martins em pauta

sábado, 9 de setembro de 2023

VÍDEO: Protesto causa grande engarrafamento na Ponte Newton Navarro

Domingo, 09 de setembro de 2023

Um protesto realizado por moradores da Redinha deixou o trânsito lento, causando engarrafamento no trecho que dá acesso e também na Ponte Newton Navarro, no sentido zona sul, neste sábado (9), em Natal.

O manifestantes protestam contra o atraso das obras do Complexo Turístico da Redinha, que também contemplam a construção do novo Mercado Público da Redinha, local de onde muitas famílias trabalham e obtém o sustento.

OPINIÃO DOS LEITORES

  1. O que vem acontecendo com esses protestos sem futuro na ponte Newton Navarro, só faz atestar a falta de autoridade no município de Natal e no estado do RN, ou seja, a polícia militar totalmente submissa a baderna, pois os seus comandantes estão mais para meninos de receado do autoridades constituídas para manter a lei e a ordem.

  2. A pessoa se mata de trabalhar a semana toda e quando chega sábado, ter que aguentar esse bando de vagabubdo safado atrapalhando a vida dos outros….vá protestar na porta da casa dos políticos…..cambada de vagabundos

Lula diz que Putin não será preso se vier ao Brasil, apesar de ordem do Tribunal Penal Internacional

Domingo, 09 de setembro de 2023

Foto: Reuters

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste sábado (9) que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, não vai ser preso caso visite o Brasil. O russo é alvo de um mandado de prisão emitido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) por crimes de guerra cometidos na Ucrânia. O Brasil é signatário do estatuto que criou a Corte e, portanto, precisa cumprir as ordens expedidas pela instituição.

“Eu posso dizer que, se eu for presidente do Brasil e ele for ao Brasil, não há por que ele ser preso. Ele não vai ser preso”, afirmou Lula em entrevista a um canal de notícias da Índia. O presidente está no país asiático para participar da cúpula do G20 — grupo das 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia.

O presidente foi alertado de que o Brasil é signatário do Estatuto de Roma, que instituiu o Tribunal Penal Internacional, mas disse que Putin só vai ser preso caso haja autorização do governo brasileiro.

“Ninguém vai desrespeitar o Brasil. Se você prender alguém no Brasil sem a autorização do governo, você não vai estar respeitando o Brasil. As pessoas têm que levar a sério o Brasil e a sua independência”, afirmou Lula.

O presidente brasileiro falou sobre Putin ao ser questionado se espera que o colega russo vá ao Brasil no ano que vem para a cúpula do G20, que deve ser realizada no Rio de Janeiro. O chefe do Executivo federal comentou que conta com a presença de Putin, que ele será bem-vindo e encontrará um ambiente pacífico.

“Antes da cúpula do G20 [em 2024], vamos ter a cúpula do Brics na Rússia, e eu vou ao Brics. Acredito que o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, também vai, que o presidente da China, Xi Jinping, também vai. E eu espero que eles venham ao G20”, comentou.

 R7, por Augusto Fernandes

OPINIÃO DOS LEITORES

  1. Sem dúvida alguma, paraíso para criminosos é aqui. Quando não é nossa lei ou a justiça que lhes garante a liberdade, é o próprio cidadão que se encarrega de escolhê-los como seu representante, possibilitando que os mesmos permaneçam ad eternun impunes.

Número de mortos em terremoto sobe para mais de 1.300, diz governo do Marrocos

Domingo, 09 de setembro de 2023

Foto: Fadel Senna/AFP

O número de mortos no terremoto que atingiu o Marrocos na noite desta sexta-feira chegou a 1.305, de acordo com o Ministério do Interior do país. O número de feridos aumentou para 1.832 e inclui 1.220 pessoas que estão em estado grave, de acordo com o comunicado divulgado na tarde deste sábado.

O forte abalo sísmico de sexta-feira, que ocorreu às 23h11 (horário local) a 18,5 km de profundidade e com epicentro na Cordilheira do Atlas, a 71 km a sudoeste de Marrakech, atingiu as medinas densamente povoadas da cidade turística e principalmente seu interior rural montanhoso e de difícil acesso, onde construções de barro tremeram, racharam e desabaram.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, “não há, até o momento, notícia de brasileiros mortos ou feridos”.

O Marrocos declarou neste sábado três dias de luto nacional após o forte terremoto que abalou o país. “Decidimos um luto nacional de três dias, com bandeiras a meio mastro em todos os edifícios públicos”, afirmou a casa real em comunicado, publicado pela agência marroquina MAP, após uma reunião presidida pelo rei Mohamed VI.

O tremor provocou o desabamento de vários edifícios, principalmente nas províncias e municípios de Al-Haouz, Tarundant, Chichaoua, Ouarzazate e Marrakech, uma popular cidade turística com 840 mil habitantes. As mulharas históricas da cidade, primeiramente construídas no início do século 12, ficaram danificadas.

O terremoto foi sentido até na capital Rabat, a centenas de quilômetros de distância, em cidades costeiras como Casablanca ou Essaouira e mesmo em várias províncias do oeste da vizinha Argélia, onde as autoridades descartaram danos ou vítimas.

O Globo

Deputado Estadual Hermano Morais sofre aneurisma em Recife

Domingo, 09 de setembro de 2023

Foto: reprodução/Instagram

O deputado estadual Hermano Morais sofreu um aneurisma neste sábado (9). Ele está em Recife, e passa por exames em um hospital da capital pernambucana para entender a complexidade do quadro e saber se o tratamento será realizado com medicamentos ou se será necessário passar por um procedimento cirúrgico.

Fica a nossa torcida e energia positiva para que Hermano saia dessa o mais rápido possível.



Ministro do STJ revoga preventiva de homem preso com 385 gramas de maconha

Domingo, 09 de setembro de 2023

As medidas alternativas se mostram mais adequadas do que a prisão preventiva nos casos de pessoas flagradas em posse de pouca quantidade de drogas, e quando o crime imputado a elas não tiver sido cometido com uso de violência ou grave ameaça a terceiro.

Com esse entendimento, o ministro Sebastião Reis Júnior, do Superior Tribunal de Justiça, acolheu recurso em Habeas Corpus e determinou a substituição da prisão preventiva por medidas alternativas a ela em favor de um homem preso no estado de São Paulo por suposta prática de tráfico de entorpecentes.

De acordo com os autos, o homem foi detido portando um “tijolo” de 385 gramas de maconha comprado no Mato Grosso do Sul. Diante disso, o juízo da 3ª Vara Criminal de Andradina (SP) entendeu que a quantidade de droga — com a qual, segundo um perito, seria possível fazer mais de 700 cigarros de maconha — apontava para a prática de tráfico.

“Note-se que a quantidade de droga apreendida não pode servir, por ora, para afastar a capitulação legal inicialmente dada aos fatos”, escreveu o juiz ao decretar a prisão cautelar do homem — que impetrou Habeas Corpus contra a medida, mas teve seu pedido negado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP). A defesa, então, recorreu ao STJ.

No pedido, foi alegado que os 385 gramas de maconha não podem ser considerados quantidade grande o bastante para decretar a prisão preventiva. Além disso, a defesa sustentou que não houve fundamentação suficiente para a imputação de “transporte interestadual” de droga.

Justiça Potiguar / Blog do BG


Uso de cigarro eletrônico pode impedir o funcionamento do sistema imunológico, aponta estudo

Segundam 10 de setembro de 2023

Foto: Eva Hambach/AFP

Pesquisadores da Universidade de Birmingham, na Inglaterra, descobriram que a inalação do vapor de um cigarro eletrônico, mesmo a exposição moderada, pode impedir o funcionamento normal das células imunológicas capazes de enfrentar doenças.

Segundo os cientistas, a fumaça do cigarro eletrônico pode danificar os neutrófilos, a primeira linha de defesa do sistema imunológico humano. Pesquisas anteriores mostraram que os danos causados aos neutrófilos pelo tabagismo podem levar a danos pulmonares a longo prazo.

