martins em pauta

sábado, 2 de setembro de 2023

Número de famílias que cruzam fronteira dos EUA de forma ilegal bate recorde

Sábado, 02 de setembro de 2023

Foto: Reprodução/TV Globo

O número de pessoas detidas tentando entrar nos Estados Unidos pela fronteira com o México acompanhadas de familiares chegou em agosto ao maior número já registrado em um mês. Foram ao menos 91 mil migrantes nesse grupo demográfico, montante que supera os 84,4 mil de maio de 2019, ainda durante a gestão de Donald Trump.

Os dados mostram ainda que o número total de migrantes detidos na fronteira no mês passou de 177 mil, o que representa um aumento de mais de 30% em relação a julho, que teve 132,6 mil detidos. Estes, por sua vez, representavam também outro aumento de cerca de 30% na comparação com junho, quando 99,5 mil buscaram essa rota e foram barrados pelas autoridades e patrulhas de fronteira.

Pessoas acompanhadas da família também se transformaram no grupo mais apreendido, superando pela primeira os adultos sozinhos desde o início do governo de Joe Biden. O democrata fez campanha e assumiu a Casa Branca prometendo uma abordagem mais humana no que se refere à imigração; na prática, porém, manteve vigentes algumas regras impostas por Trump, seu antecessor e adversário.

Durante a pandemia de Covid-19, a gestão do republicano criou o chamado Título 42, que permitia a expulsão de migrantes antes que eles pudessem pedir asilo, sob o argumento de que a entrada dessas pessoas seriam um risco sanitário ao país.

A regra foi derrubada em maio deste ano —não sem resistência de estados majoritariamente republicanos, que buscaram a Justiça contra o fim da regulação—, mas a gestão Biden criou novas normas que têm como objetivo dificultar o ingresso de pessoas em situação irregular.

Segundo a regra em vigor, todo imigrante que tenta entrar de forma irregular no país —ou seja, sem a documentação necessária e fora das rotas e canais oficiais disponíveis para dar entrada com o pedido de ingresso— é considerado automaticamente como inelegível para concessão de asilo. O imigrante nessas condições também precisa provar que tentou obter asilo em outro país e teve esses pedidos negados antes de cruzar a fronteira americana.

OPINIÃO DOS LEITORES

  1. Porque será que tantas pessoal buscam países capitalista e os imbecis elegem o PT e querem o Brasil socialista comunista? Não pode ser tão dificil enxergar isso.

Bandidos armados rendem funcionários e assaltam loja da Comjol na Prudente de Morais

Sábado, 02 de setembro de 2023

Foto: André Luís/Portal Grande Ponto

Bandidos armados invadiram a Comjol, localizada na Avenida Prudente de Morais, zona Sul de Natal, na manhã deste sábado (2). Eles renderam funcionários que estavam na loja.

O crime aconteceu por volta das 8 horas, na abertura da loja. Os criminosos roubaram uma quantia em dinheiro. O valor roubado não foi confirmado até o momento.

A empresa pertence ao presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal, a CDL Natal.

OPINIÃO DOS LEITORES

Operação conjunta de combate à circulação de veículos roubados no RN e 3 estados do Nordeste prende 42 pessoas

Sábado, 02 de setembro de 2023

Foto: divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Civil e o Instituto Técnico-Científico de Perícia realizaram, entre os dias 20 de agosto e 1° de setembro de 2023, operação de combate ao roubo e furto de veículos e de enfrentamento às fraudes veiculares nos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.

O objetivo da operação foi intensificar a fiscalização e coibir a circulação de veículos roubados, furtados e com indícios de adulteração. A ação teve uma fase inicial de capacitação em que, de maneira integrada, com a PM, PC e ITEP-RN, foi possível compartilhar e aplicar o conhecimento técnico especializado com policiais rodoviários federais do Nordeste e agentes das forças parceiras.

Na segunda fase, operativa, foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão, 72 veículos recuperados, 67 peças veiculares apreendidas com sinais de adulteração ou queixa de furto ou roubo. Também foram apreendidas cinco armas de fogo, 66 munições, 26 comprimidos de anfetamina e cerca de 70,4 quilos de minério.

Mais de 850 veículos foram fiscalizados e 42 pessoas foram presas na operação.

A PRF é referência no conhecimento técnico de combate às fraudes veiculares em todo país e, através desta operação, atuou intensivamente no combate a esses tipos de delitos, com o compromisso de trazer mais segurança à população.

