martins em pauta

sábado, 4 de maio de 2024

A mais recente atualização revela cenário de guerra no Sul

Sábado, 04 de maio de 2024


O õrgão também tem divulgado relatórios relatório sobre as ações de resgate nas localidades atingidas, todos os dias, às 9h, 12h, 18h.

O mais recente, publicado agora há pouco revela um cenário trágico, dado os números assustadores de áreas destruídas pelas águas, bem como o número de pessoas afetadas.

São milhares de desabrigados, muitos desaparecidos, feridos e mortos.

Até aqui, são 265 municípios devastados pelas enchentes, 24.080 pessoas desalojadas, 351.639 afetadas, 74 feridos, 67 desaparecidos, 180 bloqueios em rodovias e 56 óbitos confirmados. O número de pessoas que correram para os abrigos ultrapassou as 8 mil.

A Defesa Civil também tem emitido alertas meteorológicos para aumentar o nível de prevenção, mas é preciso que a população se cadastre para receber. É necessário enviar o CEP da localidade por SMS para o número 40199. Em seguida, uma confirmação é enviada, tornando o número disponível para receber as informações sempre que elas forem divulgadas.

Também é possível se cadastrar via aplicativo Whatsapp. Para ter acesso ao serviço, é necessário se registrar pelo telefone (61) 2034-4611 ou clicando aqui. Em seguida, é preciso interagir com o robô de atendimento enviando um simples "Oi". Após a primeira interação, o usuário pode compartilhar sua localização atual ou qualquer outra do seu interesse para, dessa forma, receber as mensagens que serão encaminhadas pela Defesa Civil estadual.

URGENTE: No meio do caos em POA, uma nova tragédia ocorre (veja o vídeo)

Sábado, 04 de maio de 2024

A cidade foi tomada por uma enchente, milhares estão desabrigados e a previsão é que a chuva aumente nas próximas horas.

No meio desse caos, algo terrível e inesperado acaba de ocorrer... Um posto, localizado na avenida Cairú, em Porto Alegre, explodiu no começo da tarde deste sábado.

Um relato inicial do Corpo de Bombeiros e da Brigada Militar apontou que o fato deixou pessoas feridas.

Confira:

  • Fonte: Jornal da Cidade Online

URGENTE: Fortes chuvas atingem SC e emergência é decretada

Sábado, 04 de maio de 2024





Até o momento 33 municípios foram atingidos pelas chuvas que chegaram em Santa Catarina com um grande volume na última quinta-feira, 2 de maio. Não foram solicitados itens de assistência humanitária.

As equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) atenderam, desde quarta-feira, 1, a 114 chamados, em 55 municípios com emprego de 248 bombeiros e 82 viaturas. A maior parte desses chamados estão concentrados na região do 11º Batalhão de Bombeiros Militar (11ºBBM) com sede em Joaçaba, no Oeste de Santa Catarina.

Três equipes de Forças-Tarefas (FT) já foram ativadas e seguem atuando, são elas a FT-11 de Joaçaba, FT-12 de São Miguel do Oeste e a FT-14 de Xanxerê. Todas as demais equipes de FT do Estado estão de sobreaviso para o caso da necessidade de aumento na resposta à população.

A Secretaria da Proteção e Defesa Civil ressalta que equipes do Governo do Estado de Santa Catarina seguem trabalhando de maneira integrada para prestar a assistência necessária à população atingida. O Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd), está operando em nível amarelo de risco baixo, monitoramento intensificado, acompanhando o cenário meteorológico e atendimentos.

Além disso, equipes de Santa Catarina estão auxiliando no resgate de pessoas atingidas pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul. Os bombeiros militares resgataram até o momento 516 pessoas.

Temporais e chuva persistente e volumosa no Sul de SC

Entre este sábado (4), e a manhã de domingo (5), instabilidades atmosféricas se concentram sobre a região Norte do Rio Grande do Sul, próximo às áreas de divisa com Santa Catarina, podendo trazer chuvas persistentes, volumosas e temporais isolados.

Entre o sul do Planalto Sul e Litoral Sul, as chuvas continuam ao longo deste período, com intensidade fraca a moderada. Nas próximas 24 horas os volumes de chuva previstos podem variar entre 40 mm e 70 mm.

Em todas as áreas de divisa com o estado gaúcho, há condições para o desenvolvimento de temporais isolados, com raios, rajadas de vento, chuva pontualmente intensa e eventual queda de granizo. Diante desse cenário, recomenda-se que os moradores estejam atentos aos avisos e alertas meteorológicos emitidos pela Secretaria da Proteção e Defesa Civil e sigam as orientações dos órgãos oficiais do Governo de Santa Catarina.

Recomendações para a população

  • Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas locais nas redes oficiais da SDC;
  • Não trafegue em áreas sujeitas a alagamentos;
  • Não transite em pontes ou pontilhões submersos;
  • Cuidado redobrado com crianças próximas a rios ou ribeirões;
  • Reforce a segurança em telhados e estruturas que possam ser afetadas por ventos fortes;
  • Evite atividades ao ar livre durante temporais e busque local abrigado;
  • Fique atento a inclinação de postes e árvores;
  • Fique atento aos movimentos de terra ou rochas próximas a sua residência;
  • Fique atento a rachaduras em muros e paredes.

Fonte: Jornal da Cidade Online

Dupla recapturada do presídio de Mossoró é indiciada por crimes cometidos durante a fuga

Sábado, 04 de maio de 2024

Foto: divulgação/PRF

A dupla que escapou da Penitenciária Federal de Mossoró foi indiciada pelos crimes cometidos durante a fuga. Deibson Cabral Nascimento, conhecido como Tatu, de 33 anos, e Rogério da Silva Mendonça, conhecido como Martelo, de 35 anos, fugiram no dia 14 de fevereiro de 2024 e foi recapturada no dia 4 de abril na cidade de Marabá, no Estado do Pará.

Nesta sexta-feira (3), os policiais civis da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos de Mossoró (DEFUR/Mossoró) deram cumprimento a dois mandados de prisão contra a dupla. Os mandados foram cumpridos na Penitenciária Federal de Mossoró, onde os dois estão detidos.

Tatu e Martelo protagonizaram uma fuga do Sistema Penitenciário Federal amplamente divulgada a nivel nacional, no dia 14 de fevereiro de 2024, e desde então cometeram vários crimes nas comunidades do entorno do presídio e cidades vizinhas causando pânico à população local. Ao tomar conhecimento de que a dupla cometeu crimes na zona rural de Mossoró, a DEFUR realizou diversas diligências e indiciou a dupla por crimes de furtos e roubos. A justiça acatou o pedido de prisão preventiva feito pela autoridade policial e expediu os mandados de prisão.

98 FM Natal

VÍDEO: Terceiro maior reservatório do RN, Barragem de Umari volta a sangrar

Sábado, 04 de maio de 2024

A Barragem Senador Jessé Pinto Freire, mais conhecida como Barragem de Umari, localizada em Upanema, no Oeste potiguar, voltou a sangrar na manhã deste sábado (4). Mesmo faltando 4cm para chegar até a capacidade máxima, o vento deu uma ajudinha. A última sangria do reservatório, o terceiro maior do Rio Grande do Norte, aconteceu em 09 de abril do ano passado.

O registro do momento de vertedouro da barragem foi capturado em vídeo durante a manhã, com a queda d’água ao longo da parede do reservatório. A estrutura tem capacidade total de 292.813.650 metros cúbicos de armazenamento.

No relatório do dia 15 de fevereiro da Instituto de Gestão das Águas (Igarn), o reservatório estava com 219.149.906 m³, percentualmente, 74,84% da sua capacidade total.

Quando consideradas todas as reservas hídricas superficiais do RN, que correspondem à somatória dos volumes das barragens e açudes monitorados pelo Igarn, o volume chega a acumulam 3.409.233.773 m³, percentualmente, 75,38% da capacidade total, que é de 4.438.663.499 m³.

Com informações de Novo Notícias

Bolsonaro recebe alta após ser internado com mal estar em Manaus

Sábado, 04 de maio de 2024

Foto: REUTERS/Amanda Perobelli

O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro recebeu alta depois de ser atendido em um hospital de Manaus na manhã deste sábado (04). Segundo a equipe médica, o ex-presidente apresentou um quadro de desidratação e complicações decorrentes da erisipela, uma infecção cutânea causada por bactérias que afetam com mais frequência membros inferiores.

Depois de ser atendimento e liberado, Bolsonaro seguiu a agenda na capital amazonense e participou de um evento do PL Mulher conduzido pela esposa e ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.

Segundo o próprio ex-presidente, antes mesmo de chegar a Manaus, já havia sido alertado por sua equipe médica sobre a necessidade de repouso e tratamento da doença, mas por conta dos compromissos optou por manter a viagem.

Jair Bolsonaro chegou em Manaus na sexta-feira (03) para participar de eventos da pré-candidatura do deputado federal Alberto Neto (PL) à prefeitura da capital do Amazonas.

CNN Brasil

74% dos potiguares reprovam invasões de propriedades privadas, aponta pesquisa

Sábado, 04 de maio de 2024

Foto: José Aldenir/Agora RN

A pauta social e de costumes, que regularmente são temas de discussão e aprovação ou não de projetos de leis nas duas Casas do Congresso Nacional, também fez parte da sondagem de campo da Consult Pesquisa/Tribuna do Norte.

Dentre os 1.700 entrevistados, por exemplo, a maioria – 74,47% – não concorda que uma propriedade privada, por não estar sendo utilizada no momento, possa ser invadida e ocupada por movimentos sociais.

Os que concordam com a invasão de terras e outros imóveis, rurais ou urbanos, são apenas 15,12%. Outros 10,41% não souberam responder. A pesquisa feita entre os dias 22 e 25 de abril deste ano.

Com informações de Tribun do Norte

OPINIÃO DOS LEITORES

  1. Isso é um absurdo!!
    Invadir o que não pertence é a mesma coisa de roubar.
    Era pra ter punição severa pra quem pratica esse tipo de coisa, se bem que olhem o que aconteceu com o maior ladrão do mundo.
    Virou presidente.
    Imoral!!
    Indecente!!

Cerca de 800 kms de estradas ruins e péssimas ficam de fora dos primeiros lotes do programa de recuperação de rodovias no RN

Sábado, 04 de maio de 2024

Foto: Inter TV Cabugi/Reprodução

Cerca de 800 kms de estradas estaduais classificadas como ruins e péssimas no RN ficaram de fora dos três primeiros lotes anunciados pelo Governo do RN do programa de recuperação de rodovias, que terá custo inicial de R$ 428 milhões. O número corresponde à quantidade de rodovias em pior estado listadas no relatório de monitoramento de estradas do DER, ao qual a Tribuna do Norte teve acesso, que não estão presentes na lista de lotes anunciados pelo governo para o programa. Ao mesmo tempo, centenas de quilômetros em 15 trechos de RNs classificadas como regulares e até em bom estado foram incluídos no Programa de Restauração de Rodovias Estaduais. O Estado diz que usou critérios técnicos para a seleção das rodovias nos primeiros lotes e explica que pretende usar o restante do valor de empréstimo do Programa de Equilíbrio Fiscal (PEF), cerca de R$ 1,6 bilhão, para recuperar o restante da malha rodoviária.

Na semana passada, a Tribuna do Norte publicou reportagem apontando que o plano de recuperação de estradas não seria suficiente para recuperar todas as rodovias estaduais classificadas como ruins e péssimas pelo próprio governo. O relatório de monitoramento interno das rodovias potiguares foi produzido pelo DER, neste mês de abril, a pedido da Controladoria Geral do Estado. Nele, as rodovias estaduais são divididas em sete distritos, com trechos classificados de cinco formas: Ótimo, Bom, Regular, Ruim e Péssimo. O relatório está presente no processo SEI 02510004.00304/2023-41, ao qual a Tribuna do Norte teve acesso.

