martins em pauta

domingo, 18 de fevereiro de 2024

As inacreditáveis revelações por trás da morte misteriosa do principal opositor de Putin

Domingo, 18 de fevereiro de 2024



 

"O detento A.A. Navalny se sentiu mal após uma caminhada e perdeu a consciência quase que instantaneamente na colônia correcional nº 3 em 16 de fevereiro", comunicou o serviço penitenciário russo, conforme publicado pelo jornal Moscow Times.

A equipe médica da instituição chegou ao local de imediato e solicitou apoio de um grupo de emergência.

"Todas as medidas de reanimação necessárias foram realizadas, mas não obtiveram resultados positivos. Médicos de emergência confirmaram a morte do condenado. A causa da morte está sendo investigada", concluiu o comunicado.

Em dezembro, Navalny havia reaparecido após 20 dias desaparecido. Em uma publicação no X (antigo Twitter), seus representantes ironizaram sua transferência para a colônia prisional "Lobo Polar" (Polar Wolf), no Ártico.

"Eu sou o seu novo Papai Noel", brincou Navalny, em tom jocoso, apesar de descrever um contexto nada favorável. "Eu não digo 'Ho-ho-ho', mas digo 'Oh-oh-oh' quando olho pela janela, onde posso ver uma noite, depois a noite e depois a noite de novo", publicou.

Condenações e acusações

Em agosto de 2023, a Justiça russa condenou Navalny a 19 anos de prisão por extremismo. Acusado de criar e financiar atividades extremistas, o opositor de Putin já cumpria penas por outros delitos que totalizavam quase 11 anos. Navalny sempre negou as imputações, chamando-as de 'armadas'.

O julgamento, realizado a portas fechadas em junho, teve sua sentença definida apenas dois meses depois. Durante a audiência, Navalny repudiou a condenação, classificando-a como prisão perpétua, e incitou outros opositores a se rebelarem contra o governo.

"Você está sendo forçado a entregar sua Rússia sem lutar a uma gangue de traidores, ladrões e canalhas que tomaram o poder. Putin não deve atingir o seu objetivo. Não perca a vontade de resistir", declarou.

Preocupação internacional

A União Europeia manifestou preocupação com o veredito russo, principalmente em razão de "relatos de repetidos maus-tratos, medidas disciplinares injustificadas e ilegais e assédio equivalente a tortura física e psicológica por parte das autoridades prisionais".

Envenenamento e investigação

Em agosto de 2020, Navalny foi transferido para a Alemanha após ser envenenado com o agente Novichok, desenvolvido na União Soviética e que causa colapso de funções corporais, convulsões e parada respiratória.

Uma investigação conjunta do portal Bellingcat e da CNN apontou ligação do Serviço de Segurança Russo (FSB) com o envenenamento. A apuração revelou que uma equipe de elite do serviço acompanhava Navalny em viagens pela Sibéria, incluindo especialistas em armas químicas.

Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643