martins em pauta

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Revista Exame: Mossoró é incluída entre os principais corredores da riqueza no Brasil

17 de julho de 2014 
Cidades com economias complementares formam eixos de desenvolvimento — os dez principais já geram 37% do PIB. Eis um fenômeno que o Brasil precisa aproveitar melhor


Eixo Fortaleza-Mossoró

Outras cidades do eixo: Aquiraz, Aracati, Beberibe, Cascavel, Eusébio, Fortaleza, Fortim, Icapuí, Mossoró, Pindoretama e Tibau

A paisagem à beira das estradas que partem de Mossoró, no Rio Grande do Norte, em direção ao Ceará é pontuada por centenas de cavalinhos, como são chamados os equipamentos usados para bombear petróleo do subsolo. A região é hoje a principal área de extração de óleo em terra firme no Brasil.

Nas últimas três décadas, a atividade deu os primeiros impulsos à formação de um eixo de desenvolvimento. Mas foi nos últimos anos que um corredor de riqueza ganhou força nesse trecho de terras potiguares e cearenses. Recentemente, aos cavalinhos do petróleo se juntaram os cataventos dos geradores de energia eólica.

Rio Grande do Norte e Ceará são os estados brasileiros que abrigam mais projetos de produção de energia a partir dos ventos — são os únicos onde a potência instalada já ultrapassou 1 gigawatt. Uma concentração de usinas eólicas está exatamente na divisa entre os dois estados, em municípios como Aracati e Icapuí, do lado cearense, e Areia Branca, no Rio Grande do Norte.


Fonte: Carlos Skarlak

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643