Para o estudo, os pesquisadores coletaram amostras de sangue de doadores saudáveis que nunca fumaram ou vaporizaram. A equipe então expôs neutrófilos retirados do sangue a 40 baforadas de vapor sem sabor — o que estudos anteriores mostraram ser uma baixa exposição diária. Metade das amostras foram expostas a vapor contendo nicotina, enquanto o restante a alternativas sem nicotina.

Tanto o grupo da nicotina como no dos não-nicotínicos, os neutrófilos permaneceram vivos, mas ficaram estáticos no lugar, sem capacidade de lutar contra possíveis ameaças.

“Os cigarros eletrônicos são uma ferramenta comprovada e de menor dano para ajudar os fumantes a pararem de fumar, mas nossos dados se somam às evidências atuais de que os cigarros eletrônicos não são inofensivos e destacam a necessidade de financiar estudos de longo prazo sobre vapers”, diz Aaron Scott, professor associado de ciências respiratórias da Universidade de Birmingham e principal autor do estudo.

Outras experiências com neutrófilos expostos ao vapor do cigarro eletrônico sugerem que o acúmulo de um microfilamento dentro das células, que são incapazes de se reorganizar adequadamente, está causando a supressão da função normal das células.

Chamada de actina, ela é geralmente encontrada como pequenos filamentos dentro das células e se reorganizam em uma rede para ajudar a célula a mudar sua forma. Esta função é usada pelos neutrófilos para que possam se mover e cercar as ameaças para destruí-las.

A equipe observou que havia altas concentrações do filamento F-actina nos neutrófilos que foram expostos ao vapor do cigarro eletrônico, contendo ou não nicotina. O acúmulo de F-actina resultou em células imunológicas menos capazes de se mover e funcionar normalmente.

“Os neutrófilos normalmente protegem os pulmões movendo-se do sangue para o local de possíveis danos antes de usar uma série de funções de proteção para proteger os pulmões. O impacto observado que o vapor do cigarro eletrônico teve em sua mobilidade é, portanto, de preocupação significativa e, se isso acontecesse no corpo, faria com que aqueles que usam regularmente cigarros eletrônicos apresentam maior risco de doenças respiratórias”, afirmou David Thickett, professor de medicina respiratória da Universidade de Birmingham e coautor do artigo.

Pix bate novo recorde com 152,7 milhões de transações em um único dia

Sábado, 09 de setembro de 2023

Foto: Adriano Ishibashi / FramePhoto / Agência O Globo

O número de transações por Pix bateu um novo recorde na quarta-feira, foram registradas 152,7 milhões de transações em um único dia. O resultado foi divulgado nesta sexta-feira (8) em nota divulgada pelo Banco Central. O último recorde foi no dia 4 de agosto, com 142,4 milhões de transações.

“Os números reforçam a forte adesão de pessoas e empresas ao Pix, meio de pagamento lançado pelo BC em novembro de 2020”, diz a nota do BC.

O Banco Central destacou ainda que o principal fator para o crescimento mais recente foram as transações de pessoas físicas para pessoas jurídicas. A nova adesão se somou ao crescimento inicial do Pix entre pessoas físicas.

“A maturação do Pix, a conveniência no seu uso e o desenvolvimento de soluções de integração pelo mercado estão permitindo uma maior diversificação nos casos de uso, aumentando sua importância no bom funcionamento da economia nacional”, afirma.

Mulher de apenas 26 anos é assassinada impiedosamente por dupla de criminosos

 Sábado, 09 de Setembro de 2023

Uma mulher de 26 anos foi assassinada com vários tiros na noite desta quinta-feira (07), em Juína, Mato Grosso.

A vítima foi identificada como Natália Emidia de Carvalho. 

Ela foi baleada na cabeça, braço, e região pélvica.

Conforme o boletim de ocorrência, dois homens, ainda não identificados, se aproximaram da vítima e atiraram várias vezes.

Testemunhas contaram aos policiais que a dupla fugiu logo após o crime.

Foi verificado que próximo ao local há estabelecimentos com câmeras de segurança que certamente irão auxiliar a polícia na identificação dos criminosos.

A polícia confirmou que a vítima possuía passagens criminais por posse de droga, tráfico de drogas e abandono de incapaz.

A Polícia Civil e a perícia estiveram no local para as providências cabíveis.

Os policiais seguem em diligências para identificar e prender os autores do crime.

A lição de Tarcísio em Lula (veja o vídeo)

 Sábado, 09 de setembro de 2023

O desfile do 7 de setembro em Brasília foi o mais vergonhoso da história...

Lula promoveu um verdadeiro fiasco.

Acenou para o nada, comeu jabuticaba, viu Janja fazer o 'L' e assistiu sua enorme impopularidade se materializar bem na sua frente.

O governo de São Paulo Tarcísio de Freitas, com apenas um vídeo, aplicou uma lição no petista.

Em suas redes sociais, ele escreveu:

"A independência foi proclamada 201 anos atrás, às margens do Ipiranga, em São Paulo. 
Hoje é dia de celebrar esta data, de relembrar o sacrifício dos nossos antepassados que nos legaram um território continental, a unidade de língua, o verde-amarelo e a esperança que nunca morre. 
A esperança de ver nosso País caminhar na direção da liberdade, da justiça social e da prosperidade. 
Viva o Brasil!"

Confira:

  • Fonte: Jornal da Cidade Online

Novo salário mínimo, pisos e avanço das emendas vão consumir 86% do espaço extra para gastos em 2024

Sábado, 09 de setembro de 2023

Foto: reprodução

Apenas quatro itens vão consumir 86% do espaço adicional para gastos em 2024, estimado em R$ 129 bilhões. Nessa lista estão a nova fórmula de correção do salário mínimo, que puxa para cima as despesas previdenciárias e os benefícios sociais; o novo piso dos investimentos; a volta dos pisos constitucionais da Educação e da Saúde; e o crescimento das emendas parlamentares impositivas, aquelas que são de execução obrigatória.

O secretário-executivo do Ministério do Planejamento e Orçamento, Gustavo Guimarães, que esteve na linha de frente da elaboração da peça orçamentária de 2024, disse ao Estadão que o governo ficou com pouca margem de manobra. “A ampliação das despesas foi quase toda consumida por esses aumentos. E aí, os outros ministérios ficaram limitados”, afirma.

Segundo Guimarães, o avanço dessas despesas obrigatórias foi um dos motivos que levaram o governo a não prever reajuste para os funcionários públicos em 2024 – decisão que pode ser revista ao longo do próximo ano caso a equipe econômica consiga colocar de pé um plano de corte de gastos.

Com aprovação do novo arcabouço fiscal e o fim do antigo teto de gastos, os pisos constitucionais, que representam a aplicação mínima de recursos nas áreas de saúde e educação, passam a ter uma correção atrelada à receita: 15% da Receita Corrente Líquida (RCL) para a saúde e 18% da Receita Líquida de Impostos (RLI) para a educação. Durante a vigência do teto, essas despesas eram corrigidas apenas pela inflação.

O secretário alerta que a pressão dos pisos sobre as demais despesas seguirá no médio e longo prazos e diz que esse tema, inevitavelmente, terá de ser rediscutido para que o crescimento desses gastos em velocidade maior do que as demais despesas não comprima o espaço fiscal das demais áreas do governo. É que enquanto os pisos seguem as receitas as outras despesas do orçamento só podem crescer de um ano para outro até 70% da variação da arrecadação, limitado a uma alta real de 2,5%.

“São duas rubricas das mais importantes (saúde e educação). Agora, a regra tem que continuar a mesma? Tem que ser pró-cíclica? Faz sentido as outras políticas perderem espaço? O debate tem de vir”, afirma.

Já o piso para investimento foi incluído na regra do novo arcabouço fiscal para garantir que esse tipo de gasto não seja sacrificado num cenário de restrição fiscal. Para a política de valorização do salário mínimo, o governo adotou uma diretriz de garantir ganho real (acima da inflação). Uma determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Dos quatro itens despesas que mais consumiram o espaço fiscal no orçamento de 2024, o que teve mais peso foi a recomposição dos pisos da saúde e educação, com incremento de R$ 58,8 bilhões. O impacto da correção do salário mínimo foi de R$ 39,2 bilhões, conforme dados do Ministério do Planejamento e Orçamento. As emendas impositivas aumentaram R$ 8,7 bilhões e o piso do investimento subiu R$ 3, 9 bilhões no projeto de orçamento enviado ao Congresso no final de agosto.

Estadão Conteúdo

FOTOS: Mulher morre afogada após carro cair dentro de piscina de casa no litoral de SP

Sábado, 09 de setembro de 2023

Foto: Mozartn Dias/TV Tribuna

Foto: Reprodução/ Plantão Guarujá

Uma mulher, de 22 anos, morreu afogada após um carro cair dentro de uma piscina em Guarujá, no litoral de São Paulo, nesta sexta-feira (8). Segundo apurado pelo g1, outras duas mulheres estavam no veículo, mas conseguiram se salvar.

Segundo a Polícia Militar, o caso aconteceu por volta das 13h, em uma casa alugada localizada na Avenida do Bosque, no Balneário Praia do Pernambuco. Ainda não há informações sobre o motivo da queda do carro na piscina.

Na imagem, cedida à reportagem pela página ‘Plantão Guarujá’, é possível ver o veículo com a parte do teto para baixo, parcialmente submerso na piscina.

O g1 apurou que a jovem era uma das passageiras no carro. As duas outras mulheres conseguiram sair do veículo após o acidente. Elas foram conduzidas à Delegacia Sede de Guarujá para prestar depoimento.

A Prefeitura de Guarujá informou, por meio de nota, que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e, em apoio ao Corpo de Bombeiros, prestou os primeiros atendimentos à vítima.

De acordo com o município, a jovem ficou submersa dentro do veículo e estava em parada cardiorrespiratória. Após ser retirada do carro, a equipe realizou as manobras de reanimação, mas a vítima acabou indo a óbito no local. A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) informou estar apurando o ocorrido.

PGR se manifesta contra delação de Mauro Cid com a PF

Segunda, 10 de setembro de 2023

Foto: Leonardo Prado/PGR/Divulgação

A Procuradoria-Geral da República se manifestou contra o fechamento de um acordo de delação premiada entre a Polícia Federal e o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Para a PGR, porém, é prerrogativa do MPF celebrar esses acordos. Aras publicou uma mensagem nas redes sociais em que disse que a PGR “não aceita delações conduzidas pela Polícia Federal”.

A manifestação de Aras acontece logo depois de o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, homologar o acordo de delação sugerido por Cid.

LEIA MAIS: STF homologa delação premiada e concede liberdade provisória a Mauro Cid

VEJA TAMBÉM: Ao conceder liberdade a Cid, Moraes cancela passaportes, suspende porte de arma e o afasta do Exército; veja detalhes da decisão

Com informações de O Globo e O Antagonista

Na CPI das ONGs, respeitado professor universitário dá a declaração mais chocante sobre a Amazônia dos últimos anos

Sábado, 09 de Setembro de 2023

A CPI das ONGs ouviu o professor da Universidade Federal de Alagoas Luiz Carlos Molion sobre a influência da Amazônia para o regime de chuvas e para o clima na América do Sul e no planeta.

Segundo ele, na “hipótese absurda de se desmatar toda a Amazônia, o que levaria cerca de 600 anos na taxa atual, o clima global não seria afetado".

O professor disse que a fonte de umidade para regiões fora da Amazônia não é a floresta, e sim o Oceano Atlântico tropical.

Molion contestou artigo publicado pelo Vaticano em que a Amazônia é apontada como responsável pela distribuição das chuvas no continente. De acordo com ele, não há base científica para tal afirmação.

"Não vem umidade nenhuma da Amazônia, porque, se fosse ela a fonte de umidade, ela secaria e se transformaria num deserto ao longo dos milhares de anos. Quer dizer, isso é a prova por absurdo de que ela está perfeitamente em equilíbrio e, portanto, a umidade vem do Oceano Atlântico", disse o professor, que é PhD em meteorologia com pós-doutorado em hidrologia de florestas.

Em sua apresentação, ele buscou demonstrar que fenômenos meteorológicos, como o El Niño, são os principais causadores das variações climáticas intensas, como as fortes secas no Nordeste e no Sudeste do Brasil, e que vêm ocorrendo historicamente.

Para Molion, o problema do desmatamento na Amazônia já foi mais grave no passado. Segundo ele, dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) indicam que em 1995 foram desmatados 30 mil quilômetros quadrados em um ano. Outros 25 mil teriam sido perdidos entre 2003 e 2004. Atualmente, o desmatamento está em torno de 10 mil quilômetros quadrados e seria impossível, afirmou o professor, chegar a um ponto sem volta na destruição da floresta.

"O bioma amazônico tem 5,5 milhões de quilômetros quadrados [de floresta]. Então, dividam 5,5 milhões por 9 mil e vocês vão ver que desmatar a Amazônia sem permitir crescimento de volta é impossível, levaria 600 anos. Então é impossível isso e nós sabemos que a floresta se recupera rapidamente. Quantos trechos da Transamazônica que não estavam sendo usados foram tomados pela floresta de volta?"

Molion também classificou o mercado de carbono como "uma solução para um problema que não existe" e disse que a mídia não destaca com a mesma intensidade o desmatamento em países como Canadá, Rússia e Noruega.

O presidente da CPI das ONGs, senador Plínio Valério (PSDB-AM), elogiou a palestra do convidado na audiência pública e condenou o que chamou de "hipocrisia com relação ao Brasil".

"Se isso aqui fosse um palco, eu diria que o senhor deu um show. Mas isso aqui é uma CPI do Senado Federal, então o senhor acaba de dar uma aula. Uma aula a todos nós e aos brasileiros que assistem, principalmente se contrapondo a esta hipocrisia global que existe em relação ao clima", afirmou o parlamentar, que no início da audiência fez breve relatório da diligência da CPI a São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas.

O relator da CPI, Marcio Bittar (União-AC), afirmou que, por meio das ONGs, países como a Inglaterra e os Estados Unidos fazem uma nova forma de dominação e colonização político-econômica, controlando financiamentos e pressionando países a criar e ampliar reservas ambientais. Bittar disse que as ONGs financiadas por esses países não passam por eleição nem por fiscalização dos tribunais de contas e do Ministério Público.   

"Quantos mitos foram criados? A Amazônia ia se desertificar. Esqueceram disso. Depois, a Amazônia era o pulmão do mundo. Esqueceram disso. Agora, a Amazônia produz chuva. Se nós mexermos na Amazônia, vai faltar chuva no Nordeste. Vai até o mito de que a água pode acabar", disse Bittar, autor do requerimento para a audiência.

Para o senador Mauro Carvalho Junior (União-MT), as ONGs escondem interesses comerciais por trás de narrativas sobre a preocupação ambiental.

"É muito triste a gente ver esses interesses se sobrepondo realmente, com narrativas que não são verdadeiras, interferindo na vida de todo cidadão brasileiro, de todo cidadão que habita este planeta."


Fonte: Jornal da Cidade Online 

“Quem diria que Ana Moser ia levar uma 'cortada' de Lula”, ironiza analista político (veja o vídeo)

Sábado, 09 de Setembro de 2023

Para atender ao Centrão, Lula demitiu Ana Moser do Ministério dos Esportes.

Durante participação no programa Hora Notícia, o analista político e ex-deputado federal Coronel Tadeu ironizou o caso, lembrando da carreira de Ana Moser como jogadora de vôlei:

“Quem diria que Ana Moser, de cortadas vitoriosas, tomaria uma bela cortada do presidente da República e fosse sacada do Ministério dos Esportes. 
É a segunda vítima, já tivemos Daniela Ribeiro, que comandava o Ministério do Turismo e foi afastada, e agora a segunda mulher, Ana Moser, que cede espaço para o Centrão. 
É difícil para o Centrão, e falando especificamente do Republicanos, que tem uma pauta ‘conservadora’, pelo menos se diz conservador, apoiar um governo progressista, como o do PT, o preço é caro! 
Não é só emendas extras, tem que vir ministério, e ministério com dinheiro”, frisou, em entrevista à jornalista Katiuscia Sotomayor. 

Veja o vídeo:

  • Fonte: Jornal da Cidade Online

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643