martins em pauta

terça-feira, 10 de abril de 2012

Governo do Estado vai mobilizar bancada para garantir funcionamento do aeroporto de Mossoró‏


A governadora Rosalba Ciarlini recebeu na tarde desta terça-feira (10) a prefeita de Mossoró, Fafá Rosado, o deputado estadual Leonardo Nogueira e empresário do setor da construção civil daquela cidade. A pauta da reunião foi o impasse causado pela Portaria Nº 256/GM5, de 13 de maio de 2011, do Ministério da Defesa, que dispõe sobre as restrições relativas às obras que possam afetar a segurança e a regularidade das operações aéreas nos aeroportos do País.

Entre as 22 cidades citadas pelo Ministério, e que devem sofrer restrição quanto à construção de edificações nas proximidades dos aeroportos, está Mossoró. Para a governadora Rosalba Ciarlini, não é possível cogitar a suspensão de obras – que comprovam o desenvolvimento do município – muito menos a desativação de um aeroporto que atende a região. “Para a aviação regional, que possui um plano expansivo, isso não pode acontecer. O Estado assume as mudanças que precisarem ser feitas”, disse Rosalba, cogitando, inclusive, a construção de um novo aeroporto na região caso o atual tenha que ser realmente desativado.

Já a prefeita Fafá Rosado questionou o fato de outros aeroportos, como o de Fortaleza e o de Congonhas, em São Paulo, não sofrerem intervenção quanto a seu funcionamento – como aconteceu em 2011 ao de Mossoró –, já que eles são cercados por edificações e oferecem mais risco de acidentes. “Nós não podemos deixar que isso aconteça à nossa cidade. Vamos nos unir para resolver a situação e manter o aeroporto de Mossoró em funcionamento”, reforçou.

Os empresários e representantes do setor da construção civil, que participaram da reunião, lembraram que a atividade está praticamente parada em Mossoró desde que a Portaria foi publicada, já que a Prefeitura não pode mais emitir alvarás para construção de novos prédios em áreas próximas ao aeroporto. Segundo o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Mossoró, Weber Siqueira, os efeitos já começaram a ser sentidos, principalmente em relação ao desemprego no setor. Porém, após a reunião, ele disse estar confiante no compromisso firmado pela governadora Rosalba Ciarlini em unir forças para garantir a continuidade das obras e o funcionamento do aeroporto de Mossoró.

“O que nós mais queríamos era que houvesse essa união, que, com certeza, terá bons frutos para Mossoró”, disse Weber Siqueira.

BRASÍLIA

Ainda durante a reunião, a governadora Rosalba Ciarlini recebeu a confirmação de que será recebida em audiência na quinta-feira, dia 19, pelo Comandante da Aeronáutica, o Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, em Brasília. Ela aproveitou para convidar a prefeita Fafá Rosado e todos os presentes para que, juntamente com os membros da bancada potiguar, façam um esforço para garantir o desenvolvimento da segunda maior cidade do Rio Grande do Norte.

A Governadora disse que, se não conseguir manter o atual aeroporto em funcionamento, irá solicitar ao Comandante a construção de um novo para a região oeste. Dessa forma, o município mantém o crescimento na construção civil e deve atrair novos investimentos à região.

via Robson Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643