martins em pauta

Postagem em destaque

BRISANET A MELHOR INTERNET DO BRASIL

sábado, 3 de abril de 2021

Governo do RN recomenda que municípios guardem vacinas para garantir 2ª dose, contrariando orientação do Ministério da Saúde

 Sábado, 03 de Abril de 2021

Foto: Raiane Miranda

Contrariando orientação do Ministério da Saúde, do último dia 20 de março, o Governo do Estado recomendou na tarde desta sexta-feira (2) aos municípios que guardem vacinas para garantir a 2ª dose.

A indicação do sétimo informe técnico do ministério, divulgado em março, é de que todas as doses distribuídas do imunizante sejam aplicadas, sem necessidade de reserva da segunda dose para completar o esquema vacinal. A recomendação do governo estadual, contrária ao que orienta o ministério, pode prejudicar o avanço das faixas etárias na vacinação.

“Ressaltamos ainda que até o presente momento não há um cronograma fixado pelo Ministério da Saúde (MS) com datas, quantitativo de doses a serem entregues e a finalidade de uso dessas doses, o que impossibilita a realização de planejamento antecipado de como se dará a operacionalização da vacina diante do recebimento de uma nova remessa de vacinas, assim, atualmente o planejamento do progresso da campanha de vacinação tem ocorrido em até 24horas da distribuição (até em menos tempo) das doses aos municípios, diretamente condicionado ao recebimento do Informe Técnico publicado pelo MS”, diz o documento enviado aos municípios.

O documento diz ainda que “na próxima entrega da Butantan será também mais um quantitativo expressivo de D2 para fechar os 100% das 2a doses das D1 anteriormente enviadas. Se utilizarem de outra forma não temos como assegurar D2, pois apesar de esperarmos a entrega do Butantan não há confirmação formalizada.


Fonte: Blog do BG

36° Homicídio em Mossoró 2021: Tiroteio em bar deixa um homem morto e uma mulher ferida no Bairro Santo Antônio

Sábado, 03 de Abril de 2021

capa

Um tiroteio ocorrido no início da noite  desta sábado 03 de abril de 2021, no Bairro Santo Antônio em Mossoró, deixou um homem morto no local e uma mulher ferida e socorrida para UPA do bairro.

 Segundo informações da Polícia Militar que isola o local, Um homem discutiu com o dono do espetinho, identificado como "Carleno", e depois saiu e minutos voltou armado e atirou contra o comerciante. 

De acordo com a Polícia houve revide e troca de tiros. O dono do espetinho acabou sendo baleado e morreu no local.

Uma mulher que estava próximo ao local foi atingida pelos disparos.  Ela foi socorrida para a UPA do Santo Antônio. 

Fonte: Fim da Linha

STF estuda excluir trecho da LSN usado por Bolsonaro, mas pretende manter artigo que Moraes usou contra Daniel Silveira


Sábado, 03 de Abril de 2021

A intenção dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) é excluir da Lei de Segurança Nacional (LSN) os trechos utilizados pelo presidente Jair Bolsonaro para investigar opositores e manifestantes ofendem o chefe do Executivo.

Entretanto, o órgão pretende manter o artigo 18, usado na prisão em flagrante do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ).

Segundo adianta a Folha de S.Paulo, “a análise feita em reservado por integrantes da corte é que o governo federal tem dado uma interpretação muito expansiva, principalmente, ao artigo 26, que fixa pena de 1 a 4 anos de prisão para quem caluniar o chefe de um dos Três Poderes”.

Já o artigo usado contra o deputado, que prevê detenção de 2 a 6 anos a quem tentar impedir o livre exercício de qualquer dos Poderes da União ou dos estados, deve ser mantido.

Também, pelo visto, a interpretação elástica dada pela corte, deve continuar prevalecendo.

Simples assim.

Tempos sombrios...


Fonte: Jornal da Cidade Online

“Gilmar é cúmplice de bandido”, afirma Augusto Nunes (veja o vídeo)

Sábado, 03 de Abril de 2021

A defesa do ex-presidente e ex-presidiário, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a extensão da decisão da Segunda Turma da Corte, que declarou suspeito o ex-juiz federal Sérgio Moro, no caso do tripléx do Guarujá, para outros dois processos: do sítio de Atibaia e do imóvel que pertenceria ao Instituto Lula.

Em 8 de março, o ministro do Supremo, Edson Fachin, em decisão monocrática, anulou todas as condenações de Lula no âmbito da Operação “Lava Jato”, da Polícia Federal, tornando-o elegível para a disputa presidencial de 2022.

O jornalista Augusto Nunes, comentarista do programa “Os Pingos nos Is”, da Jovem Pan, nesta sexta-feira (2), disse que os ministros estão “colecionando absurdos para livrar um corrupto, lavador de dinheiro, corretamente condenado em segunda instância e, em um caso, em terceira instância também”.

“O ministro Gilmar Mendes costuma dizer que a ‘Operação Lava Jato’ foi a maior mentira do judiciário brasileiro. O que está acontecendo na Segunda Turma é o maior escândalo do Judiciário. São cinco advogados, fantasiados de juízes, que estão colecionando absurdos para livrar um corrupto, lavador de dinheiro, corretamente condenado em segunda instância e, em um caso, em terceira instância também. Quem expediu a sentença do caso do sítio de Atibaia não foi Moro, foi a juíza Gabriela Hardt. A sentença dela foi avalizada, confirmada, pelo Tribunal Regional Federal de Porto Alegre. Em segundo lugar, o Moro está sendo perseguido não pelos erros que eventualmente cometeu, mas pelos acertos: ele prendeu um bandido. Quem acha que Lula, ou diz Lula não cometeu nenhum tipo de crime, é maluco ou malandro, não há terceira opção. O Gilmar Mendes, quando Lula pede alguma coisa para ele, ele não encara como um pedido, mas como uma ordem. O Lula está ordenando ao agora relator que o absolva de novo. Se o juiz Sergio Moro, se todos os processos que passaram por ele forem anulados, tem de anular também a devolução do dinheiro por parte dos que fizeram a colaboração premiada com a Justiça. Tem que anular para todos. Quero ver se o Supremo tem coragem para isso. Coragem até tem, mas vamos ver se eles têm coragem, se o povo souber manifestar a sua indignação”, disparou Nunes.

O jornalista também afirmou que Gilmar Mendes “é cúmplice de bandido”.

“O Gilmar, agora relator, vai tentar acabar com tudo. Ele é cúmplice de bandido. Suspeito é ele. Ele chorou, tentou chorar, lágrimas de esguicho, em homenagem ao advogado de Lula. [Gilmar] É parceiro dele, os dois são advogados de um culpado, de um criminoso. Eles agem juntos. A partir daí, deveria ser declarado suspeito o Gilmar mendes. Aliás, estão sob suspeição todos os integrantes da Segunda Turma. A Cármen Lúcia, também, pelo absurdo que cometeu ao modificar o voto, decidida a livrar o Lula da cadeia, que é merecidíssima. E também o Fachin, que começou toda essa confusão, confusão articulada para beneficiar um bandido”.

Confira o vídeo:

  • Fonte: Jornal da Cidade Online

Censurado e paraplégico, Eustáquio continua sendo intimidado: Mitsubishi branco faz 'plantão' em frente a casa do jornalista (veja o vídeo)

 Sábado, 03 de Abril de 2021

Na madrugada deste sábado (3) um veículo, em situação extremamente suspeita, foi flagrado rondando a residência de Eustáquio.

Ainda durante a madrugada, a esposa do jornalista, Sandra Terena, denunciou o fato em suas redes sociais:

“URGENTE: Um carro branco, com película que estava rondando a quadra, parou com o motor ligado em frente à nossa casa nesta madrugada. Até quando vão tentar nos intimidar? Já temos imagens do carro e a placa. Nossa equipe de segurança acionou a PM. Mais detalhes em breve.”
“Um grito de socorro: Nesta madrugada um Mitsubishi branco parou de forma suspeita em frente à nossa casa. O jornalista Oswaldo Eustáquio segue preso, censurado e paraplégico. O Ministério dos Direitos Humanos negou ao meu marido a inclusão no Programa que nos daria proteção.”

Veja o vídeo:

  • Fonte: Jornal da Cidade Online

Prefeito de Curitiba cria projeto de lei para multar quem distribuir comida a sem-teto sem autorização


Foto: Reprodução/TV Gazeta

O prefeito Rafael Greca (DEM) encaminhou à Câmara Municipal de Curitiba (CMC) um projeto que prevê multa para quem distribuir comida aos sem-teto sem autorização da prefeitura.

Atualmente, são quase 3 mil sem-teto em Curitiba, segundo a prefeitura. Pela proposta, quem “distribuir alimentos em desacordo com os horários, datas e locais autorizados pelo Município de Curitiba”, poderá ser multado de R$ 150 a R$ 550, após advertência.

O projeto de lei entrou entre as votações da CMC na segunda-feira (29), junto com um requerimento de que, nesta quarta-feira (31), fosse votado em regime de urgência. O pedido era para que a tramitação desse projeto fosse acelerada, mas o requerimento foi retirado de pauta pelos vereadores, que optaram pela tramitação habitual.

Voluntários respondem

Ao saber do projeto de lei, organizações não governamentais e grupos de voluntários que distribuem os alimentos aos sem-teto fizeram uma carta aberta. As ONGs disseram que foram pegas de surpresa.

“Em meio a tantos problemas, tantas demandas não cumpridas, tantas possibilidades efetivas de resolver de forma eficaz o problema, a atitude é esta: proibir e penalizar quem faz”, disse a carta aberta assinada pelas ONGs.

Carlos Umberto dos Santos, coordenador do Movimento Nacional da População de rua, disse que a prefeitura vai contra o objetivo dos voluntários.

“A gente está ajudando essas pessoas em desigualdade social. Eles precisam dessa alimentação, é o que sustenta o dia dessas pessoas. Viver na rua ninguém quer”, defendeu.

O que diz a prefeitura de Curitiba?

Em nota, a prefeitura explicou as razões do projeto, que ganhou o nome de Programa Mesa Solidária. Segundo a proposta, seriam feitas apenas mudanças na forma da distribuição de comida aos sem-teto.

Conforme a Prefeitura de Curitiba, tem que haver organização porque há descompasso no fornecimento das marmitas: em alguns momentos os alimentos são oferecidos em exagero e, em outros, faltam alimentos.

A distribuição dos alimentos sem controle é arriscada, conforme a prefeitura. A ideia é que, além de ser organizado, com cadastro dos grupos e ONGs de voluntários, haja o controle sanitário, com a distribuição em locais específicos.

A prefeitura defende que, quando há o fornecimento exacerbado, os resíduos deixados pelos sem-teto acabam atraindo vetores urbanos e pragas.
Além do manifesto das ONGs, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Paraná (OAB-PR) pediu esclarecimentos à prefeitura e também à CMC.

G1

Forças Armadas vão ajudar na vacinação no Brasil, diz ministro da Saúde

Sábado, 03 de Abril de 2021

Foto: Fepesil / TheNews2 / Agência O Globo

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou neste sábado, 3, que as Forças Armadas vão ajudar na ampliação da vacinação contra o coronavírus no Brasil. Queiroga afirmou que conversou sobre o tema com o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Defesa, general Braga Netto.

Segundo o ministro, o auxílio dos militares a estados e municípios se daria na “logística de distribuição de vacinas” e “através do corpo técnico da área de saúde (das Forças Armadas)”.

Queiroga afirmou também que o Instituto Butantan e a Fiocruz vão garantir 30 milhões de doses de vacinas para o mês de abril. O país usa os imunizante CoronaVac e a vacina de Oxford. O ministro declarou que a vacinação é a prioridade da pasta no combate à Covid-19 e que tem a meta de seguir vacinando um milhão de pessoas por dia no Brasil.

Queiroga conversou com a imprensa junto com a diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) no Brasil, Socorro Gross, depois de uma reunião virtual com o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom.

Veja

OPINIÃO DOS LEITORES

  1. Brasil é o 5° pais no mundo que mais comprou vacina só perde para nações que fabricam as vacinas já aprovadas!!

  2. Avança pra onde cara-pálida? Seu genocida recusou 100 milhões de doses ano passado!
    Mais de 330 mil pessoas já morreram… Se eu fosse você, teria vergonha de falar uma asneira dessas.

  3. Amigos esse povo delira, espuma e range os dentes, o melhor remédio são as urnas, eles já tomaram algumas doses, precisam de mais. A doença aí é feia.

  4. É zé gado. A medida que a vacinação avança seu desespero aumenta. Você torce pelo caos até as eleições. Essa falácia do “genocida” não passa disso.

  5. Parece piada né?
    O povo morrendo, mas os hospitais xiques das forças armadas não pode receber ninguém que não pertença ao seu clã…
    Hipócritas.
    Esses lindos hospitais ano passado, receberam mais de R$ 4 bilhões de reais.

Jornalista da Folha ataca cristãos em plena Páscoa

 Sábado, 03 de Abril de 2021


 

Amaldiçoados os que garantem execrar Lúcifer, mas não agem para aniquilá-lo, pois que são cúmplices no massacre de inocentes que se repete mês a mês, dia a dia há mais de um ano”, disse.

E continuou com as ofensas:

“Bem-aventurado o profeta, pois proclamou que ter fé é acreditar no que se sabe ser mentira.”
“...Desgraçado o apóstata que abjurou o Senhor e se fez batizar no rio Jordão pelo charlatão Everaldo, o seu cupincha ora preso por assalto às arcas do Estado e lavagem do vil metal em viagens a Israel. Abomináveis os que se dizem apolípticos para disfarçar que são de direita. Em verdade vos digo, os centuriões que sucederam Moreira César são brancos ferozes, exímios em matar negros de Havaianas –como no Haiti sob as botas de Augusto Heleno, Edson Pujol, Azevedo e Silva e Santos Cruz...” 
No Twitter, o jornalista Sílvio Navarro não deixou por menos e respondeu, objetivamente, às agressões:
“Felizes os que não leram esta coluna”.
  • Fonte: Jornal da Cidade Online

Bares, restaurantes e similares podem finalizar até 21h30 os atendimentos presenciais iniciados antes do toque de recolher, às 20h, segundo o decreto

 Sábado, 03 de Abril de 2021

Foto: Alex Régis

O novo decreto do Governo do Estado, que passa a valer a partir de segunda-feira (5), autoriza que bares, restaurantes e similares finalizem atendimentos em até 90 minutos após o início do toque de recolher, nos dias da semana.

Ou seja, estes estabelecimentos têm até as 21h30 para finalizar os atendimentos presenciais iniciados antes das 20h, não podendo receber novos clientes após o horário determinado para o toque de recolher.

Confira abaixo o trecho do decreto que prevê esta situação:

DO TOQUE DE RECOLHER

Art. 3º A partir do dia 05 de abril de 2021, fica restabelecido o “toque de recolher”, consistente na proibição de circulação de pessoas em todo o Estado do Rio Grande do Norte, como medida de diminuição do fluxo de pessoas em ruas e espaços públicos e consequente mitigação de aglomerações, nos seguintes termos:

I – aos domingos e feriados, em horário integral;

II – nos demais dias da semana, das 20h às 06h da manhã do dia seguinte.

§ 2º Em qualquer horário de incidência do toque de recolher, os estabelecimentos comerciais de qualquer natureza e prestadores de serviço poderão funcionar exclusivamente por sistema de entrega (delivery), drive-thru e take away.

§3º A partir do horário de início do toque de recolher previsto no inciso II do artigo 3º, os estabelecimentos de alimentação (bares, restaurantes e similares) poderão funcionar por 90 (noventa) minutos exclusivamente para encerramento de suas atividades presenciais, sendo vedado o atendimento de novos clientes.

§ 4º Aplicam-se aos restaurantes localizados no interior de hotéis e pousadas as mesmas regras dos demais estabelecimentos do ramo de alimentação, observado, durante a incidência do toque de recolher, a vedação do acesso a não hóspedes e a consumação restrita à unidade hoteleira (quarto ou apartamento).

Fonte: Blog do BG

Morre Agnaldo Timóteo, aos 84 anos, vítima da covid-19

Sábado, 02 de Abril de 2021

Foto: Sesc Piracicaba/Divulgação

O cantor Agnaldo Timóteo não resistiu às complicações decorrentes da Covid-19 e morreu neste sábado (3) no Rio. Ele tinha 84 anos.

Agnaldo estava internado desde o dia 17 de março na UTI do Hospital Casa São Bernardo, na Zona Oeste do Rio.

No último dia 27, Agnaldo precisou ser intubado para “ser tratado de forma mais segura” contra a doença.

“É com imenso pesar que comunicamos o FALECIMENTO do nosso querido e amado Agnaldo Timóteo. Agnaldo Timóteo não resistiu as complicações decorrentes do COVID-19 e faleceu hoje às 10:45 horas. Temos a convicção que Timóteo deu o seu Melhor para vencer essa batalha e a venceu! Agnaldo Timóteo viverá eternamente em nossos corações! A família agradece todo o apoio e profissionalismo da Rede Hospital Casa São Bernardo nessa batalha”, disse a família, em nota.

G1

OPINIÃO DOS LEITORES

  1. Era polêmico por essência e grande intérprete da nossa música romântica para uns ou brega para outros.
    Para muitos especialistas ele tenha como poucos uma excepcional dicção e um grande domínio da língua pátria nas suas interpretações.
    Que descanse em paz no reino dos céus.

Sisu abre inscrições para mais de 209 mil vagas em cursos superiores nesta terça-feira (6)

 Sábado, 03 de Abril de 2021

Foto: Shutterstock

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) começam nesta terça-feira (6) e vão até às 23h59 desta sexta-feira (9). Ao todo, serão ofertadas mais de 209 mil vagas para pessoas que desejam estudar em instituições de ensino superior públicas ou federais do Brasil. As inscrições podem ser feitas clicando aqui

Podem participar da seleção candidatos que prestaram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2020 e não tiraram nota zero na redação. Quem fez a prova na condição de treineiro está fora do processo.

A classificação é de acordo com o desempenho obtido nas provas. Para determinados cursos, algumas instituições exigem nota mínima para ingresso. As informações estão nos editais elaborados por cada universidade na adesão ao programa.

Para concorrer ao Sisu não há critério de renda familiar. A condição é imposta apenas para candidatos a vagas reservadas para pessoas de baixa renda, quando a opção é disponibilizada pela instituição de ensino.

Segundo cronograma divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), o resultado do Sisu será divulgado no dia 13 de abril.

Se aprovado, o aluno precisa ficar atento às instruções para não perder o prazo de matrícula na instituição.

Quem não for aprovado em nenhuma opção de curso ainda poderá se inscrever na lista de espera, que ficará disponível até o dia 19 deste mês.

CNN Brasil com informações de Agência Brasil

Com filas de até 4h, barreira sanitária em cidade do litoral paulista identifica 84 pessoas com Covid

 Sábado, 03 de Abril de 2021

Foto: João Mota/ TV Vanguarda

A barreira sanitária realizada na costa sul de São Sebastião, no Litoral Norte paulista, identificou 84 pessoas infectados com Covid-19 até o término da ação na sexta-feira (2). O balanço da fiscalização foi divulgado neste sábado (3) pela prefeitura, que adotou a medida para barrar visitantes infectados pelo coronavírus durante o período de feriado estendido na capital.

Com filas de veículos de até 4h para testagem no posto montado na Rio-Santos, foram testados 2,2 mil visitantes. Os que tiveram o teste de IgM positivo para coronavírus, que identifica os infectados que seguem em período de transmissão da doença, tiveram que retornar para a cidade de origem. Os que tinham o teste de IgG positivo eram orientados, mas podiam entrar na cidade.

São Sebastião foi a primeira cidade do Litoral Norte a anunciar colapso na rede de saúde. O anúncio foi feito após o anúncio de fase emergencial, quando a cidade passou cerca de uma semana com a UTI em capacidade máxima.

Segundo a prefeitura, neste sábado a cidade tem 40% de ocupação de leitos, mas permanece no limite de estoque de medicamentos para realizar Intubação e não está mais recebendo novos pacientes.

De acordo com a administração municipal, 20 pacientes já foram transferidos para o Hospital Regional do Litoral Norte. Segundo boletim epidemiológico mais recente até a publicação da reportagem, a cidade registrou 7.405 casos positivos da doença e 103 mortes.

G1

Contato : (84) 9604-4055

Contato : (84) 9604-4055