martins em pauta

sábado, 7 de junho de 2025

Tragédia em Limeira: Procurador mata esposa e filho e depois se suicida

 Sábado, 07 de junho de 2025



Após o crime, ele tirou a própria vida. As vítimas foram encontradas pelo avô da criança, que iria levá-la a uma consulta médica.

Segundo relatos de pessoas próximas, o casal estava em processo de separação e Cristiane teria decidido encerrar a relação, o que Rafael não teria aceitado.

Rafael tinha 17 anos de experiência jurídica, 13 dedicados à procuradoria municipal da Prefeitura de Limeira (SP). Nas redes sociais, Horta postava fotos do cotidiano, como o nascimento do filho, jogos do Brasil e a paixão pelo Palmeiras – time do coração. Cristiane trabalhava na Câmara Municipal de Campinas.

A polícia investiga o caso.

Fonte: Jornal da Cidade Online

Analistas veem ajuste fiscal brando com Lula em queda em ano pré-eleitoral

Sábado, 07 de junho de 2025

Foto: Brenno Carvalho/Agência O Globo

Às vésperas de um aguardado conjunto de medidas fiscais para substituir a alta do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), pesquisas de opinião voltaram a refletir a queda da popularidade do governo Lula.

57% desaprovam a terceira administração do petista, enquanto 40% aprovam, segundo levantamento da Genial/Quaest divulgado na quarta-feira (4). Não sabem ou não responderam são 3%. Em março, 56% desaprovavam e 41% aprovavam. Os que não sabem ou não responderam também eram 3%.

No domingo (8), a equipe econômica deve se reunir com parlamentares para discutir alternativas à elevação do IOF. A expectativa de economistas ouvidos pela CNN, porém, não é tão positiva tendo em vista a perda de popularidade e a eleição que se aproxima.

“Acho que as medidas vem bem brandas. Eles vão tentar apresentar alguma coisa, mas honestamente acho que há pouca disposição do governo de implementar medidas duras justamente por causa da eleição. O governo vai tentar mostrar que está comprometido, mas a efetividade vai ser baixa”, afirma Juliana Inhasz, professora de economia do Insper.

Gustavo Sung, economista-chefe da Suno Research, vê uma “breve janela de oportunidade” antes do ciclo eleitoral começar de fato, porém reconhece que à medida que o tempo passa, mais difícil fica para pautar medidas mais duras, que podem ser impopulares.

Ele olha para exemplos recentes de governos que não conseguiram se reeleger – como na Argentina e Estados Unidos – e teme que isso possa sinalizar um uso ainda maior da máquina pública.

“Crédito consignado para CLT não tem tido os efeitos esperados sobre a popularidade do presidente Lula. Houve um aumento da demanda por crédito, mas não vê na prática os resultados. Se o governo não conseguir usar essa janela de oportunidade para diminuir o risco-país, a volatilidade, e passar medidas estruturais, vai aumentar o gasto ano que vem e ter dificuldades, de modo que não deve cumprir o arcabouço em 2026”, pontua Sung.

Em 2023, no primeiro ano do atual governo, foi aprovado o novo marco fiscal. A regra substituiu o teto de gastos de Michel Temer, e a partir de então, as despesas do governo podem crescer até 70% da variação da receita do ano anterior.

Dentro dessa banda, as despesas podem oscilar entre 0,6% – em períodos de retração – e 2,5% – em momentos de expansão – ao ano com valores corrigidos pela inflação.

Porém, o que os economistas ponderam é que o arcabouço não foi suficiente para conter o crescimento das despesas.

Em dezembro, a dívida bruta do governo geral era de 73,83% do Produto Interno Bruto (PIB). Em abril passado chegou a 76,17%.

CNN

Parceria entre Neoenergia Cosern e Prefeitura de São Gonçalo garante nova iluminação em LED para o município

Sábado, 07 de junho de 2025

Foto: Divulgação

A cidade de São Gonçalo do Amarante está recebendo um importante investimento na área de infraestrutura urbana. A Neoenergia Cosern deu início à substituição de 1.250 luminárias convencionais por luminárias de LED em diversos pontos do município. A ação é fruto de uma parceria entre a empresa e a Prefeitura Municipal, com um investimento de R$ 1,3 milhão.

O projeto faz parte do Programa de Eficiência Energética da Neoenergia Cosern, um conjunto de iniciativas voltadas à eficientização energética regulado pela ANEEL e à modernização da iluminação pública da cidade.

“A nova tecnologia não só melhora a luminosidade das vias e espaços públicos, como também contribui diretamente para o aumento da percepção da segurança e da qualidade de vida da população são-gonçalense”, destaca Fabiana Lopes, Diretora Presidente da Neoenergia Cosern.

Além disso, a substituição das luminárias comuns por equipamentos de LED representa um avanço na gestão dos recursos públicos, gerando redução no consumo de energia e economia para os cofres do município.

O prefeito Jaime Calado destaca que “diante das dificuldades financeiras que passa o município, a atual gestão está buscando soluções criativas, sustentáveis e parcerias estratégicas para promover o desenvolvimento da cidade e garantir mais bem-estar à população”.


Fonte: Blog do BG

Elon Musk apaga publicação em que associava Trump ao caso Epstein, envolvendo escândalo sexual

Sábado, 07 de junho de 2025

Fotos: Reuters

Dias depois de trocar farpas com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o bilionário Elon Musk apagou neste sábado (7) uma publicação na qual falava que Trump estava “nos arquivos de Epstein” e que essa é a “verdadeira razão” para os registros nunca terem sido divulgados.

“Hora de soltar a bomba: @realDonaldTrump está nos arquivos de Epstein. Essa é a verdadeira razão pela qual eles não foram tornados públicos”, escreveu Musk em uma publicação no X. “Tenha um bom dia, DJT!”

Jeffrey Epstein foi um empresário acusado de abuso sexual e tráfico internacional de menores. Ele morreu na prisão em 10 de agosto de 2019 antes de enfrentar um julgamento pelas acusações federais.

Musk não apresentou evidências e nem detalhou como teria obtido acesso a arquivos não divulgados. A secretária de imprensa, Karoline Leavitt, descreveu a afirmação de Elon Musk como um “episódio lamentável” em um comunicado divulgado na quinta-feira (5).

Muitas versões da teoria da conspiração afirmam que o governo está encobrindo uma lista de homens poderosos que também cometeram crimes hediondos.

Essa teoria tem sido frequentemente resumida como uma “lista de clientes” de Epstein, embora a repórter com as melhores fontes sobre o assunto, Julie K. Brown, do Miami Herald, tenha dito que “aqueles que trabalharam com o FBI no caso por décadas dizem que não há evidências de que Epstein manteve um livro ou uma lista de clientes envolvidos em sua operação de tráfico sexual”.

A inclusão do nome de uma pessoa em arquivos relacionados ao caso não indica, por si só, que ela tenha sido acusada de qualquer irregularidade.

No entanto, Trump – que era amigo de Epstein décadas atrás – falou durante a campanha presidencial de 2024 sobre a possibilidade de divulgar mais arquivos governamentais sobre o caso.

CNN Brasil

“Arapuca” da PF contra Zambelli em Roma não dá certo

 Sábado, 07 de junho de 2025


Não deu certo, pois no momento em que a deputada chegou em Roma, às 11horas, o nome dela ainda não constava como foragida internacional na lista vermelha da Interpol.

O nome de Carla Zambelli só foi repassado a todas as polícias do mundo como alerta às 12h45. Neste horário, o plano já havia sido desfeito.

O governo brasileiro estuda agora pedir a extradição da parlamentar.

Zambelli, por sua vez, acredita que esteja intocável, pois possui cidadania italiana e pretende demonstrar que sua condenação foi arbitrária, ilegal e política.


Fonte: Jornal da Cidade Online

Ironicamente, humoristas são os primeiros a sentir saudade...

 Sábado, 07 de junho de 2025

Ironia do destino, os primeiros a sentirem saudade do tempo que podiam falar qualquer coisa foram os humoristas, hoje presos pelas piadas idiotas e ofensivas que contam.

E saber que foi num programa de humor onde tudo começou. O CQC misturava críticas políticas e humor. Foi berço de Danilo Gentilli e outros piadistas que declararam seu ódio por Bolsonaro e fizeram muitas piadas com os presos do dia 08 de janeiro e com os deputados que denunciaram o regime instaurado no Brasil.

Foi este programa que divulgou uma entrevista com Bolsonaro, envolveu Preta Gil, gays, militância feminista e racial no mesmo caldeirão e mexeu até gerar um presidenciável... Parece piada de mau gosto mas é a realidade.

PS: Avisamos...

Foto de Raquel Brugnera

Raquel Brugnera

Pós Graduando em Comunicação Eleitoral, Estratégia e Marketing Político - Universidade Estácio de Sá - RJ.

Fonte: Jornal da Cidade Online

Musk versus Trump, a esquerda quer vender outra treta

Sábado, 07 de junho de 2025


Como era promessa de campanha, Trump não hesitou, e Musk sentiu a pancada nos negócios.

Isso os torna inimigos? Não necessariamente. Passando o mal estar Musk volta a investir na Tesla da China sem a pressão de ser um agregado a secretárias americanas, e Trump, segue seu plano na contenção de gastos.

A esquerda vai vender outra treta, e nós não podemos comprar.

Foto de Victor Vonn Serran

Victor Vonn Serran

Articulista


Fonte: Jornal da Cidade Online

Não vou “lacrar” em depoimento, diz Bolsonaro sobre ação do plano de golpe

 Sábado, 07 de junho de 2025

Foto: Lula Marques

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse, nesta sexta-feira (6), que não pretende “lacrar” em seu depoimento ao Supremo Tribunal Federal (STF) na semana que vem e que possui a verdade ao seu lado. A oitiva ocorrerá no âmbito da ação penal que apura uma suposta trama golpista após as eleições de 2022, na qual Bolsonaro é réu.

“Não vou lá para lacrar, para querer crescer, para querer desafiar quem quer que seja. Estarei lá com a verdade ao nosso lado. Não fugimos de qualquer chamamento, sabemos o que falar e temos uma coisa ao nosso lado, que o outro lado não tem: temos a verdade do nosso lado”, afirmou na abertura de um encontro de mulheres do PL em Brasília (DF).

Bolsonaro também chamou o público para acompanhar a oitiva. A fase de interrogatórios dos réus do chamado “núcleo crucial” da investigação começa na próxima segunda-feira (9), presencialmente na sala da Primeira Turma do STF, com transmissão pela TV Justiça.

“O que aconteceu em 2022, com toda certeza será falado por mim quando ao vivo estiver no Supremo com cinco ministros na minha frente me cobrando. Vale a pena assistir, obrigado meu Deus por essa oportunidade. Conto com a audiência de vocês, deve ser na terça-feira a minha inquisição”, declarou.

Os depoimentos começam na segunda a partir das 14h pelo delator Mauro Cid. Em seguida, os réus seguirão sequência por ordem alfabética. O ex-presidente será o sexto depoente.

O ministro do STF Alexandre de Moraes, que é relator do caso, agendou horário para os interrogatórios também na terça-feira (10), durante todo o dia, na quarta (11) e quinta (12) pela manhã, e na sexta-feira (13) durante todo o dia.

CNN

Evangélicos batem recorde no Brasil, e parcela de católicos é a menor já registrada, diz IBGE

Sábado, 06 de junho de 2025

Foto: Agência Brasil

A proporção de brasileiros que se declaram católicos caiu e chegou ao menor nível já registrado desde 1872 segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base em dados do Censo 2022 divulgados nesta sexta-feira (6).

Apesar da queda, o catolicismo segue sendo a maior religião no país, seguida da evangélica.

Segundo o instituto, 56,7% da população brasileira afirmou ser católica em 2022, o menor percentual desde as primeiras pesquisas sobre religião realizadas no país, há 153 anos. Em 1872, quando o primeiro levantamento do tipo foi feito no país, os católicos representavam 99,7% da população.

Desde então, a religião católica vem diminuindo. A maior queda ocorreu entre 2000 e 2010, quando a proporção de católicos no país recuou 9 pontos percentuais, de 74,1% para 65,1%. Na última década, o ritmo foi um pouco mais lento: 8,4 pontos, de 65,1% para 56,7%.

População evangélica cresce e chega a 1 em cada 4 no país

Já o número de evangélicos no Brasil atingiu o maior número registrado e cresceu 5,2 pontos percentuais entre 2010 e 2022, passando de 21,6% para 26,9% da população. O crescimento desse grupo também foi mais devagar: na década anterior, entre os Censos de 2000 e 2010, o avanço havia sido de 6,5 pontos percentuais — ou seja, 1,3 ponto a mais do que no período mais recente.

Entre os católicos, 45,9% são brancos e 44% pardos, enquanto a maioria dos evangélicos é parda (49,1%). No espiritismo, predominam pessoas brancas (63,8%), seguidas por pardas (26,3%). Já entre os adeptos da umbanda e do candomblé, os maiores percentuais também são de brancos (42,9%) e pardos (33,2%). Nas tradições indígenas, 74,5% se declaram indígenas. Por fim, entre os que não seguem nenhuma religião, a maioria é parda (45,1%).

No Censo 2010, o IBGE detalhou as religiões dentro de cada grupo. Entre os evangélicos, por exemplo, informou quantos eram da Assembleia de Deus, Batistas ou Metodistas. No Censo de 2022, o instituto informou que ainda não é possível precisar se trará este novo detalhamento dos dados em futuras divulgações.

Espiritismo recua, e religiões afro-brasileiras triplicam

Viagens de Lula ao exterior já custaram mais de R$ 50 milhões

Sábado, 07 de junho de 2025

Foto:  Ricardo Stuckert / PR

Uma das prioridades de Lula neste terceiro mandato, as viagens internacionais do presidente da República já custaram mais de R$ 50 milhões aos cofres públicos, segundo dados obtidos pela equipe da coluna via Lei de Acesso à Informação (LAI).

O valor inclui gastos com acomodação do presidente e sua comitiva, além de despesas logísticas, como aluguel de equipamentos, impressoras, celulares, telefonia fixa e acesso à internet em outros países.

Em resposta a um pedido do blog da jornalista Malu Gaspar, o Departamento do Serviço Exterior do Itamaraty informou via LAI que só com hospedagem os gastos das viagens internacionais de Lula alcançaram a marca de R$ 47 milhões entre janeiro de 2023 e maio de 2025. Já as despesas logísticas no mesmo período somaram US$ 599,8 mil (o equivalente a R$ 3,35 milhões na cotação atual do câmbio).

Os números obtidos pela reportagem não incluem os gastos com a visita de Estado à França, que ocorre nesta semana, nem com a viagem do mês passado a Pequim, cuja despesa não foi informada pelo Itamaraty.

Hotéis da comitiva de Lula na França

Gerentes de empresa são presos suspeitos de aplicar “golpe do falso financiamento” de veículos em Natal

Sábado, 07 de junho de 2025

Foto: Reprodução

Quatro pessoas foram presas, nesta quinta-feira (05), suspeitas de aplicar o “golpe do falso financiamento” de veículos em Natal. De acordo com a Polícia Civil, o grupo atuava como gerentes de um escritório localizado no bairro do Tirol, onde eram realizadas as fraudes.

Os suspeitos detidos tem entre 24 e 30 anos de idade. De acordo com a Polícia Civil, o grupo criminoso clonava anúncios de venda de carros e motocicletas publicados em plataformas on-line, republicando os anúncios com preços mais baixos. A partir disso, atraíam vítimas com a promessa de financiamento facilitado. Após o primeiro contato, os interessados eram convidados a comparecer ao escritório, onde eram induzidos a acreditar que estavam firmando contrato de financiamento, com previsão de entrega do bem em poucos dias, mediante pagamento de uma entrada.

Entretanto, os contratos assinados tratavam-se, na verdade, de adesão a consórcios, sem qualquer garantia de contemplação imediata — informação que as vítimas só percebiam após o pagamento da entrada e assinatura do contrato. Ao exigirem reembolso, os consumidores eram impedidos de reaver os valores pagos.

Até o momento, mais de 40 pessoas já registraram boletins de ocorrência contra a empresa. Parte das denúncias também está sendo apurada em outro inquérito policial instaurado na Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (DECON).

Durante as diligências, foram apreendidos documentos, aparelhos eletrônicos e dois veículos de alto valor pertencentes aos investigados. As investigações seguem em andamento para identificação de outros envolvidos e possíveis vítimas.

98Fm Natal

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643