Segunda, 17 de Julho de 2023
A deputada federal Gleisi Hoffmann (PT/SC) e seu namorado, Lindbergh Farias, o ‘Lindinho’, gravaram um vídeo tentando impulsionar uma campanha, no mínimo, hipócrita.
O objetivo, colher assinaturas para tentar baixar, na marra, a taxa básica de juros do Brasil (Selic) estabelecida pelo Banco Central (BC).
E uma das formas anunciadas para tanto, veja só, seria forçando a exoneração ou exigindo que o presidente da instituição, Roberto Campos Neto, se demita voluntariamente.
O que a dupla insiste em ignorar (essa não é a primeira vez que eles fazem isso), é que há uma lei sancionada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, em vigor desde 2021, que garante mandato para o indicado para a presidência do Banco Central.
Trata-se da Autonomia do Banco Central, de fevereiro de 2021, que garantiu mandatos fixos ao seu presidente e aos diretores em formato intercalado para blindar o BC de interferências políticas. O mandato é de quatro anos com direito a uma recondução para igual período.
"Assim, indicado por Jair Bolsonaro, o atual presidente do BC, Roberto Campos Neto, continuará no cargo até dezembro de 2024. A lei, no entanto, prevê que uma eventual demissão de qualquer diretor seja justificada e tenha o aval do Senado. Ou seja, os integrantes da diretoria do Banco Central só podem deixar o cargo a pedido ou se algo grave acontecer", diz uma matéria da Rádio Senado, esclarecendo os pontos da norma.
Na reportagem, o autor da proposta, senador Plínio Valério (PSDB/AM), destacou os riscos que o país estaria submetido, se não houvesse a garantia de estabilidade para a direção do banco:
"Essa lei é muito boa porque trouxe segurança não só monetária, segurança jurídica por influenciar o mercado, porque está dando certo, o Banco Central está no controle da inflação. Já pensou se o Lula estivesse anunciando a mudança do Banco Central, o alvoroço que ia ser no mercado? Portanto, é uma lei realmente.... Eu como autor dela, me sinto privilegiado de saber que o diretor do Banco Central não vai ser substituído ao bel-prazer do novo mandatário".
O vídeo da aloprada dupla lulopetista não será disponibilizado aqui.
É preciso ter estômago para assistir e dar engajamento para tamanha imbecilidade.
Fonte: Jornal da Cidade Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário