martins em pauta

segunda-feira, 22 de junho de 2026

[VÍDEO] Torcedora chama Lula de “ladrão” e grita “Lula fora” durante ao vivo da Globo

Segunda, 22 de junho de 2026

Imagens: Reprodução/Portal Anápolis Oficial

Durante a transmissão da partida entre Alemanha e Costa do Marfim, pela segunda rodada da Copa do Mundo, uma cena inesperada interrompeu momentaneamente o clima da cobertura esportiva.

A equipe da GE TV, da Globo, entrevistava torcedores alemães que acompanhavam o jogo no Brasil quando uma mulher apareceu no enquadramento.

Sem relação com a entrevista, ela fez críticas diretas ao presidente Lula (PT), chamando-o de “ladrão” e gritando “Lula fora” durante a transmissão ao vivo.

A fala surpreendeu os apresentadores e os demais torcedores que participavam da reportagem no momento.


VEXAME ECONÔMICO?: Brasil fica atrás de vizinhos na América Latina e dono da Havan alerta para “perda de competitividade”

Segunda, 22 de junho de 2026

Foto: Reprodução/Luciano Hang

O empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, afirmou que o Brasil está crescendo abaixo da média da América Latina ao comentar um ranking de projeções econômicas divulgado pelo Banco Mundial em abril.

Em publicação nas redes sociais, ele compartilhou um gráfico que coloca o Brasil na 14ª posição entre países da região, com crescimento estimado em 1,6%, atrás de Paraguai (4,4%), Panamá (3,9%), Guatemala (3,7%) e Argentina (3,6%).

“Olha só a posição do Brasil. Somos um dos maiores países do mundo em território, população, recursos naturais e potencial econômico. Mesmo assim, continuamos atrás de nações muito menores”, lamentou.

Em outro trecho, Hang criticou o ambiente econômico e a condução das políticas públicas:

“Eu viajo pelo mundo todo e percebo o quanto ainda temos para fazer. O Brasil tem tudo para liderar essa lista, mas precisamos controlar os gastos públicos, fortalecer a economia e incentivar quem produz. Infelizmente, no nosso país, muitas vezes quem trabalha, empreende e gera empregos acaba sendo punido por uma carga excessiva de impostos e burocracia”, disse.

O empresário também citou exemplos internacionais de reformas econômicas e segurança pública como El Salvador e Argentina, que, segundo ele ,enfrentavam enormes dificuldades e que decidiram mudar de rumo.

“El Salvador saiu de uma das maiores taxas de homicídio do mundo, e hoje os índices estão de 1 homicídio por 100 mil habitantes. Já a Argentina vem implementando reformas econômicas profundas para combater a inflação e recuperar a confiança dos investidores. Isso mostra que, quando existe coragem para enfrentar os problemas e fazer as mudanças necessárias, os resultados aparecem”, destacou Hang.

Segundo relatório do Banco Mundial sobre a América Latina e o Caribe, a Argentina aparece como destaque na região, enquanto Brasil e México enfrentam perda de dinamismo em meio a “condições financeiras internas restritivas, espaço fiscal limitado e incerteza em relação à política comercial”.

O organismo projeta crescimento de 3,6% para a Argentina em 2026, enquanto estima expansão de 2,2% para a economia brasileira.

O estudo também aponta que a região segue com crescimento “limitado”, com renda per capita praticamente estagnada em diversos países.

Sobre a Argentina, o relatório destaca o impacto de ajustes fiscais e reformas econômicas conduzidas pelo governo de Javier Milei.

Já em relação ao Brasil, o Banco Mundial cita entraves ligados a juros elevados, incertezas econômicas e restrição fiscal, que afetam crédito, investimentos e consumo.

[VÍDEO] Flávio Bolsonaro ironiza Lula e diz que “sobrou a linguiça” para o brasileiro

Segunda, 22 de junho de 2026

Imagens: Reprodução/Poder360

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à Presidência da República, afirmou neste sábado (20) que o trabalhador brasileiro não estaria conseguindo mais comprar carne no país.

Durante a declaração, ele disse que “sobrou a linguiça” para a população, em uma referência ao cenário econômico e ao consumo das famílias.

A fala também fez menção indireta à promessa feita em 2022 pelo presidente Lula (PT), quando afirmou que itens como picanha e cerveja estariam mais acessíveis.

Flávio Bolsonaro, senador pelo Rio de Janeiro, é filho do ex-presidente Jair Bolsonaro e tem sido um dos principais nomes da oposição no Senado.

A declaração foi feita em tom de crítica ao cenário econômico e à dificuldade de compra de alimentos básicos relatada por parte da população brasileira.

FRAUDE: Homem que amputou o próprio pé para tentar receber R$ 1,5 milhão em seguros é condenado; membro foi encontrado em mochila dele

Segunda, 22 de junho de 2026

Vanderley dos Santos Gomes deverá cumprir 720 horas de prestação de serviços à comunidade e efetuar o pagamento de prestação pecuniária no valor de R$ 7.590 — Foto: Arquivo pessoal

Um servidor público da Bahia foi condenado por estelionato após amputar o próprio pé e inventar uma falsa história de assalto e sequestro para tentar receber R$ 1,5 milhão em indenizações de seguros.

O caso ocorreu em 2019, mas a condenação transitou em julgado e começou a ser cumprida neste ano. A pena foi convertida em 720 horas de serviços comunitários e pagamento de R$ 7.590.

Segundo a investigação, o homem afirmou ter sido sequestrado, agredido e ter tido o pé amputado por criminosos. No entanto, a versão começou a ruir quando a polícia encontrou sua mochila a cerca de 350 metros do local onde ele foi socorrido.

Dentro da bolsa estavam todos os objetos que ele disse terem sido roubados, além do próprio pé amputado.

A Justiça também apontou outras inconsistências no relato. O servidor não conseguiu explicar detalhes da suposta agressão, não tinha inimigos nem houve pedido de resgate. Além disso, havia contratado quatro seguros de vida apenas seis semanas antes da amputação.

Perícias médicas concluíram que o ferimento não era compatível com a versão apresentada. Segundo os advogados das seguradoras, os laudos indicaram que a amputação teve características de procedimento planejado, incompatível com um ataque violento.

Para os magistrados, as provas demonstraram que o objetivo era obter indevidamente as indenizações das seguradoras, levando à condenação por estelionato.

Com informações de g1

Vorcaro procura novo advogado visando terceira proposta de delação premiada

Segunda, 22 de junho de 2026

Foto: reprodução

Familiares de Daniel Vorcaro procuraram, na última semana, escritórios de advocacia em Brasília em busca de um novo advogado para assumir a defesa do empresário e dono do Banco Master.

Segundo informações da CNN, a estratégia tem como objetivo avançar nas negociações de um acordo de delação premiada. Vorcaro prepara uma terceira proposta de colaboração após duas tentativas terem sido rejeitadas pela Polícia Federal e pela Procuradoria-Geral da República.

Pessoas próximas afirmam que a possibilidade de retorno à prisão levou o empresário a buscar reforço jurídico e acelerar as tratativas com as autoridades, de acordo com informações do blog da jornalista Larissa Rodrigues, da CNN Brasil.

Atualmente, a defesa é conduzida por Sérgio Leonardo, ex-presidente da OAB de Minas Gerais. Antes dele, Vorcaro já havia trocado de advogado em outras duas ocasiões.

De acordo com aliados, a nova proposta deverá incluir documentos e informações considerados mais consistentes. A expectativa é de que o material seja entregue à Polícia Federal nos próximos dias.

Nos bastidores, Vorcaro avalia que houve resistência das autoridades em relação ao conteúdo apresentado até agora. Já investigadores afirmam que qualquer eventual acordo dependerá da apresentação de informações relevantes, comprovadas e abrangentes.

Integrantes da Polícia Federal também demonstram cautela sobre a possibilidade de a nova proposta trazer elementos inéditos em relação às tentativas anteriores.


Lula é encurralado por André Mendonça e vergonhosamente "recua"

Segunda, 22 de junho de 2026




A medida representa um recuo em relação ao movimento iniciado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública para convocar de volta policiais federais cedidos a outros órgãos públicos. Conforme informações divulgadas pelo SBT News, o STF ficará temporariamente fora da lista de instituições que poderiam ser afetadas pela recomposição do efetivo da corporação.

Nos bastidores, integrantes do governo Lula afirmam que a permanência dos delegados no Supremo busca evitar impactos em investigações e análises processuais consideradas estratégicas. A avaliação é de que uma retirada imediata dos profissionais poderia comprometer a continuidade de trabalhos já em andamento.

A discussão teve início em abril, quando o Ministério da Justiça passou a revisar a situação de servidores da Polícia Federal que exercem funções fora da corporação. Oficialmente, a iniciativa foi apresentada como parte de um esforço para fortalecer o quadro operacional da PF, seguindo uma orientação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Entretanto, membros da Polícia Federal e do próprio Supremo interpretaram a movimentação de forma diferente. Entre as preocupações levantadas estava a possibilidade de afastamento do delegado Thiago Marcantonio Ferreira, assessor do gabinete do ministro André Mendonça desde 2025.

O delegado atua diretamente na análise de processos de grande repercussão, incluindo procedimentos relacionados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e investigações envolvendo o Banco Master. Sua eventual saída passou a ser vista como um dos principais pontos de tensão na discussão.

Além de Thiago Marcantonio Ferreira, outros quatro delegados da Polícia Federal permanecem cedidos ao STF. Eles exercem funções de assessoramento nos gabinetes dos ministros André Mendonça, Alexandre de Moraes e Luiz Fux.

Os ofícios encaminhados pelo Ministério da Justiça ao Judiciário solicitando o retorno de policiais federais ampliaram as especulações sobre os reais efeitos da medida. Nos bastidores, a iniciativa foi interpretada por alguns setores como uma possível tentativa de alterar a composição das equipes que atuam em investigações consideradas sensíveis.

Por outro lado, o governo sustenta que a decisão estava vinculada exclusivamente à necessidade de reforçar o efetivo da Polícia Federal em suas atividades institucionais. A justificativa, contudo, foi questionada pela Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF).

A entidade argumentou que o número de delegados cedidos a outros órgãos é reduzido quando comparado ao contingente total da corporação e, por isso, teria impacto limitado na capacidade operacional da Polícia Federal.

Com o recuo do Planalto, os delegados atualmente lotados no Supremo permanecerão em suas funções enquanto o tema segue sendo analisado internamente pelo governo e pelas instituições envolvidas.

Fonte: Jornal da Cidade Online

Bolsonaro entra em semana decisiva sobre manutenção de domiciliar; prazo de 90 dias vence na quarta-feira (24)

Segunda, 22  de junho de 2026

Foto: REUTERS/Mateus Bonomi

A prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) enfrenta questionamentos no STF (Supremo Tribunal Federal) a poucos dias do vencimento do prazo inicial de 90 dias, previsto para quarta-feira (24). A apreensão de uma arma registrada em seu nome colocou em dúvida a continuidade do regime concedido em março.

O recolhimento domiciliar humanitário foi autorizado após internação hospitalar para tratamento de broncopneumonia. Até então, a prorrogação era tida como possível, uma vez que não havia registros de descumprimentos significativos das condições impostas pelo Supremo.

Os desdobramentos do caso alteraram esse cenário. O principal dele foi a apreensão de uma pistola Glock, calibre 9 milímetros, registrada em nome de Bolsonaro, que estava em posse de um militar que atua no esquema de segurança do ex-presidente. A justificativa apresentada pelo militar durante a abordagem foi de que estaria levando o armamento para manutenção.

Na sexta-feira (19), o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso do STF, autorizou a PCDF (Polícia Civil do Distrito Federal) a colher o depoimento do ex-presidente Jair Bolsonaro sobre a arma.

A oitiva foi agendada para a próxima terça-feira (23), às 15h. Ao contrário da sugestão inicial da Polícia Civil, que havia acenado com a possibilidade de uma videoconferência, o ministro determinou que o ato seja realizado de forma presencial no endereço onde o ex-presidente cumpre a prisão domiciliar, em Brasília.

No despacho, Moraes assinalou que a modalidade presencial é obrigatória, visto que Bolsonaro tem restrição legal vigente para o uso de comunicações eletrônicas.

Além de marcar o depoimento, o ministro também abriu um prazo de 48 horas para que os advogados de Bolsonaro prestem esclarecimentos sobre as condições de cumprimento da prisão humanitária, concedida em março após internação por broncopneumonia.

A defesa deverá comprovar se houve a contratação de um profissional da área de saúde para o acompanhamento noturno do ex-presidente.

Os advogados também precisarão confirmar a informação de que os agentes de segurança oficiais cedidos a Bolsonaro por sua prerrogativa de ex-mandatário são dispensados diariamente no período da noite.

Na sexta-feira (19), o vice-líder do governo na Câmara, deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), protocolou mais uma petição no STF pedindo a revogação imediata da prisão domiciliar e o retorno de Bolsonaro ao sistema prisional.

CNN Brasil

Soraya se encontra com petistas, diz "estou com vocês" e é escorraçada (veja o vídeo)

Segunda, 22 de junho de 2026

Em encontro com petistas ela foi escorraçada.

Mesmo dizendo "estou com vocês", a senadora foi xingada por militantes.

Veja: 

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643