martins em pauta

terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

Sobe para 44 o número de mortes pelas chuvas de São Paulo; 49 pessoas seguem desaparecidas

Terça, 21 de Fevereiro de 2023

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O número de mortes causadas pelas chuvas em São Paulo aumentou e chega aos 44 nesta 3ª feira (21.fev). Além dos que não resistiram à tragédia, 49 pessoas seguem desaparecidas e outras 23 estão feridas, segundo a Defesa Civil do estado. As buscas por sobreviventes continuam no litoral paulista, pelo terceiro dia consecutivo. E milhares de pessoas estão fora de casa – são 1.730  desalojados e 766 desabrigados, em todo o estado.

A cidade de São Sebastião é a mais afetada pela tragédia. Além dela, outros cinco municípios estão em estado de calamidade pública: Caraguatatuba, Guarujá, Bertioga, Ilhabela e Ubatuba. Os locais foram reconhecidos pelo governo federal e ja estavam em emergência decretada pelo estado de São Paulo desde domingo. Para apoio à região, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma visita a área na 2ª, ao lado do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e do prefeito Felipe Augusto (PSDB). Os três anunciaram ações conjuntas para apoio à população, independente de divergências políticas.

“Acabou a eleição, ele tem obrigação de governar o estado de São Paulo. Esse aqui [Felipe Augusto] tem obrigação de governar a cidade e eu tenho responsabilidade de governar o país. Se cada um ficar trabalhando sozinho, a nossa capacidade de rendimento é muito menor. E é por isso que nós estamos compartilhando as coisas boas e as coisas ruins, porque juntos nós seremos muito mais fortes e São Sebastião será recuperado”, declarou Lula, após sobrevoar a região.

Entre as medidas já anunciadas no âmbito federal estão a unificação do pagamento do Bolsa Família, previsto para 20 de março, ações para distribuição de alimentos e a possibilidade de saque ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Da parte estadual estão ações para restabelecer o abastecimento de água no litoral norte e baixada Santista. Em São Sebastião e Ilhabela, caminhões-tanque da Sabesp têm levado recursos de forma emergencial.

Tragédia

Um temporal provocou deslizamentos de terra, alagamentos e desabamentos no litoral paulista. Casas e carros ficaram completamente destruídos. Um bebê, de nove meses, morreu no bairro de Camburi. As autoridades ainda não divulgaram as circunstâncias da morte dele. Em Boiçucanga, uma mulher de 35 anos morreu soterrada.

Em Ubatuba, uma pedra se soltou de uma encosta e atingiu uma casa provocando a morte de uma criança de sete anos. Em Ilhabela, a enxurrada arrancou uma parte do asfalto e veículos que estavam estacionados na avenida da praia acabaram despencando na areia.

Vários pontos da rodovia Rio-Santos precisaram ser bloqueados por conta dos alagamentos e quedas de barreiras. As autoridades orientam que os motoristas busquem rotas alternativas, mas algumas pessoas estão ilhadas.

SBT News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643