martins em pauta

segunda-feira, 21 de março de 2022

Horário de Ação: planejamento e organização de estudos impulsionam estudantes para alcançarem resultados positivos

 Segunda, 21 de Março de 2022

Disciplina, organização e motivação são três palavras que fazem parte do dia a dia de Pedro Campos, de 16 anos, que vai tentar uma vaga no curso de Medicina em 2022. Desde o ano passado ele resolveu aderir a um planejamento fixo na hora de estudar para não perder o foco e alcançar o objetivo desejado. Por isso, se dedica cerca de cinco horas por dia às disciplinas, simulados e resolução de exercícios, sempre dentro de uma rotina que prevê intervalos, mas com um horário bem definido. Pedro é um dos estudantes que leva à risca o Horário de Ação, um plano de estudos montado pela equipe do Colégio Porto, em Natal, para auxiliar os alunos a atingirem os melhores resultados.

As psicólogas da escola, Ísis Leite e Amanda Accioly, se reúnem com os alunos do ensino fundamental e médio uma vez por semana e fazem um planejamento de acordo com os compromissos de cada um, equilibrando os momentos de estudo com outros afazeres, que são importantes para preservar o equilíbrio e a saúde mental. “É um trabalho totalmente personalizado de forma a ir potencializando e melhorando o desempenho dos alunos. Vamos traçando metas para eles irem evoluindo, de acordo com o ritmo de cada um. Geralmente, eles focam em duas disciplinas a cada dia, adequando às suas dificuldades”, detalhou Ísis Leite.

“Eu resolvi aderir ao Horário de Ação porque eu tenho um objetivo e para isso é preciso organização, disciplina e motivação. Se eu não tivesse esse planejamento, eu não teria a motivação e nem a disciplina para cumprir essa meta e alcançar os resultados que eu desejo”, disse Pedro Campos, aluno da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Porto.

Durante a semana, Pedro tem aulas durante a manhã das 07h10 às 13h25. Depois disso, ele permanece na escola, para otimizar o tempo, almoça e tira um horário para conversar e relaxar com os amigos. A partir das 14h30, ele volta a estudar, até por volta das 18h, quando retorna para casa. Das 19h às 20h30, Pedro se dedica a uma atividade física no próprio condomínio, também para economizar tempo, e entre 21h e 22h volta aos estudos, geralmente com a resolução de exercícios.

“Esse planejamento diminui a ansiedade dos estudantes. Sem essa organização, eles se sentem perdidos porque, muitas vezes, acabam priorizando uma disciplina e deixando alguma outra de lado e isso causa preocupação. É uma forma de garantir um maior bem-estar, estimula a maturidade, o cumprimento de metas e objetivos que eles podem levar para a vida toda”, reforçou a psicóloga.

O projeto Horário de Ação existe desde o início do funcionamento do Colégio Porto, há dois anos, e se consolidou durante esse período, contribuindo para que diversos estudantes alcançassem resultados positivos no Enem e em outros processos seletivos, além de ajudar no desempenho na escola. Como cada aluno tem seu horário personalizado, a quantidade de tempo de estudo diária respeita as rotinas e limitações próprias, mas sem abrir mão do momento de dedicação.

“A rotina de estudo ajuda o aluno a se manter motivado. Disciplina, motivação e organização são essenciais para que um bom rendimento. O aluno que não tem uma rotina vai atrasar conteúdo e se desestimular e, muitas vezes, ele desiste dos seus maiores objetivos. O aluno que tem rotina tem uma meta a cumprir cada dia e quando ele atinge é uma vitória”, resumiu o diretor acadêmico do Colégio Porto, professor André Cury.


Fonte: Blog do BG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643