martins em pauta

sábado, 30 de setembro de 2023

Primeiras informações após cirurgia de Lula são divulgadas

 Sábado, 30 de setembro de 2023

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está acordado e se recupera bem da cirurgia para restauração da articulação no quadril direito, à qual foi submetido nesta sexta-feira (29), em Brasília.

A informação foi dada pela equipe médica de Lula, em coletiva de imprensa após a operação.  

"O procedimento transcorreu sem intercorrências, o presidente já se encontra acordado, indo para a recuperação pós-anestésica. Nas próximas horas, o presidente irá para um apartamento, um quarto normal, não necessitando de semi-intensiva nem de UTI [unidade de terapia intensiva]", afirmou o cardiologista Roberto Kalil Filho, médico que acompanha Lula há vários anos.

Segundo ele, o petista já está conversando, após a sedação, e se alimentará nas próximas horas.

Lula tem artrose na cabeça do fêmur do quadril direito, que é um desgaste na cartilagem que reveste as articulações, o que causa dores e até limitações de movimento, por causa do atrito entre os ossos. Nos últimos meses, o presidente vinha se queixando de dores com mais frequência. A cirurgia consiste na colocação de próteses em substituição ao osso tanto da cabeça do fêmur, quanto da cavidade óssea (acetábulo) onde ele se encaixa, restituindo a capacidade de articulação e movimentação da perna e do quadril.  

A cirurgia foi realizada na unidade de Brasília do Hospital Sírio-Libanês e Lula foi submetido à anestesia geral, um procedimento padrão nesse tipo de operação. A expectativa é que Lula permaneça internado no hospital até a próxima segunda (2) ou terça-feira (3), a depender da evolução da recuperação inicial pós-cirúrgica.

Segundo o médico ortopedista Giancarlo Polesello, especialista responsável pela cirurgia no quadril de Lula, ele deve se exercitar, tentar ficar de pé e caminhar já nos primeiros dias.

"Desde que o paciente consiga, esteja consciente, recupere sua força muscular, é desejável que se retire o paciente da cama o mais rapidamente possível. Se isso for conseguido, amanhã cedo a gente deve conseguir isso, porque ele acordou muito bem, já está conversando, está com força dos membros inferiores bastante útil. Provavelmente, [o presidente] começará fazendo exercícios ativamente na cama, depois tentamos deixar ele sentado na cama e, assim, sucessivamente até que ele consiga sair da cama, fique em pé, dê os primeiros passos. Ele poderá pisar com toda a força no chão", assegurou.

Nessa primeira fase, segundo o médico, Lula deverá usar andador e muletas para ajudar no equilíbrio até que consiga ficar em pé e caminhar plenamente.

O petista deve sentir algumas dores da operação por até duas semanas, informou Polesello. O prognóstico é que em até 6 semanas, cerca de um mês e meio, ele já esteja em plenas condições de retomar uma agenda intensa, inclusive com viagens.  

Após a alta hospitalar, Lula vai para o Palácio da Alvorada, residência oficial, de onde despachará ao longo das próximas semanas. Lula deverá fazer sessões de fisioterapia e exercícios específicos. A assessoria da Presidência também informou que Lula não fará nenhuma viagem no período de quatro a seis semanas após a cirurgia.

O próximo compromisso internacional deve ser a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, no fim de novembro, seguida de uma visita à Alemanha, em 4 e 5 de dezembro. Segundo os médicos, ele terá plenas condições de cumprir esses compromissos.

Cirurgia nas pálpebras

Além da cirurgia no quadril, Lula passou por um procedimento nas pálpebras, a blefaroplastia, que consiste na remoção do excesso de pele na região, que dá um aspecto de pálpebra caída.

Segundo o médico Kalil Filho, a cirurgia não foi informada previamente porque dependia do sucesso da operação no quadril. Segundo ele, a artroplastia no quadril começou pontualmente às 12h e terminou às 13h13. Após a preparação da sala e troca de equipes, o presidente passou pela blefaroplastia, que durou das 15h às 16h16. O segundo procedimento foi realizado pela médica oftalmologista Eliane Forno.  

"Não estava certo que ele iria fazer nenhum tipo de procedimento. Após o final da cirurgia ortopédica, respondeu muito bem à cirurgia e à anestesia, se aproveitou e fez essa correção", justificou Kalil.

A recuperação dessa operação também é considerada simples, de acordo com o médico.

Fonte: Jornal da Cidade Online

Governador do Rio toma atitude drástica e anuncia operação contra facção criminosa na Maré

Sábado, 30 de setembro de 2023

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, anunciou nesta sexta-feira (29) uma operação contra a facção criminosa que atua no Complexo da Maré.

A ação deverá contar com a participação de homens da Força Nacional de Segurança e da Polícia Rodoviária Federal, no entorno do conjunto de favelas da zona norte da capital.

O pedido para usar agentes da Força Nacional de Segurança na ação já foi feito pelo governador, mas ainda não foi divulgada uma data para o envio da tropa, que depende de autorização do governo federal. 

A Operação Maré é resposta a uma investigação da Polícia Civil que captou, com o auxílio de drones, imagens de criminosos armados treinando táticas de guerrilha dentro de um centro de lazer no complexo de favelas. 

“Não haverá uma ocupação, serão incursões e asfixia a essas atividades criminosas”, disse Castro. 
“Será uma operação baseada no que a inteligência disser que tem que ser feito, com os equipamentos necessários e com a integração necessária. Sobretudo com muito uso de tecnologia. E estamos criando um comitê permanente integrado, para que as inteligências [estaduais e federais] possam trocar informações”. 

A ação também envolverá o cumprimento de mandados de prisão já que, segundo o governador, vários suspeitos de envolvimento com o grupo criminoso que controla a venda de drogas na Maré estão sendo indiciadas e caberá ao Ministério Público pedir sua prisão.

“Na hora em que saírem esses mandados, haverá forças-tarefas para o cumprimento deles”. 

Castro explicou ainda que a Operação Maré poderá envolver ações em outros territórios do estado do Rio.

Fonte: Jornal da Cidade Online

Amazonas registra maior acumulado de queimadas em setembro desde 1998

Sábado, 30 de setembro de 2023

Água é despejada de helicóptero para tentar controlar queimada no Amazonas | Foto: Alex Pazuello/Secom/Amazonas

O estado do Amazonas registrou o segundo maior acumulado de queimadas para setembro desde 1998, quando começou a ser feito o monitoramento.

Os dados são do Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e foram atualizados apenas até a sexta-feira (29), mas já sinalizam o segundo pior setembro da história do monitoramento.

O mês acumulou 6.871 focos de incêndio. Esse dado só não é maior que o recorde para o mês, de 8.659 focos, registrados no ano passado.

Em 2023, já foram contabilizados 14.682 focos de incêndio, mais do que a média histórica anual de 9.617.

TV Cultura

OPINIÃO DOS LEITORES

  1. Esse larápio, que nunca deveria ter saído da cadeia, já era pra ter sido preso novamente por estelionato eleitoral. Prometeu mundos e fundos durante a campanha e nada fez. Pior que boa parte da população ainda é de retardados.

  2. Dessa vez a esquerda não vai subir no caixão do defunto pra fazer a festa? O que tá havendo? Brasil totalmente desgovernado. Nem vice-presidente tem mais. Uma visita de cadeia é quem tá mandando.

    1. Todas ou “todes’ viajando e ficando ricas.. e os F.DI.. DOS só vendo essas peleigas só no luxo..

Ministro de Minas e Energia defende “mão forte do estado” para conter alta do combustível

Sábado, 30 de setembro de 2023

Foto:  Tauan Alencar/MME via Flickr

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, defendeu na sexta-feira (29) a “mão forte do estado” para conter a alta no preço de energia e combustível.

Após a mudança na política de preços da Petrobras, Silveira defende agora a recompra das refinarias para conter os preços do setor considerado estratégico.

“Eu defendo que setores estratégicos do país têm que ter mão forte do estado para garantir ao povo brasileiro dignidade, com menores preços de energia elétrica e combustíveis”, disse durante evento de posse do nosso presidente da Empresa de Pesquisa Energética, Thiago Prado. “É uma política que vai interessar os investidores porque dá estabilidade”.

Silveira também criticou a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).

“Eu acho que nós temos de estar mais próximos da Opep para que ela não faça cortes tão bruscos, como tem feito na Arábia Saudita, na oferta de barril de petróleo para o mercado internacional”, afirmou.

O Antagonista

Senador Rogério Marinho é o único parlamentar do RN a figurar entre os 100 mais influentes do Congresso Nacional

Sábado, 30 de setembro de 2023

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Apesar de estar exercendo o seu primeiro mandato como senador da República pelo RN e enfrentando as dificuldades em liderar a oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e sem nenhuma afinidade ideológica com a atual administração, Rogério Marinho é o único parlamentar do Rio Grande do Norte a figurar entre os 100 mais influentes da atual legislatura do atual Congresso Nacional, composto por 513 Deputados e 81 senadores, totalizando 594 parlamentares em exercício de mandato.

