Quarta, 09 de abril de 2025
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, confirmou presença no encontro, conforme reportado pelo portal Metrópoles. A presença das autoridades ocorre em um momento delicado: o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) tem conduzido uma campanha nos EUA buscando apoio para a imposição de sanções a ministros do STF e ao PGR. O motivo seria, segundo ele, a suposta violação à liberdade de expressão em decisões judiciais recentes.
A iniciativa de Eduardo Bolsonaro busca sensibilizar lideranças do Partido Republicano, especialmente ligadas ao círculo do ex-presidente Donald Trump, para que adotem medidas contra autoridades brasileiras envolvidas em decisões consideradas repressoras a manifestações políticas.
Além de Barroso, Gilmar Mendes e Gonet, o fórum também terá a presença de outras figuras influentes da política nacional, como os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).
Governadores de diversos estados também devem compor a comitiva brasileira no evento: Ibaneis Rocha (DF), Cláudio Castro (RJ), Ratinho Júnior (PR), Ronaldo Caiado (GO), Hélder Barbalho (PA) e Eduardo Leite (RS) estão entre os confirmados.
A expectativa é que o evento sirva como espaço para articulações políticas e econômicas internacionais, mesmo diante da crescente tensão entre parte da direita brasileira e integrantes do Judiciário.
Fonte: Jornal da Cidade Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário