martins em pauta

sexta-feira, 1 de outubro de 2021

"Fique em casa. Economia a gente vê depois". Lembram? Então... O "depois" chegou...

Sexta, 01 de Outubro de 2021

Às vezes, juro, acho que temos cara de idiotas. As narrativas da oposição são tão imbecis, tão sem sentido, que não consigo ver outra explicação. Duvidam da nossa inteligência.

O problema é que existem pessoas que REALMENTE são convencidas por esse discurso. Isso é assustador, já que elas têm título de eleitor e nenhuma capacidade cognitiva.

As coisas estão caras. Óbvio que estão. Seria estranho se não estivessem. A inflação atual não assola somente o Brasil. É um fenômeno mundial e que já era esperado. "Fique em casa. Economia a gente vê depois". Lembram? Então... O "depois" chegou.

Os Estados Unidos vivem a maior inflação registrada em 13 anos. No Reino Unido é a maior dos últimos 5 anos e meio. É natural. Os pacotes econômicos de fomento ao mercado, que transferiram quantias imensas de dinheiro na pandemia, embora necessários, são essencialmente inflacionários. Regras básicas da economia. O mesmo aconteceu no "New Deal", após o crash da Bolsa de 1929, ou na pós crise do petróleo dos anos 70.

Quer julgar o governo (o mesmo que disse, desde o começo, que a "Terra Parada" traria consequências graves)? Então julgue pelos números de crescimento. A previsão para 2021, em plena recuperação de uma crise mundial, é de 4,7%. Um número que, nos governos anteriores, não estávamos atingindo nem nas épocas de bonança.

Vale lembrar que os que criticam são os mesmos que fizeram campanha pelo "fecha tudo" e que, quando eram governo, deixaram o Brasil em RETRAÇÃO econômica de -3,3% e inflação de 6,29% (maior do que a máxima atual, de 5,25%). Hipócritas!

Pra quem acha que está ruim, convido a fazer um pequeno exercício de imaginação e pensar como estaríamos se o resultado de 2018 fosse diferente e nosso presidente, durante a pandemia, fosse o Haddad. É só olhar para a Argentina, governada por um presidente "simpático" ao PT. Deus nos livre!

"A solução do governo para um problema é usualmente tão ruim quanto o problema." (FRIEDMAN, Milton)


Fonte: Jornal da Cidade Online 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643