martins em pauta

Postagem em destaque

BRISANET A MELHOR INTERNET DO BRASIL

quarta-feira, 28 de abril de 2021

Recuperação do conteúdo escolar pode demorar 11 anos, aponta estudo com 21 mil alunos que avaliou os impactos da pandemia no aprendizado

 Quarta, 28 de Abril de 2021

Imagem: reprodução/CNN Brasil

Um estudo feito pela Secretaria de Educação de SP apontou que a recuperação do conteúdo escolar pode demorar até 11 anos. O estudo foi realizado para medir os impactos da pandemia no aprendizado à distância dos alunos na rede estadual, nas disciplinas de português e matemática.

Mais de 21 mil alunos participaram do estudo. Eles foram avaliados em cada uma das etapas de ensino, do 5º ao 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio.

O estudo amostral comparou os dados de 2021 com 2019, ano antes da pandemia e focou em duas disciplinas, português e matemática, e foi constatado que houve uma queda geral de aprendizagem.

O pior desempenho foi registrado nos alunos do 5º ano. Em matemática, por exemplo, esses alunos registraram 196 pontos, segundo os critérios avaliados. A mesma pontuação registrada há 14 anos.

Em Língua Portuguesa, os alunos do 5.º ano obtiveram 194 pontos no teste realizado no início deste ano. Em 2019, o resultado do Saeb para esta série era de 223 pontos. O nível de aprendizagem que os alunos têm hoje equivale ao que a rede estadual registrava 10 anos atrás para esta disciplina.

No 9.º ano do ensino fundamental e no 3º. ano do ensino médio, também há prejuízos, tanto em Português como em Matemática, mas em escala menor do que o prejuízo verificado entre os estudantes mais novos. Uma das hipóteses é que alunos mais velhos têm autonomia maior para estudar em casa. Já entre os mais novos, o fechamento das escolas tem impacto ainda maior na aprendizagem.

A secretaria de Educação de SP pretende ampliar a carga horária e contratar mais professores. O titular da pasta, Rossieli Soares classificou a situação como “lamentável e irreparável”.

Com informações de CNN Brasil e Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9604-4055

Contato : (84) 9604-4055