Portal Grande Ponto / Blog do BG

Concurso Nacional Unificado: candidatos poderão concorrer a vários cargos públicos federais com a mesma prova; entenda

Domingo, 03 de setembro de 2023

Foto: Prefeitura de Votuporanga/Divulgação

O Concurso Nacional Unificado vai permitir que os candidatos concorram, a partir de uma mesma prova, a várias vagas disponíveis em órgãos públicos federais, em uma mesma área de atuação.

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) fez uma live na tarde desta sexta-feira (1º) para divulgar mais detalhes sobre o funcionamento do programa, que foi proposto pela pasta no último dia 25.

A intenção é criar algo similar ao atual Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), centralizando em uma única prova os concursos autorizados para a seleção de servidores públicos federais em diferentes órgãos e entidades públicas do Governo Federal.

Inscrição

De acordo com o Ministério da Gestão, no momento da inscrição no Concurso Nacional Unificado, os candidatos deverão optar por um dos blocos das áreas de atuação governamental disponíveis no certame. Neste ano, são quase 8 mil vagas abertas (veja a lista abaixo).

Depois disso, eles deverão indicar seu cargo/carreira por ordem de preferência entre as vagas disponíveis no bloco de sua escolha, segundo a pasta.

Assim, para o preenchimento das vagas, a banca vai avaliar o desempenho do candidato na prova e também a ordem de preferência que ele determinou para os cargos. Caso deseje, o candidato também pode se inscrever somente para uma vaga específica.

Avaliação

A prova será aplicada em 179 municípios brasileiros e dividida em duas partes no mesmo dia, sendo a primeira formada por questões objetivas com matriz comum a todos os candidatos, e a segunda com questões específicas e dissertativas por blocos temáticos.

Na live desta sexta-feira (1º), José Celso Pereira Cardoso Júnior, secretário de Gestão de Pessoas, afirmou que a estratégia vai democratizar o acesso às vagas ofertadas pelo poder público e aumentar as chances dos candidatos de serem aprovados.

Segundo diretora de Provimento e Movimentação de Pessoal, Maria Aparecida Chagas Pereira, não tem uma lei geral sobre concurso público, mas há diretrizes que permitem ao Ministério da Gestão inovar com uma nova proposta de gestão de novos concursos públicos no país.

Taxa única

Ele explicou que os participantes vão poder pagar uma única taxa de inscrição para concorrer a mais cargos, e que as regras para pedir isenção da taxa seguirão em vigor.

Cronograma

Órgãos do governo federal têm até o dia 29 de setembro para aderirem ao Concurso Nacional Unificado, de forma voluntária, e o edital deve ser publicado até dezembro, segundo o Ministério da Gestão. Confira o cronograma previsto:

até 20/9: ato normativo do Ministério da Gestão criando comitê organizador;

até 29/9: adesão dos Ministérios ao Concurso Nacional Unificado;

até 20/12: publicação do edital do Concurso Nacional Unificado;

25/2: realização da prova em dia único (data indicativa inicial).

Os resultados gerais da primeira fase devem ser divulgados até o final de abril de 2024.

Áreas de atuação

As vagas que devem ser preenchidas a partir do Concurso Nacional Unificado foram agrupadas em blocos temáticos, que ainda não estão totalmente definidos, segundo o Ministério da Gestão:

Administração e Finanças Públicas: 580 vagas;

Setores Econômicos, Infraestrutura e Regulação: 1.015 vagas;

Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário: 1.040 vagas;

Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação: 1.194 vagas;

Políticas Sociais, Justiça e Saúde: 1.470 vagas;

Trabalho e Previdência: 940 vagas;

Dados, Tecnologia e Informação Pública: 895 vagas;

Nível Intermediário: 692 vagas;

TOTAL: 7.826.

g1

Justiça reconhece união estável de trisal no RS e filho terá direito a registro multiparental

Sábado, 02 de setembro de 2023

Foto: reprodução/Facebook

A 2ª Vara de Família e Sucessões da Comarca de Novo Hamburgo, na Região Metropolitana de Porto Alegre, reconheceu a união estável poliafetiva entre três pessoas, que juntos formam um trisal. A decisão é de segunda-feira (28). Com isso, o filho que uma das mulheres está gestando terá direito ao registro multiparental, ou seja, vai poder ter os nomes das duas mães e do pai.

A decisão é de 1º grau e cabe recurso por parte do Ministério Público (MP). O prazo para o órgão se manifestar sobre se vai tentar reverter a decisão judicial junto ao Tribunal de Justiça é de 30 dias.

De acordo com o advogado do trisal, Álvaro Klein, seus clientes são dois bancários – um homem e uma mulher casados desde 2006 – que buscavam oficializar a relação que tinham com outra mulher há cerca de 10 anos, e que está grávida, com o nascimento do bebê esperado para outubro.

“Eles queriam uma segurança e encontraram ela na forma do casamento. Até pela questão de cuidado um com o outro e garantias. Como é uma relação longa, já há uma dinâmica familiar, entre amigos e conhecidos. Foi mais um passo no relacionamento deles”, conta o advogado.

Em um primeiro momento, eles tentaram o registro em cartório sem a judicialização, mas o pedido foi recusado pelo tabelionato. O homem e a mulher que já estavam casados precisaram se divorciar para fazer esse pedido. Agora, com a decisão judicial, os cartórios devem ser obrigados a aceitar o registro. Assim, os três estarão casados.

“O que se reconhece aqui é uma única união amorosa entre três pessoas: um homem e duas mulheres, revestida de publicidade, continuidade, afetividade e com o objetivo de constituir uma família e de se buscar a felicidade”, diz o juiz Gustavo Borsa Antonello na sua decisão.

O reconhecimento da união também dá direito à licença-maternidade e paternidade para os três.

g1 / Blog do BG

OPINIÃO DOS LEITORES

  1. Imagino a vergonha que passa os familiares deste juiz.
    Não posso adjetivar mais pois não tenho advogado suficiente para me defender

Maqueiro de hospital rouba carro, mas sofre grave acidente na fuga e acaba socorrido pelo médico que é dono do veículo

Sábado, 02 de setembro de 2023

Foto: reprodução

Um maqueiro de hospital em Morón (Argentina), roubou o carro de um médico, que trabalha na mesma unidade hospitalar, mas, durante a fuga, acabou batendo com o carro, que pegou fogo.

Por coincidência, o maqueiro, identificado como Julio Martín Leyes, de 40 anos, foi atendido na emergência do Hospital Nacional Profesor Alejandro Posadas, pelo médico que é proprietário do carro.

Quando o soube do que aconteceu e viu o estado do seu carro, um Chevrolet Onix, também passou mal e precisou ser atendido por outro médico, contou reportagem do “Clarín”. O caso aconteceu na última segunda-feira.

O carro se chocou contra a fachada de um açougue, que também pegou fogo. O dono do estabelecimento, identificado apenas como Jorge, também ficou ferido.

“Perdi tudo, não sei como vou seguir em frente”, afirmou ele.

No momento do acidente, Julio estava acompanhado de uma mulher, Mara Carrizo, de 27 anos, que também foi detida pela polícia.

Page Not Found – Extra

RN só conseguirá cumprir limite de gastos da Lei de Responsabilidade Fiscal em 2031, prevê governo

Sábado, 02 de setembro de 2023

FOTO: SANDRO MENEZES – ASSECOM/RN

O retorno do Rio Grande do Norte ao limite legal da Lei de Responsabilidade Fiscal só deverá ocorrer na próxima década, segundo previsão da Secretaria de Administração do Estado. A expectativa é que o RN chegue a 49% de gastos com pessoal somente em 2031. No entanto, para se chegar a esses patamares daqui a oito anos, uma série de medidas precisarão ser adotadas.

O Rio Grande do Norte tem descumprido o limite de gastos com folha de pagamento há quase dez anos. É o que aponta levantamento feito pela Tribuna do Norte a partir dos demonstrativos fiscais publicados pelo Governo do Estado e de dados do portal Tesouro Nacional Transparente, vinculado à Secretaria de Tesouro Nacional (STN).

Atualmente, no 1º quadrimestre de 2023, o Estado comprometeu 56,68% de despesas com o pessoal, uma quantia de cerca de R$ 8,1 bilhões, quando o percentual estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/2000) é de 49% para o limite máximo (R$ 7.073 bilhões) e de 46,55% (R$ 6,7 bilhões) para o limite prudencial.

A Lei Complementar 178/2021 estabelece que cada unidade federativa acima dos limites da LRF “deverá eliminar o excesso à razão de, pelo menos, 10% (dez por cento) a cada exercício a partir de 2023, de forma a se enquadrar no respectivo limite até o término do exercício de 2032”. A adesão ao Programa de Equilíbrio Fiscal (PEF) que o Estado quer fazer para buscar R$ 1,6 bilhão com a União também está condicionado a esses cumprimentos.

“A condição é, anualmente, a partir da medição de 2023, que o Estado diminua seus comprometimentos na proporção de 10% ao ano até 2032. Nosso compromisso com o TCE (Tribunal de Contas do Estado) é de cumprirmos a lei 178, controlando o crescimento dos gastos por meio de negociações que se reflitam em PLs à Assembleia Legislativa. Precisaremos de uma perfeita sintonia da Assembleia com o Executivo porque na hora que fazemos essas negociações, que são difíceis e demoradas, fazemos sob medida para que não exploda. Não pode acontecer de chegar na assembleia e sejam feitas concessões sem medição de impactos financeiros porque refletirão depois, como aconteceu em 2010 com cinco projetos encaminhados e depois saindo 40 projetos aprovados”, explica o secretário estadual de Administração, Pedro Lopes.

Os planos do Governo do Estado para os próximos anos dizem respeito a um crescimento na despesa líquida com pessoal em até 8% para conseguir cumprir os patamares da legislação. Segundo Pedro Lopes, apenas em 2024 e 2025 é que esse crescimento seria de 9,20% e 9,40%, respectivamente, já contando com as nomeações de possíveis concursados, caso os certames sejam permitidos pelo TCE.

“Temos um quadro de pessoal envelhecido, então precisamos ter renovação de quadros. Um dos nossos compromissos com o TCE é fazer com que despesa com pessoal cresça a, no máximo, 80% da RCL (Receita Corrente Líquida) de modo que o indicador ao longo dos anos vá reduzindo. Boa parte desse crescimento se dá a partir de concessões legislativas, então já anunciamos que esse ano não temos como dar qualquer tipo de recomposição para as categorias, porque a despesa cresceria mais que a receita”, explica Pedro Lopes.

Ele acrescenta: “Nesses 80% é onde vão caber nomeações e recomposições. O que eu posso dizer: não vão caber nesses próximos 10 anos grandes reajustes, de 70, 80%, que muitas vezes algumas categorias pleiteiam.”

Reportagem completa na Tribuna do Norte

Lula não detém monopólio da defesa dos trabalhadores... Aliás, Lula defende tudo, menos os trabalhadores

Sábado, 02 de Setembro de 2023

Em sua live semanal, realizada na terça-feira (29 de agosto), o presidente Lula teve a ousadia de afirmar que deputados e senadores não representam os trabalhadores.

O Congresso é plural. Lá existem representantes de empresários, representantes de vários segmentos,  inclusive de trabalhadores.

Isso é fato e o Brasil sabe.

A arrogância que permite a Lula fazer essa afirmação, só demonstra que ele acredita que ele e somente ele detém o monopólio da defesa dos trabalhadores.

Isso não é verdade!

Aliás, Lula defende tudo, menos os trabalhadores, e isso não só as poucas centenas de pessoas que assistem sua live semanal sabem, como a grande maioria dos brasileiros.

Quem acredita defender os trabalhadores não desvia e nem permite desviar recursos deles.

Num rápido exercício de memória podemos recordar os desvios milionários dos fundos de pensão dos trabalhadores da Petrobras e dos Correios.

Sem falar em petrolão, mensalão e tantos outros esquemas de corrupção que no final prejudicaram o povo brasileiro, prejudicaram os Trabalhadores brasileiros.

Foto de Henrique Alves da Rocha

Henrique Alves da Rocha

Coronel da Polícia Militar do Estado de Sergipe.

Em depoimento à PF, Bolsonaro e Michelle tomam atitude inusitada

Sábado, 02 de Setembro de 2023

Convocados a depor à Polícia Federal (PF), o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro tomaram uma atitude inesperada e inusitada até então...

Eles ficaram em silêncio ao serem interrogados, nesta quinta-feira (31).

Ambos permaneceram pouco mais de uma hora na sede da PF, na área central de Brasília (DF), e deixaram o prédio sem falar com jornalistas que os aguardavam do lado de fora.

Esse depoimento era um dos episódios do perseguição contra Bolsonaro no caso da joias.

O ex-secretário especial de Comunicação Social (Secom) da Presidência, Fabio Wajngarten, também ficou em silêncio no depoimento.

Nas redes sociais, Wajngarten afirmou:

"Reiteramos que continuamos, como sempre, à disposição para prestar todo e qualquer esclarecimento desde que no foro competente. No caso, a douta Procuradoria Geral da República, que já manifestou que o STF não é a esfera jurídica própria", escreveu.
"Não há silêncio nesse momento. Agora, busca-se apenas o respeito à lei."

