Terça, 29 de abril de 2025
Tanto Trump quanto Zelensky são homens de mídia. Eles têm a perfeita noção do poder das imagens. Esta foto, com os dois chefes de Estado sentados em cadeiras simples, sem papéis e assessores em volta, no meio de um salão no Vaticano e não a portas fechadas, traz uma mensagem para Putin, independentemente do que foi, de fato, discutido. Uma mensagem que transpira intimidade e sinceridade, muito longe da empáfia e falta de confiabilidade transmitida por todos os poros da figura de Putin.
Talvez Zelensky tenha aproveitado para, mais uma vez, agradecer o apoio americano e, quem sabe, pedir desculpas por ter involuntariamente participado do evento que levou ao pedido de impeachment de Trump no primeiro mandaro, razão primeira da má vontade do presidente americano em relação ao seu par ucraniano. Também deve ter exposto como é politicamente complexo abrir mão de territórios. Trump, por sua vez, deve ter insistido no acordo de exploração de terras raras no território ucraniano.
Tudo isso, no entanto, é detalhe perto do que realmente importa: levar uma mensagem a Putin. Ao longo de 2020, Zelensky concluiu que Putin estava “enrolando” enquanto tocava a sua própria agenda. Agora, é a vez de Trump chegar à mesma conclusão. Esta imagem serve para transmitir a Putin a mensagem de que não há idiotas do outro lado da mesa.
Marcelo Guterman. Engenheiro de Produção pela Escola Politécnica da USP e mestre em Economia e Finanças pelo Insper.
Fonte: Jornal da Cidade Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário