", desabafou Anderson.
O empresário também mencionou que pretende conversar com advogados nos próximos dias para avaliar as medidas legais que pode tomar contra a emissora. Ele espera resolver a situação de forma positiva, mas está preparado para defender seus direitos.
"Tenho todos os documentos para provar", afirmou.
Essa acusação ainda não chegou aos tribunais, mas, se confirmada, pode gerar uma batalha judicial significativa para a Globo.
Fonte: Jornal da Cidade Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário