martins em pauta

Postagem em destaque

BRISANET A MELHOR INTERNET DO BRASIL

sábado, 27 de março de 2021

Fiocruz recebe hoje insumos para produzir mais 12 milhões de vacinas

Sábado, 27 de Março de 2021

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) recebe hoje (27), no Rio de Janeiro, mais duas remessas de insumo farmacêutico ativo (IFA) suficientes para produzir 12 milhões de doses de vacina Oxford/AstraZeneca, usada na imunização da covid-19. 

A previsão é que o produto, procedente da China, chegue ao Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Tom Jobim/Galeão) às 18h deste sábado.

Na última quinta-feira (25), a Fiocruz já havia recebido uma remessa para produzir 6 milhões de doses. Na próxima semana, está prevista a chegada de uma nova carga suficiente para fabricar 5 milhões de vacinas.

As 23 milhões de doses serão produzidas pela própria Fiocruz e, uma vez prontas, serão entregues ao Ministério da Saúde, entre abril e maio.
Vacinas prontas

Este mês, a Fiocruz já produziu e entregou 1,8 milhão de doses de vacinas produzidas no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos).

Ainda está prevista a entrega de mais 2,1 milhões de doses na próxima semana.

(Agência Brasil)

Por não ter sido convidado para comitê da pandemia, Doria dá novo chilique

 Sábado, 27 de Março de 2021

O presidente Jair Bolsonaro reuniu, na quarta-feira (24), os chefes dos Três Poderes e governadores dos Estados brasileiros para a criação de um comitê nacional de combate à pandemia da Covid-19. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), conhecido por “soltar” críticas e ofensas graves ao presidente, evidentemente não foi convidado para o encontro. Romeu Zema foi incubido de representar os estados do Sudeste.

Ciente do evento, Doria fez questão de demonstrar por que é tido como um dos “principais desafetos” do chefe do Executivo.

“(Bolsonaro) Exclui governadores que estão trabalhando para proteger a vida de brasileiros”, alegou o tucano, que classificou o projeto do Governo Federal como “não confiável”. 
“O Brasil quer vacinação. O Brasil não quer comitê de adulação e disso não participo”, reclamou, visivelmente, contrariado por não ter sido convidado.

E complementou:

“Este comitê, primeiro, não nos representa. Nós não fomos convidados e aquilo que representa a saúde, a necessidade de proteção da vida dos brasileiros de São Paulo, deve ser tratado com o governador do estado de São Paulo e não com o representante do governador do estado de São Paulo”, criticou, referindo-se ao governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo).

Destilando ódio, Doria ainda reprovou o pronunciamento nacional do presidente Jair Bolsonaro, na terça-feira (23), declarando que trata-se de “inverdades”.

“Pra quem, como eu, e como milhões de brasileiros, assistiu àquela farsa daquele depoimento do presidente Jair Bolsonaro na televisão, com mentiras, inverdades e disfarçando até mesmo com uma máscara que nunca utilizou, não é confiável a realização de um comitê que exclui governadores que estão trabalhando”, disse.

Parece óbvio que a única intenção de Doria é politizar a pandemia, para tentar se rivalizar com o presidente Jair Bolsonaro. Vê nisso claramente a possibilidade de contabilizar dividendos eleitorais.

  • Fonte: Jornal da Cidade Online

Butantan admite que tecnologia da ButanVac foi desenvolvida nos EUA

Sábado, 27 de Março de 2021

Foto: LEONARDO BENASSATTO/REUTERS

O Instituto Butantan admitiu na noite desta sexta-feira (26) ter firmado acordo de licenciamento com o Hospital Mount Sinai, de Nova York, para uso de tecnologia desenvolvida pela instituição para fabricar a ButanVac, anunciada pelo instituto como a primeira vacina 100% brasileira contra a covid-19.

O reconhecimento da parceira, por meio de nota oficial, ocorreu após o Mount Sinai ter afirmado que um pesquisador da instituição foi o responsável por desenvolver a tecnologia que será utilizada pelo Butantan para fabricar a vacina.

“A tecnologia foi originalmente desenvolvida pelo doutor Peter Palese, chefe de Microbiologia do Mount Sinai”, disse o hospital em e-mail enviado à Reuters. A notícia foi antecipada pelo jornal Folha de S.Paulo.

De acordo com o Mount Sinai, a tecnologia foi desenvolvida originalmente pela Icahn School of Medicine do hospital.

“O modelo inovador da vacina candidata ButanVac funciona usando outro vírus, o vírus inativado da doença de Newcastle (NDV), para induzir o corpo a construir defesas protetoras contra Covid-19. A tecnologia de vacina NDV foi originalmente desenvolvida na Icahn School of Medicine no Mount Sinai em Nova York, Estados Unidos”, disse o hospital.

O Butantan havia anunciado mais cedo nesta sexta-feira, em entrevista coletiva, que apresentaria um pedido à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para testar em humanos a ButanVac, anunciada como primeira vacina 100% brasileira contra a Covid-19.

Porém, à noite, o instituto disse em nota que firmou parceria com o Mount Sinai e tem a licença de uso e exploração de parte da tecnologia.

“O uso dessa tecnologia é livre do pagamento de royalties (royalty free) e pode ser feito por qualquer instituição de pesquisa em qualquer parte do mundo. Isso foi adotado para essa tecnologia com o objetivo de acelerar o desenvolvimento de vacinas contra o coronavírus”, afirmou.

“Contudo, não se tem uma vacina apenas com essa tecnologia de obtenção do vírus. Nesse ponto começa o desenvolvimento da vacina completamente com tecnologia do Butantan”, disse o instituto, reiterando que a produção da ButanVac será 100% nacional.

A ButanVac se baseia em um vírus geneticamente modificado de uma doença que afeta aves, não humanos, para expressar a proteína Spike do coronavírus. Esse vírus é posteriormente cultivado em ovo de galinha e então inativado para produção da vacina.

Segundo a nota do Butantan, a instituição dos EUA “não havia autorizado a divulgação de seu nome em comunicados oficiais do Butantan sobre a nova vacina”.

O instituto protocolou na noite de sexta o pedido à Anvisa para início de testes em humanos.

R7

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Cláudio

    Ótima notícia a vacina é nossa

  2. Direita Honesta

    E a verdade vem, mais uma vez, à tona. Esse Dória é apenas mais um político canalha capaz de TUDO pelo poder. É o puro marketing político. E sua índole autoritária e suas mentiras estão às vistas de todos.

  3. Jose de Arimatea Lopes Fernandes

    A ciência se alimenta do estudo e pesquisa de mult cientistas. Era honroso para o Butantã e prestigioso para comunidade científica, ter sido divulgado a origens dessa pesquisa que será transformada em vacina brasileira.. João Dória tem seus mérito na história dessa epidemia, mais errou feio nessa divulgação.

  4. Neto

    A mentira só durou 2h. A chegada de uma nova vacina é de extrema relevância. Mas a politização está nos destruindo.

  5. José Macedo

    O calça cravada está acabando com são Paulo e agora destruiu a confiança que a população tinha do Butantan.
    Imaginem um mal caráter mentiroso deste comandando a nação.

  6. Silva

    Dória mentiroso. Esse marqueteiro amigo de Aécio Neves é horrível. Tinha que ser do PSDB.

  7. ZéGado

    É a discussão mais idiota que já vi.
    Venha de onde vier, o que importa é salvar vidas.

    • Roque Santeiro

      Concordo com v ZeGado, só que até bem pouco tempo tinha muita gente rinchando e achando calça apertada o maximo, inclusive vcs que politizaram em demasia essa questão.

  8. Antonio Turci

    Dória, picareta mor do Brasil. Omitiu que a vaciba "original " do Butantã já havia sido primeiramente desenvolvida nos Estados Unidos. Agiu igualzinho à PeTralhada.

  9. Ricardo Carvalho

    Foi só o DoriaTanTan se envolver com a turma do partido que virou quadrilha para ter coragem de mentir para o mundo inteiro na maior cara de pau, ganhou até a hashtag #AgripiNóquio! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

TJRN derruba liminar que fazia decreto de Carnaúba dos Dantas prevalecer sobre o do Estado

Sábado, 27 de Março de 2021


O Desembargador Vivaldo Pinheiro do TJRN derrubou neste sábado (27) a liminar que havia sido concedida na última quinta-feira  (25) pelo juiz Bruno Montenegro Ribeiro Dantas, da comarca de Acari, ao município de Carnaúba dos Dantas, na região do Seridó, para que o decreto editado pelo prefeito Gilson Dantas de Oliveira prevalecesse sobre o decreto do Governo do Estado.

Com a decisão, volta a valer na cidade o determinado no decreto estadual em vigor.

Veja a matéria completa e os detalhes da decisão no site Justiça Potiguar.


Fonte: Blog do BG

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Fábio Soares

    desculpem por ser leigo ao assunto, mas pq o STF deu autonomia e poderes aos estados e municípios decidirem sobre qualquer ato relacionados a pandemia, e os municípios sempre estão sendo obrigados por liminares a seguirem as ordens dos governadores

  2. Atento

    Boa desembargador. Não se pode deixar o rabo abanar o cachorro. Outro dia, um juiz deu chilique num vídeo dizendo que muitos juízes estavam em dificuldade financeira, por não receberem os reajustes que ele achava devidos. Se não estão sabendo governar mais de R$ 30 mil, por mês, certamente não saberão governar 300 mil.

  3. Papo_Reto

    O prefeito e o juiz são eleitores de Bolsonaro, pode ir atrás.

  4. Chicó

    Fechar todo o município por causa de 2 infectados !!! Não há razoabilidade nessa decisão. O remédio é mais danoso que a própria doença.

RN tem 84 pacientes com Covid-19 à espera de UTI

Sábado, 27 de Março de 2021

O Rio Grande do Norte registrou no início da tarde deste sábado (27) 84 pacientes com Covid-19 à espera de um leito de UTI, de acordo com o portal Regula RN, que monitora em tempo real a ocupação de leitos públicos no estado.

Às 12h35, o estado tinha 10 leitos de UTI disponíveis aguardando regulação de pacientes. A maior parte dos pacientes é da região metropolitana de Natal.


Fonte: Blog do BG

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Direita Honesta

    Enquanto isso, a Paraíba zerou a fila de espera por leitos de UTI para tratamento de Covid-19, por volta do meio dia deste sábado (27). Vejam a diferença para o governo incompetente e inepto de Fátima do PT.

FOTOS: Chega ao RN voo da FAB com 160 cilindros de oxigênio enviados pelo Ministério da Saúde

Sábado, 27 de Março de 2021

 Fotos: Pedro Vitorino

A aeronave Hércules C-130 – GORDO71, da Força Aérea Brasileira, aterrissou no início da tarde deste sábado (27) na Base Aérea da Grande Natal com os 160 cilindros de oxigênio enviados pelo Ministério da Saúde para dar suporte às ações de combate ao covid-19 no Rio Grande do Norte.

Fonte: Blog do BG

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Direita Honesta

    Bolsonaro, o melhor "governador" do RN. O que seria desse estado sem a ajuda do governo federal? E nem sequer reconhece.

  2. Brasil Acima de Todos

    O Governo Federal fazendo o que o Estadual não foi capaz de fazer, apesar dos MILHÕES enviados para este fim. A “guvernadora” só tem uma competência: de aliviar para a bandidagem que hoje corre solta para agir.

  3. Direita Honesta

    Bolsonaro, o melhor "governador" que o RN já teve. O que seria desse estado sem a juda do governo federal?

  4. Jr Silva

    Esperamos que não seja desviado.

  5. Souza

    Essa governadora ainda reclama de quê? Ou véi bom esse Bolsonaro

  6. Chicó

    Precisamos fiscalizar como são e serão utilizados os insumos e recursos enviados pelo governo federal ! Senhores deputados de oposição, façam alguma coisa !!!

  7. Homem Aranha

    Vão ter q inventar outra narrativa.

  8. Josa

    Ôôô governo bom!

Contato : (84) 9604-4055

Contato : (84) 9604-4055