A partir da próxima segunda-feira, 15, o 3º Pelotão de Proteção Ambiental ficará responsável pelo policiamento da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão, localizada no Município de Macau.A ampliação da área de atuação do Pelotão Ambiental de Mossoró foi definida na 48ª Reunião Ordinária do Conselho Gestor da RDS Ponta do Tubarão, realizada na manhã desta terça-feira (09), por solicitação do Conselho Gestor da RDS Ponta do Tubarão e do IDEMA, devido ao seu papel de proteção dos ecossistemas, principalmente os costeiros e marinhos.
A RDS Ponta do Tubarão foi criada pela Lei Estadual nº 8.349/2003, atendendo as demandas dos moradores de cinco comunidades de Macau e Guamaré com o objetivo de disciplinar os procedimentos e a utilização de equipamentos de pesca artesanal, além de desenvolver na comunidade local, nos empreendedores e nos visitantes, uma consciência ecológica e conservacionista sobre o patrimônio natural e os recursos ambientais e assegurar o espeço comum e a sustentabilidade dos recursos naturais como patrimônio natural e social, para os moradores e suas futuras gerações.A Reserva Ponta do Tubarão possui uma área de 12.960 hectares, onde as dunas representam 38% da área da unidade de conservação. A Ponta do Tubarão apresenta dunas móveis que formam falésias protegendo o mar aberto e da enseada onde se encontram pequenas ilhas, cobertas de vegetação típica de mangue, além da grande diversidade de animais marinhos e terrestres, como o cavalo marinho e o canário do mangue.
Dessa forma, o 3º Pelotão de Proteção Ambiental proporcionará o policiamento especializado naquela Reserva para evitar qualquer agressão aos ecossistemas ali presentes.
Fonte: Polícia Ambiental de Mossoróeditado por Martins em Pauta




Seria bom que ampliassem esse policiamento para as serras potiguares de Martins e Portalegre. Nesse locais a fauna silvestre sofre. São mais de 200 anos de caça predatória, coisa que levou milhares de anos para formarem as espécies que existem aqui. Daqui a pouco se acabará tudo!
ResponderExcluir