Segunda, 22 de dezembro de 2025
Ele classificou a decisão como um marco jurídico e político.
“Eu venci o Alexandre de Moraes, tenho autoridade para falar sobre isso. Eu venci no tribunal aqui da Espanha. O impeachment de Alexandre de Moraes é necessário para restabelecer de novo a paz do Brasil“, declarou Eustáquio.
O jornalista tem mandado de prisão em aberto no Brasil desde 2020 e deixou o país no contexto de investigações que apuram suspeitas de atuação coordenada para impulsionar críticas ao STF e ao Congresso Nacional por meio das redes sociais. Desde então, passou por diversos países até se estabelecer em território espanhol.
Segundo Eustáquio, a decisão da Justiça espanhola reconheceu que o pedido de extradição tinha “motivação política“, o que, em sua avaliação, cria um precedente relevante ao tratar como liberdade de expressão condutas que, segundo ele, são enquadradas como crimes políticos no Brasil. Para o jornalista, esse entendimento evidencia uma diferença profunda entre os sistemas jurídicos.
“Aquilo que o Brasil considera crime —o mesmo crime pelo qual Bolsonaro está preso hoje, que é atentado violento ao Estado democrático do direito— um colegiado de juízes da mais alta corte diz: Aqui na Espanha é considerado liberdade de expressão“, comparou.
O jornalista vive em exílio político desde que deixou o país. Antes de se fixar na Espanha, passou por México, Costa Rica, Panamá, Paraguai e Argentina.
Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:
Postar um comentário