Segunda, 05 de maio de 2025
David Gamble, representante do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, desembarcará no Brasil na próxima segunda-feira (5) com uma missão delicada: apurar denúncias de supostas violações de liberdade de expressão atribuídas a autoridades brasileiras. A informação foi confirmada pelo deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que articula a visita.
Gamble atua como coordenador de Sanções da equipe de Trump e, durante sua estadia, deverá ouvir parlamentares da direita brasileira, além do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O foco da apuração será o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e também o procurador-geral da República, Paulo Gonet.
O objetivo da visita é reunir relatos e evidências de que autoridades no Brasil possam estar restringindo a liberdade de expressão de políticos, jornalistas e demais figuras públicas alinhadas à direita. Segundo a CNN Brasil, Gamble buscará entender a natureza e extensão dessas ações antes de avaliar qualquer tipo de resposta por parte dos EUA.
Entre as sanções que podem ser consideradas pelo entorno de Trump estão a restrição de entrada em território americano e o bloqueio de acesso a serviços financeiros vinculados a instituições com sede nos Estados Unidos — como operadoras de cartão de crédito, por exemplo.
Certamente, Alexandre de Moraes perdeu o sono nas últimas noites...
Fonte: Jornal da Cidade Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário