martins em pauta

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

Trapalhadas de Biden podem arrastar a China para a guerra na Ucrânia

Quinta, 23 de Fevereiro de 2023

Quando Donald Trump era presidente, a imprensa americana (e brasileira) passou quatro anos – de 2017 a 2021 – acusando-o de ‘genocida’ e que inevitavelmente ele envolveria os Estados Unidos numa guerra sangrenta.

Trump enquadrou a Coreia do Norte, fez a China recuar na sua guerra comercial e Putin ficou quatro anos sem invadir um terreno sequer de qualquer país, tudo isso sem disparar nenhum tiro.

Bastou Biden assumir para arrastar os EUA para um conflito caríssimo, sem sentido para os americanos e aparentemente sem saída. Como se o cenário na guerra entre Ucrânia e Rússia não fosse ruim o bastante, agora outra superpotência ameaça se envolver, a China.

Numa entrevista a rede de TV americana, CBS, Antony Blinken secretário de Estado dos EUA, advertiu neste domingo (19), que a China se prepara para  fornecer armas e munições para a Rússia.

“Há vários tipos de assistência letal que eles estão ao menos contemplando providenciar, incluindo armas”, disse em entrevista à CBS, acrescentando que a Casa Branca deve divulgar mais detalhes em breve. “Até o momento, empresas chinesas […] forneceram apoio não letal à Rússia para uso na Ucrânia. Agora estamos preocupados com a informação de que eles estão considerando fornecer apoio letal”.

Blinken se encontrou com o principal diplomata chinês, Wang Yi, em Munique e manifestou “profunda preocupação dos Estados Unidos sobre a possibilidade de a China fornecer armas letais à Rússia”.

Nesse encontro na Alemanha, o secretario de estado americano teria cobrado que Pequim parasse de ajudar a Rússia a se esquivar das sanções econômicas impostas pelos EUA e a União Europeia. A China tem comprado muito petróleo russo por U$ 60 dólares o barril, 30% menos que o preço no mercado internacional, que está próximo U$ 85 dólares o barril. 

Aliás não é só a China, outro mega-consumidor, a Índia também está se esbaldando no barato petróleo russo. Até agora os Governo Biden gastou U$ 54 bilhões de dólares (cerca de 270 bilhões de reais) em apoio financeiro e militar à Ucrânia. Algo que enfurece o contribuinte americano, enquanto a inflação americana bate recordes.

E o governo Biden quer envolver todo mundo nessa sua cruzada maluca contra a Rússia, eles têm pressionado Lula para que ceda munições de canhão para abastecer tanques alemães que serão doados à Ucrânia.

Esse é o presidente americano que os esquerdistas diziam que ia trazer paz para o mundo...

da Redação / Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643