O relatório não detalha o que qualifica a estrada em determinado critério. A Confederação Nacional de Transportes (CNT) aponta que estradas ruins ou péssimas apresentam problemas graves em sua pavimentação, como buracos, fissuras, desgaste acentuado, além de deficiências na sinalização, acostamento precário e falta de manutenção adequada. Essas condições prejudicam a segurança e a fluidez do tráfego, aumentando os riscos de acidentes e impactando negativamente o transporte de pessoas e mercadorias.

Na prática, pelo que foi anunciado pelo Governo, o Estado vai recuperar neste primeiro momento cerca de 435 kms de estradas ruins e péssimas. Entre os 800 kms classificados como ruins ou péssimos que ficaram de fora estão trechos em várias cidades do Estado como Assu, Grossos, Carnaubais, Jucurutu, Caicó, São João do Sabugi, Ouro Branco, Jardim do Seridó, Parelhas, Guamaré, Macau, Bento Fernandes, Riachuelo, João Câmara, Boa Saúde, São José de Mipibu, Goianinha, Arês, São Bento do Trairi, Senador Eloi de Souza, Serrinha, Santo Antônio, Monte Alegre, Canguaretama, Vila Flor, Pedro Velho, Montanhas, Nova Cruz, Brejinho, Passagem, Espírito Santo, Jundiá, Nísia Floresta, Georgino Avelino, Ceará Mirim, Santa Maria, São Paulo do Potengi, Macaíba, Vera Cruz, entre outras.

O relatório do DER foi produzido pela Diretoria de Obras e Operações (DOO) e Divisão de Conservação e Melhoramentos (DCM) e mostra que, dos 3.379 km de malha viária estadual, cerca de 1.243 km são classificados como ruins ou péssimos pela equipe técnica do próprio governo, o que corresponde a 37,11% do total das RNs. O relatório aponta ainda que, dos 3,3 mil km da malha viária do RN, 284,4 km estão em condições ótimas, 365 km em estado bom e 1.489 km em situação regular.

Reportagem completa na Tribuna do Norte

Homem que se diz Jesus reencarnado usa lei federal e muda nome para ‘Inri Cristo’

Sábado, 04 de maio de 2024

Foto: Acervo/ coluna Paulo Cappelli

Aos 76 anos, Álvaro Thais, que se diz a reencarnação de Jesus, conseguiu mudar o seu nome para Inri Cristo Thais nos documentos emitidos pelo governo federal. Oficializada em janeiro deste ano, a alteração foi possível por conta de uma lei aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pela Presidência em 2022.

Na nova carteira de identidade, o líder religioso assina como “Inri” e aparece com uma coroa de espinhos de plástico na foto três por quatro. Como ele tem mais de 65 anos, o documento não possui prazo para expirar.

A lei federal 14.382 libera a troca de nome direto no cartório, sem ação judicial. Antes, era necessário contratar advogado, apresentar uma justificativa plausível e esperar a decisão do juiz, que poderia negar o pleito.

Agora, basta apresentar o pedido diretamente a qualquer um dos 7.800 cartórios de registro civil do Brasil. É preciso ter pelo menos 18 anos e pagar uma taxa que, a depender do estado, varia de R$ 100 a R$ 400.

Em outubro de 2000, Inri Cristo já havia conseguido alterar o nome em sua certidão de nascimento. Na ocasião, a medida foi possível por meio de uma decisão do Tribunal de Justiça do Paraná.

Discípulas

Inri Cristo mora em uma chácara no Núcleo Rural Casa Grande, no Gama, a 30 km da região central de Brasília. Atualmente, ele conta com 15 discípulas mulheres e três discípulos homens, que convivem com ele diariamente.

O grupo diz ter abdicado da carreira profissional, da vida sexual e da proximidade com parentes para viver ao lado do líder religioso. A maioria das seguidoras é natural do Rio Grande do Sul, onde Inri iniciou sua empreitada como líder religioso.

Há, ainda, quatro homens beneméritos que auxiliam os trabalhos de Inri Cristo mas não usam túnicas. São chamados de “beneméritos”.

O grupo vive no que chama de Suprema Ordem Universal da Santíssima Trindade (Soust), fundada em 1982 pelo então Álvaro Thais.

É ele quem dita as regras de convívio no Soust. O uso de papel higiênico, por exemplo, é proibido, uma vez que, segundo sua doutrina, somente a água purifica.

Livro

A vida do religioso foi retratada no livro “Inri Cristo: louco, farsante ou messias?”, do psicólogo Henri Cosi, especialista em psicodiagnóstico.

Na obra, o escritor conta a história de Álvaro Thais e traça um laudo sobre a personalidade de Inri Cristo.

Rogério Marinho aciona TCU e PGR contra Lula por uso indevido de recursos públicos para evento eleitoral

Sábado, 04 de maio de 2024

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O senador Rogério Marinho (PL-RN) solicitou investigação contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e os ministros de Estado da Secretaria-Geral e Secretaria de Comunicação (Secom), em razão da organização e custeio com recursos públicos do ato do Dia do Trabalho para fins privados e eleitorais. Para isso, o líder da oposição no Senado entrou nessa quinta-feira (2) com representações no Tribunal de Contas da União (TCU) e na Procuradoria-Geral da República (PGR) demandando ações imediatas para assegurar a integridade do processo eleitoral e a correta aplicação dos recursos públicos.

Rogério Marinho aponta que Lula infringiu a legislação eleitoral ao promover o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), pré-candidato à prefeitura de São Paulo, em evento alusivo ao Dia do Trabalhador, na quarta-feira (1º), custeado com recursos públicos, incluindo patrocínios via Lei Rouanet e apoio da Petrobras. O líder da oposição sustenta que o pedido do petista de votos ao psolista levanta preocupações significativas sobre a integridade e imparcialidade das ações governamentais em período pré-eleitoral.

Ao TCU, o senador solicita uma auditoria detalhada para avaliar o uso dos recursos da Lei Rouanet e da Petrobras em eventos privados com fins eleitorais. Rogério Marinho busca uma investigação rigorosa para garantir a reparação ao erário e a responsabilização por desvios de finalidade na utilização desses fundos.

À PGR, o líder da oposição pede a abertura de procedimento para investigar o uso indevido da máquina pública federal e de recursos públicos para ato de campanha eleitoral antecipada e abuso de poder econômico. O senador destaca a urgência de responsabilizar os envolvidos para preservar a justiça e a confiança pública nas instituições do país.

Fonte: BZNotícias

Malafaia diz o que pensa sobre Vera Magalhães e acaba sofrendo dura punição

Sábado, 04 de maio de 2024



O episódio teve início em um debate presidencial em 30 de agosto de 2022, no qual o então candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) criticou Vera, após uma pergunta que ele considerou tendenciosa a favor de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Vera, não pude esperar outra coisa de você”, disse Bolsonaro. 
“Acho que você dorme pensando em mim. Você tem alguma paixão por mim. Não pode tomar partido em um debate como este. Fazer acusações mentirosas a meu respeito. Você é uma vergonha para o jornalismo brasileiro.”

Malafaia, defendendo Bolsonaro, alegou nas redes sociais que a jornalista era financiada pelo então governador do Estado de São Paulo, João Doria, para atacar Bolsonaro, e alegou que ela recebia R$ 500 mil por ano para fazer um jornalismo “parcial, que tem lado” no programa da TV Cultura, que é mantido pela Fundação Padre Anchieta, uma entidade sem fins lucrativos ligada ao governo estadual.

A sentença inicial, proferida em outubro de 2023, já apontava para a necessidade de reparação por parte de Malafaia, que perdeu o recurso na segunda instância.

Recentemente, Malafaia afirmou que ele e o ex-presidente Jair Bolsonaro têm vídeos gravados, para serem divulgados caso eles sejam presos em meio à perseguição política.

Todas as narrativas contra Jair Bolsonaro e seus aliados parecem mais uma parte do plano do "sistema" para prender o ex-presidente. Ele mesmo sabe disso e tem trabalhado nos bastidores para evitar isso.

Fonte: Jornal da Cidade Online

Não há definição sobre nova data para o “Enem dos Concursos”, diz ministra após adiamento

Sábado, 04 de maio de 2024 

Foto: Agência Brasil

Após a confirmação do adiamento do “Enem dos Concursos”, a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, afirmou em entrevista coletiva realizada nesta sexta-feira (3) que não há definição sobre a nova data de realização das provas.

“Não temos uma nova data. Quero deixar claro: nas próximas semanas poderemos divulgar uma nova data, mas neste momento a questão logística da prova não nos permite dar uma nova data com segurança”, disse

Segundo a ministra, a tendência é de que nas próximas semanas o MGI possa divulgar uma nova data para a realização das provas. O adiamento ocorre diante da situação de calamidade no Rio Grande do Sul, provocada por fortes chuvas que assolam a região.

Adiamento do “Enem dos Concursos”

O adiamento foi acordado e assinado pelo MGI, pela Advocacia-Geral da União (AGU), pela Defensoria Pública da União (DPU) e pela Procuradoria-Geral do Estado do Rio Grande do Sul. O respaldo técnico mitiga temores do governo, em meio à escolha sobre adiar ou não a prova, sobre judicialização.

Dweck indicou que no início da calamidade o MGI imaginava que as forças federais poderiam garantir a realização das provas, mas que o cenário que se apresentou na manhã desta sexta-feira, com intensificação dos impactos das chuvas, tornou “impossível” realizar a prova no estado.

Ainda de acordo com dados do MGI, cerca de 100 mil pessoas estavam envolvidas com a prova — sendo 80 mil candidatos e 20 mil profissionais que atuam na logística do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU).

“A conclusão que tivemos é de que seria impossível realizar a prova no Rio Grande do Sul, seja pelos locais de provas afetados, pela impossibilidade de segurança na realização das provas, seja pelo risco de vida das pessoas envolvidas neste processo”, disse a ministra na coletiva.

Em sua fala, a ministra afirmou reiteradamente que a ideia do MGI é democratizar o acesso aos concursos por meio do CPNU. Na sua avaliação, o adiamento protege os moradores das regiões afetadas pelas chuvas, mas também pessoas de outros estados de possível judicialização das provas.

Fonte: CNN

Show da Madonna: fiscais acham três facas enterradas na areia de Copacabana

Sábado, 04 de abril de 2024

Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio de Janeiro

A Secretaria de Ordem Pública do Rio de Janeiro realizou na madrugada desta sexta-feira (3) uma operação para encontrar mercadorias e produtos enterrados e escondidos sob a areia da praia de Copacabana, onde a cantora Madonna fará um show no próximo sábado (4) com expectativa de público de 1,5 milhão de pessoas.

A operação, que recebeu o nome de Tatuí, faz parte do esquema de segurança para a apresentação. Foram encontradas três facas, 70 cocos, 32 garrafas de água, além de panelas, uma frigideira e uma grande estrutura metálica. Além disso, também foram removidos cerca de quatro toneladas de resíduos.

Segundo o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale, a intenção é desobstruir o espaço público e não permitir que as pessoas se utilizem da praia como depósito.

“Desta forma, realizamos nesta última madrugada essa primeira grande operação Tatuí com foco na preparação para o show da Madonna. A gente espera que as pessoas também contribuam e não se utilizem das areias da praia como depósito público”, completou o secretário.

A operação contou com cerca de 50 agentes e teve apoio da Polícia Militar, da Guarda Municipal e da Comlurb.

Show da cantora terá esquema reforçado de segurança

O show da diva pop contará com um amplo esquema de segurança a partir desta sexta-feira (3).

Cerca de 3.200 agentes da Polícia Militar. Os policiais estarão distribuídos por toda a região e nas ruas de acesso à área do show.

O efetivo da PM ocupará 18 pontos de revista equipados com câmeras de reconhecimento facial e com policiais utilizando detectores de metais. Outros 18 pontos de bloqueio estarão nas ruas de acesso à orla e 64 viaturas e 12 motopatrulhas integrarão o policiamento motorizado.

Fonte: CNN

Número de incêndios provocados por curto-circuitos quadruplica no Brasil

Domingo, 05 de maio de 2024

Incêncio em prédio no bairro da Torre, no Recife | Foto: Cedida / via JC Online

O número de incêndios provocados por curto-circuitos quadruplicou no Brasil. Mais da metade dos registros no ano passado aconteceram dentro de residências ou imóveis comerciais.

A economista Maria Fernanda Barbosa teve o apartamento quase todo destruído pelo fogo. A sala inteira e parte da cozinha não escaparam das chamas.

“O que causou o fogo foi alguma coisa da parte elétrica do ar condicionado. Muita fumaça, muita fuligem, e um calor insuportável”, diz a economista. “O prejuízo emocional foi muito grande. Ver o que você fez ser destruído, né?”, relembra.

Um curto-circuito acontece quando a corrente elétrica atravessa um condutor ou um dispositivo com uma resistência menor, o que provoca um superaquecimento. O engenheiro mecânico Maurício Sant’Ana explica que grande parte desses problemas é provocada pelo uso incorreto de “benjamins” (“T”), acessório que permite conectar vários aparelhos elétricos numa mesma tomada.

“Os amperes do benjamin são algo que as pessoas erram muito. Por exemplo, se colocar em um benjamin de 10 amperes um equipamento de oito e outro de 10, não dá certo, não dá conta. Os três pinos esquentam”, explica.

Atualmente, o número de incêndios provocados por curto-circuitos no Brasil é quatro vezes maior do que há 11 anos. A região Sudeste do país é a que mais registrou esse tipo de ocorrência durante todo esse período.

Só no ano passado, foram notificados 963 casos em todo o país. Desses, 500 aconteceram dentro de residências ou imóveis comerciais – 67 pessoas morreram.

A mudança climática em todo o país tem contribuído para o aumento do número de incêndios. Isso porque, para aliviar o calor intenso, o brasileiro compra mais ventiladores de alta potência e instala o ar condicionado sem se preocupar com a sobrecarga que os aparelhos vão causar à instalação elétrica.

“A gente vai nos prédios, tá direitinho, bonitinho, arrumadinho, não tem problema nenhum. Na hora que você tira o cabo, ele é metade do que deveria ter”, complementa o engenheiro.

SBT News

Deltan encurrala TSE

 Sábado, 04 de maio de 2024


Pela lei das eleições, a 9.504, o candidato ou seus aliados podem fazer pré-campanha eleitoral, mas a norma veda de forma clara o pedido explicito de voto em torno do eventual candidato. A atitude de Lula pode ser configurada como crime eleitoral, passível, inclusive, de perda de mandato, caso Boulos venha a ser eleito. 

Para piorar ainda mais a situação, o governo derrubou ao menos dois vídeos da transmissão do ato. As gravações haviam sido veiculadas nos canais oficiais do governo federal e da Presidência da República no Youtube, respectivamente, “CanalGov” e “Presidência do Brasil”. Os links para cada um dos dois vídeos, do CanalGov e da Presidência do Brasil, redirecionam para a informação de que o conteúdo está “privado”.

Segundo informações, o rival de Boulos nas eleições municipais em São Paulo, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) vai ingressar com uma representação na Justiça Eleitoral para denunciar Boulos por propaganda política antecipada. Certamente, o caso será investigado.

Deltan Dallagnol encurralou o TSE nas redes sociais:

"O TSE condenou Bolsonaro à inelegibilidade por 8 anos por ter utilizado estrutura do Planalto para divulgar o encontro com os embaixadores, onde Bolsonaro fez críticas às urnas eletrônicas
A situação aqui é idêntica: Lula utilizou estrutura do Planalto para pedir explicitamente votos a Boulos, de maneira ilegal e em clara campanha antecipada. 
Lula usou a máquina pública para divulgar o evento e o discurso na comunicação oficial do governo federal, que depois derrubou os vídeos quando percebeu a trapalhada
Lula e Boulos serão condenados pelo TSE à inelegibilidade por 8 anos?"

Falando em TSE, vale ressaltar o caso de Bolsonaro... Existem movimentações nos bastidores de Brasília visando a queda da inelegibilidade do ex-presidente. O TSE que está prestes a vivenciar uma mudança significativa em sua liderança, com a ministra Cármen Lúcia preparando-se para assumir a presidência da corte em junho de 2024, sucedendo Alexandre de Moraes.

Já em 2026, o ministro Nunes Marques assumirá o TSE. Neste ponto específico, além do STF, surge um fio de esperança. Uma possível "ilegitimidade" dos julgamentos que condenaram Bolsonaro a inelegibilidade pode ser competência do próximo presidente do TSE.

Vale ressaltar, também, que essa possível reversão não para por aí. No Congresso, deputados estão trabalhando nos bastidores em um projeto de lei que pode anular esses julgamentos do TSE e devolver os direitos políticos de Bolsonaro. Tudo isso ocorre nos bastidores para que, no momento certo, seja colocado em prática.

Fonte: Jornal da Cidade Online

Reforço de peso chega de forma avassaladora e vai devastar a esquerda nas eleições

Sábado, 04 de maio de 2024

O povo ainda está traumatizado diante de tudo o que aconteceu em 2022 e não consegue entender como o petista Lula - que não consegue sair às ruas sem ser xingado - venceu as eleições contra Jair Bolsonaro - que é aplaudido, ovacionado e tratado como "herói" por onde passa.

No meio disso tudo, um corajoso ex-deputado com passagens por PT, PSOL e PCdoB acaba de lançar sua biografia afirmando que as revelações vão "destruir" inúmeras candidaturas da esquerda em 2024 e 2026.

Rodrigo Maroni diz ainda que o livro O Homem-Bomba da Política - Por Dentro do Covil da Esquerda é retrato fiel dos mais de 20 anos em que viveu dentro da militância.

Maroni revela crimes, acordos, corrupção, rachadinhas e muito mais.

Veja imagens do livro:

Desde que resolveu abrir a "caixa-preta", ele foi processado, atacado e já recebeu ameaças de morte.

Caso queira conhecer e adquirir esse livro antes que a censura o proíba, clique no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-homem-bomba-da-politica-por-dentro-do-covil-da-esq...

Vale a pena o investimento!

Hang ressurge no pior dos cenários e aplica lição histórica (veja o vídeo)

Sábado, 03 de maio de 2024




Mas com os fatos terríveis que vêm ocorrendo no Rio Grande do Sul e, agora, Santa Catarina e sul do Paraná , Hang não teve como se manter ‘neutro’ e tomou a iniciativa de ‘dar as caras’ novamente, ao decidir prestar um importante apoio para o resgate das vítimas e o transporte de donativos.

Para tanto, o empresário conservador determinou a utilização de seus helicópteros.

Em uma postagem no perfil oficial da Havan no X, foi explicada a logística:

“Força, Rio Grande do Sul!
Hoje um dos helicópteros da Havan, enviados para o Rio Grande do Sul, conseguiu chegar a Lajeado, um dos municípios atingidos pela maior enchente da história do estado e onde uma das nossas megalojas infelizmente foi completamente destruída.
A aeronave ficou parada em Porto Alegre, na quinta-feira, 2, por conta das más condições do tempo. Ela foi carregada pela Defesa Civil com mantimentos, os quais foram descarregados em Lajeado. O outro helicóptero da Havan também foi para o estado gaúcho, mas somente na manhã de hoje, sexta-feira, conseguiu chegar.
No momento, nossa maior preocupação e esforços estão concentrados em ajudar a população gaúcha e nossos colaboradores, que também foram atingidos, perdendo tudo que tinham. Nos próximos dias, nosso chefinho, Luciano Hang, deve seguir viagem para o Rio Grande do Sul acompanhar de perto a situação”.
Imagens do helicóptero em ação foram registradas pelo repórter de Jaraguá do Sul (SC), William Fritzke, que estava à bordo.

Assim, Luciano Hang, que inclusive tem que lidar com uma de suas lojas praticamente submersa no Rio Grande do Sul, volta a ser notícia no pior dos cenários, mas firme no propósito de ajudar a população. Uma lição em seus adversários!

Confira no vídeo:

  • Fonte: Jornal da Cidade Online

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643