É o que aponta o levantamento “Cabeças do Congresso”, realizado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP). O estudo, que inclui apenas parlamentares que exerceram o mandato do primeiro trimestre do ano até setembro, levou em conta diferentes critérios, como a capacidade de conduzir debates, elaborar propostas e senso de oportunidades para tomada de decisões, para elencar os 100 nomes de destaque no Legislativo no ano.

Nele, o DIAP dividiu os congressistas em cinco grandes grupos: 1) debatedores; 2) articuladores/organizadores; 3) formuladores; 4) negociadores; e 5) formadores de opinião. Veja a lista em ordem alfabética ao final desta reportagem.

Veja a lista completa em ordem alfabética:

100 “Cabeças do Congresso”

Deputado Adolfo Viana (PSDB-BA)
Deputado Aécio Neves (PSDB-MG)
Deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB)
Deputado Alencar Santana (PT-SP)
Deputada Alice Portugal (PCdoB-BA)
Deputado Altineu Cortês (PL-RJ)
Deputado André Figueiredo (PDT-CE)
Deputado Antônio Brito (PSD-BA)
Deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP)
Deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP)
Deputado Arthur Lira (PP-AL)
Deputado Arthur Oliveira Maia (União-BA)
Deputado Augusto Coutinho (Republicanos-PE)
Deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ)
Deputado Baleia Rossi (MDB-SP)
Deputada Benedita da Silva (PT-RJ)
Deputado Bohn Gass (PT-RS)
Deputado Carlos Jordy (PL-RJ)
Senador Carlos Portinho (PL-RJ)
Deputado Carlos Zarattini (PT-SP)
Deputado Chico Alencar (PSol-RJ)
Senador Cid Gomes (PDT-CE)
Senador Ciro Nogueira (PP-PI)
Deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA)
Senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB)
Deputado Danilo Forte (União Brasil-CE)
Senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP)
Deputado Doutor Luizinho (PP-RJ)
Deputado Eduardo Bismarck (PDT-CE)
Deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP)
Senador Eduardo Braga (MDB-AM)
Senador Eduardo Gomes (PL-TO)
Senador Efraim Filho (União Brasil-PB)
Senadora Eliziane Gama (PSD-MA)
Deputado Elmar Nascimento (União Brasil-BA)
Deputado Emanuel Pinheiro Neto (MDB-MT)
Deputada Erika Kokay (PT-DF)
Senador Esperidião Amim (PP-SC)
Deputado Eunício Oliveira (MDB-CE)
Senador Fabiano Contarato (PT-ES)
Deputado Felipe Carreira (PSB-PE)
Deputada Fernanda Melchionna (PSOL-RS)
Deputado Fernando Coelho Filho (União Brasil-PE)
Senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ)
Deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR)
Deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP)
Deputado Heito Schuch (PSB-RS)
Deputado Hugo Motta (Republicanos-PB)
Senador Humberto Costa (PT-PE)
Deputado Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL)
Deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ)
Senador Jaques Wagner (PT-BA)
Deputado João Leão (PP-BA)
Deputado Jonas Donizette (PSB-SP)
Deputado José Guimarães (PT-CE)
Deputado Júlio César (PSD-PI)
Deputado Júlio Lopes (PP-RJ)
Deputado Kim Kataguiri (União Brasil-SP)
Deputado Lincoln Portela (PL-MG)
Deputado Lindbergh Farias (PT-RJ)
Deputado Luciano Bivar (União-PE)
Deputada Luisa Canziani (PSD-PR)
Deputado Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR)
Deputado Luiz Carlos Motta (PL-SP)
Deputada Luiza Erundina (PSol-SP)
Senador Marcelo Castro (MDB-PI)
Deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP)
Deputada Maria do Rosário (PT-RS)
Deputado Mauro Benevides Filho (PDT-CE)
Senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR)
Deputado Mendonça Filho (União Brasil-PE)
Deputado Nilto Tatto (PT-SP)
Deputado Odair Cunha (PT-MG)
Senador Omar Aziz (PSD-AM)
Deputado Orlando Silva (PCdoB-SP)
Senador Otto Alencar (PSD-BA)
Deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG)
Senador Paulo Paim (PT-RS)
Deputado Pedro Lupion (PP-PR)
Senadora Professora Dorinha (União Brasil-TO)
Senador Randolfe Rodrigues (Sem partido)
Deputado Reginaldo Lopes (PT-MG)
Senador Renan Calheiros (MDB-AL)
Deputado Renildo Calheiros (PCdoB-PE)
Deputado Ricardo Salles (PL-SP)
Senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG)
Senador Rogério Carvalho (PT-SE)
Deputado Rogério Correia (PT-MG)
Senador Rogério Marinho (PL-RN)
Deputada Roseana Sarney (MDB-MA)
Deputado Rubens Pereira Júnior (PT-MA)
Deputado Rui Falcão (PT-SP)
Deputada Tábata Amaral (PSB-SP)
Senadora Tereza Cristina (PP-MS)
Deputado Túlio Gadelha (Rede-PE)
Senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO)
Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB)
Deputado Wellington Roberto (PL-PB)
Senador Weverton Rocha (PDT-MA)
Deputado Zeca Dirceu (PT-PR)

Bandeira verde: outubro não terá cobrança extra na conta de luz

Foto: Arthur Menescal/Especial Metrópoles

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou, nessa sexta-feira (29/9), que será verde a bandeira tarifária que vai vigorar durante o mês de outubro, sem custos extras nas contas de energia elétrica dos brasileiros. Conforme a agência, as condições favoráveis de geração hidrelétrica têm mantido a sinalização verde desde abril do ano passado.

Maioria do STF determina que Congresso defina regra sobre licença-paternidade

Sábado, 30 de setembro de 2023

Foto: Felipe Sampaio/STF

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que o Congresso aprove uma lei para garantir a implementação da licença-paternidade. Pela decisão, o Legislativo tem prazo de 18 meses para criar as regras do benefício.

Por 7 votos a 1, o Supremo entendeu que o Congresso foi omisso quanto ao tema, já que a licença aos pais está prevista na Constituição Federal desde a sua promulgação, em 1988, mas jamais regulamentada. A maioria seguiu o entendimento do ministro Edson Fachin.

O julgamento ocorre no plenário virtual e vai até 6 de outubro, e faltam votar os ministros Nunes Marques, Luiz Fux e Cristiano Zanin. Até o final da sessão, o julgamento ainda pode ser paralisado por pedido de vista ou destaque.

A ação que está sendo analisada pelo Supremo foi apresentada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Saúde (CNTS) e começou a ser julgada ainda em 2020, mas foi paralisada por um pedido de vista.

No caso, a entidade pede para que o STF fixe um prazo para que o Congresso estabeleça uma regra sobre a licença paternidade — quantidade de dias a que os trabalhadores terão direito, por exemplo.

A Constituição fixou o benefício como um direito dos trabalhadores e estabeleceu que, até o Legislativo elaborar uma lei sobre o assunto, o prazo geral da licença seria de 5 dias.

Quando o caso começou a ser julgado, o relator, ministro hoje aposentado Marco Aurélio Mello, julgou improcedente o pedido. O ministro Edson Fachin, por sua vez, abriu a divergência para julgar a ação procedente e declarar a omissão legislativa, determinando prazo de 18 meses ao Congresso para sanar a omissão.

Roberto Carlos confirma show em Natal no dia 14 de novembro; ingressos começam a ser vendidos na próxima segunda-feira (2)

Sábado, 30 de setembro de 2023

O Rei Roberto Carlos confirmou através de seu perfil oficial no Instagram a realização do show em Natal, no dia 14 de novembro deste ano, na Arena das Dunas.

Segundo a agenda do Rei, em seu site oficial, as vendas para curtir o show começam na próxima segunda-feira (2), a partir das 12h, no site: https://www.acessoticket.com/

Em evento do PL, Michelle e Bolsonaro ironizam Janja, que tem acompanhado Lula em viagens oficiais: ‘Turista’

Sábado, 30 de setembro de 2023

Foto: reprodução

Jair Bolsonaro e Michelle Bolsonaro, usaram um evento do PL na manhã deste sábado para ironizar a primeira-dama Janja da Silva. Em referência às viagens internacionais em que a mulher de Lula (PT) o acompanha, Michelle se referiu a ela enquanto “turista”.

— Quando cheguei para ser primeira-dama, sabia que não queria ser boneca ou uma viajante turista. Nós (gestão Bolsonaro) temos consciência do dinheiro público — disse Michelle, arrancando aplausos dos presentes.

A fala ocorreu em encontro da ala feminina do partido em Fortaleza, capital do Ceará. Após as ponderações de sua esposa, que é presidente nacional do PL Mulher, Bolsonaro também fez menção indireta a Janja em seu discurso.

Antes do evento, nesta sexta-feira, vídeos do ex-presidente em uma pizzaria em um shopping cearense viralizaram. Isto por conta da multidão que o cercava. Neste contexto, comparou com a recepção que primeira-dama teve no Rio Grande do Sul, onde cumpriu agenda na última quinta-feira para averiguar os estragos do ciclone extratropical que atingiu o estado. Na ocasião, um grupo de apoiadores bolsonaristas se reuniu na porta de uma agência em que ela estava e gritaram por Michelle.

— Em poucos o segundos o Brasil estava sabendo o que estava acontecendo aqui e fazendo comparação com o município (Lajeado) do Rio Grande do Sul. A conclusão é de vocês — disse Bolsonaro.

‘Vocês não viam briga por ministério’

Nesta manhã, o ex-mandatário também criticou o governo Lula por atos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) e pelo número de ministérios. Após a entrada do PP e Republicanos no governo, que resultou na exoneração da ex-ministra do Esporte Ana Moser, Bolsonaro afirmou que, em seu mandato, não havia “briga” por pastas.

— Nós tínhamos apenas 23 ministérios contra 38 agora. Vocês não viam no meu governo briga de partidos por ministérios , nós escolhemos ministros identificados com aquilo que tinha que fazer. Compare Paulo Guedes com Haddad, esse atual de Direitos Humanos com a Damares. Não há comparação — afirmou.

Bolsonaro agradeceu, mais uma vez, seus apoiadores pelas doações em Pix, que somaram R$ 17,2 milhões. A arrecadação foi fruto de uma campanha movimentada por seus aliados políticos nas redes sociais para ajudá-lo apagar multas provenientes de condenações em processos judiciais:

— Uma das melhores criações do meu governo foi o pix. Agradeço todas aquelas pessoas que colaboraram comigo há alguns meses quando estava sendo sufocado com multas. Muito obrigada a todos vocês — disse.

O Globo

Na surdina, os primeiros "acordos" envolvendo os presos pelo 8 de janeiro...

Sábado, 30 de setembro de 2023

A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) os primeiros dez acordos de não persecução penal a investigados pelos atos de 8 de janeiro. O grupo é acusado de incitação dos atos.

Para assinar os acordos com a procuradoria, os acusados 'confessaram' os crimes e se comprometeram ao pagamento de multas que variam de R$ 5 mil a R$ 20 mil, além de prestação de serviços à comunidade, proibição de uso de redes sociais e participação em um curso sobre democracia. Em troca, o processo que poderia levar os acusados à condenação fica suspenso.

Para ter validade, os acordos precisam ser homologados pelo relator dos processos, ministro Alexandre de Moraes.

Segundo a PGR, dos 1.125 denunciados que têm direito ao acordo, 301 já manifestaram interesse em aderir ao benefício.

Os investigados que participaram dos atos de depredação do Congresso, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF) não terão direito ao benefício.

Na semana passada, o Supremo condenou os três primeiros acusados de participação nos atos pelos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado. As penas chegaram a 17 de anos de prisão.

Fonte: Jornal da Cidade Online


No início de uma carreira promissora, técnico de futebol morre aos 43 anos

Sábado, 30 de setembro de 2023

Na madrugada desta sexta-feira (29), morreu, em Goiânia, o jovem técnico Lucas Oliveira, de 43 anos. Ele foi vítima de um infarto.

Lucas Oliveira trabalhou em diversos clubes do futebol goiano, incluindo passagens recentes pelas bases do Vila Nova e Atlético-GO.

Segundo informações, Lucas era um dos técnicos mais promissores do futebol goiano e treinou times principais como Grêmio Anápolis, Goianésia, Jataiense, Morrinhos, entre outros.

O treinador era filho de Roberto Oliveira, ex-jogador que foi ídolo e campeão goiano seis vezes pelo Vila Nova.

Lucas Oliveira deixa dois filhos.

Fonte: Jornal da Cidade Online

Marcel esculacha governistas na Câmara e manda o mais duro recado a Lula (veja o vídeo)

 Sábado, 30 de setembro de 2023

Em um discurso fortíssimo e corajoso, o deputado federal Marcel Van Hattem (Novo-RS) perdeu a paciência e deu um esculacho nos governistas, rasgando o verniz democrático de Lula e daqueles que o apoiam:

“O deputado José Guimarães, líder do governo na Câmara, nos acusou de criminosos por fazer obstrução.
 Criminoso é o Lula, bandido, devia estar na cadeia! 
Não nós aqui que estamos fazendo um trabalho a favor do Brasil, contra o que o STF tem feito, inclusive libertando um bandido como Lula, condenado em todas as instâncias da justiça brasileira. 
E vossa excelência nos chamando de criminosos, não tem vergonha?? Ladrão, ladrão!!!”, esbravejou Van Hattem logo início de sua fala.

Veja o vídeo: 

  • Fonte: Jornal da Cidade Online

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643