Quem está contando os anos ou dias para a aposentadoria deve levar em conta como as novas regras aprovadas pela Reforma da Previdência causam efeitos em 2024. São as regras de transição que valem para quem já trabalhava antes de 13 de novembro de 2019 e contribui com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
As contas que o trabalhador deve fazer para se aposentar são atualizadas todos os anos, conforme prevê a reforma.
Uma das possibilidades é se aposentar pelo sistema dos pontos. Para saber quantos pontos o trabalhador contabiliza, é necessário somar a idade com o tempo de contribuição. Em 2024, para as mulheres, são necessários 91 pontos (com pelo menos 30 anos de contribuição). Para os homens, 101 pontos (com 35 anos no sistema do INSS).
Os tempos mínimos no sistema do INSS não se alteram.
Esses números sobem ano a ano. Em 2025, por exemplo, a somatória desses pontos será 92 para mulheres e 102 para homens. Essa regra de transição vai até 2035, quando mulheres precisarão somar 102 e homens, 105.
Outra possibilidade de se aposentar seria pela idade mínima (para quem não tem os pontos, mas possui o tempo de contribuição necessário). A partir do ano que vem, são 58 anos e 6 meses de idade para mulheres e 63 anos e 6 meses para homens.
Essas idades vão aumentando seis meses a cada ano. Para a mulher, chega a 62 anos de idade em 2031, enquanto que, para o homem, aos 65 anos, a partir de 2027.
Existem ainda as regras de transição “do pedágio” , que não mudam no ano que vem. Elas atendem às pessoas que estavam próximas de se aposentar. No pedágio de 50%, a pessoa estaria a dois anos de se aposentar.
Nesse caso, mulheres precisariam ter pelo menos 28 anos de contribuição e homens, 33. Prevê a regra que a pessoa precisaria trabalhar por mais metade do tempo que faltava para se aposentar. Se faltassem dois anos, a pessoa deveria trabalhar três.
No caso de pedágio de 100%, homens necessitariam ter 60 anos de idade, e mulheres, 57. Faltando dois anos para se aposentar, por exemplo, os trabalhadores teriam que ficar mais quatro anos no serviço.
Metrópoles
OPINIÃO DOS LEITORES
Meu amigo irmão parceiro é muito difícil espor meus sentimentos a uma pessoa íntegra de tão bom coração. Lamentável
O nobre amigo que foi tentar salvar sua esposa, tinha conhecimento em água, pois nossa vida toda foi treinamentos em mar, um FUZILEIRO NAVAL tem estes treinamentos, isto foi fatalidade da vida.
Descanse em paz ALCÂNTARA no reino de DEUS.
Lamentável, que Deus conforte a família e os amigos. Barreta é abandonado pelo poder público, não tem bombeiros e só vão lá quando é para retirar ou localizar is cadáveres na orla. A polícia também não aparece. Atualmente está acontecendo muitos arrombamento de casas e a polícia não toma nenhuma atitude para prender os miliantes .
Fui sufista e percorri todo litoral do RN, essas praias do litoral sul são as mais perigosas, entrou se não tomar pé, raramente escapa, quem tentar salvar, morre junto..