Foi um "balde de água" no "sistema"...

A "caçada" contra Bolsonaro está cruel! 

E é diante desse cenário que um polêmico "dossiê" acaba de ser lançado expondo todas as tramas e manobras do "sistema" contra Bolsonaro nos últimos anos.

Um conteúdo verdadeiramente corajoso!

Tudo isso está no livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime".

Eleição, prisões, mídia, censura, perseguição, manipulação e muito mais... Está tudo documentado.

Infelizmente, diante do avanço da censura, não se sabe ao certo até quando esse livro estará a disposição do povo!

Caso queira conhecer esse impactante livro, clique no link abaixo:

https://www.bibliotecaconservadora.com.br/produtos/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime/

A verdade precisa ser revelada!

da Redação / Jornal da Cidade Online

Geral Defesa de Bolsonaro e Michelle pede acesso a depoimento de Mauro Cid

Foto: Ton Molina/Fotoarena/Estadão Conteúd

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro pediu, nesta sexta-feira (1º), ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes acesso ao depoimento do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência.

Os depoimentos de Cid estão sendo gravados em vídeo, segundo fontes da Polícia Federal (PF). Delegados ouvidos pela CNN explicaram que esse tipo de medida não é comum em oitivas.

A reportagem apurou que a PF está reforçando o cuidado com as informações prestadas pelo militar em três depoimentos. Com isso, além da transcrição, os investigadores têm em mãos o registro em vídeo da confissão, que pode ser utilizado como elemento comprobatório.

Esse tipo de material é utilizado principalmente em colaborações premiadas. Nesse caso, será incluído no inquérito que corre no setor de Inteligência da PF e é relatado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo o analista de política da CNN Gustavo Uribe, a Polícia Federal negocia um acordo de colaboração premiada com Mauro Cid.

24h horas de depoimento

Em três dias, o tenente-coronel Mauro Cid já prestou 24 horas de depoimento aos investigadores da Polícia Federal.

Na sexta-feira passada (25), o militar ficou duas horas na sede da PF. Houve queda no sistema e Cid foi chamado para continuar o depoimento na segunda-feira (28), quando ficou por dez horas prestando informações à polícia.

O terceiro depoimento em uma semana, nesta quinta-feira (31), foi o mais longo: 12 horas. Mauro Cid chegou às 9h16 na PF de Brasília e só deixou a sede por volta das 21h.

Além dele, foram chamados o ex-presidente Jair Bolsonaro, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e o pai de Cid, general Mauro Lourena Cid, além do advogado Frederick Wassef, e os ex-assessores Fabio Wajngarten, Marcelo Câmara e Osmar Crivelatti.

CNN Brasil, por Thais Arbex

AO VIVO: Alzheimer? G. Dias diz não lembrar de avisos sobre o 8 de janeiro (veja o vídeo)

Sábado, 02 de Setembro de 2023

O depoimento do general Gonçalves Dias na CPMI do 8 de janeiro foi um desastre para o governo.

Encurralado e mesmo na condição de réu, ele esboçou responder as perguntas dos parlamentares.

Quando questionado sobre os avisos das ameaças de invasão nos prédios da Praça dos Três Poderes, chegou ao cúmulo de dizer que não lembrava dos avisos.

Também disse que não iria falar quando questionado sobre quando tinha sido a última vez que havia falado com Lula. Um claro sinal de querer proteger seu amigo pessoal.

Apresentação: Berenice Leite

Comentários: Anderson Oliveira e Emílio Kerber

Veja o vídeo:

  • Fonte: Jornal da Cidade Online

Morte trágica ocorre nos preparativos para o desfile do 7 de setembro em Brasília

 Sábado, 02 de Setembro de 2023

Um trabalhador morreu e outros três ficaram feridos, um deles em estado grave, após o desabamento de uma tenda metálica usada na estrutura que está sendo montada para o desfile do Dia da Independência, em 7 de setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

O acidente ocorreu na tarde desta quinta-feira (31), por volta das 15h30, na altura da Catedral Metropolitana.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a estrutura metálica de aproximadamente oito metros de altura caiu sobre os operários.

Genes Gomes Coelho, de 35 anos, sofreu traumatismo craniano, ferimento no tórax e ficou inconsciente. Ele foi levado ao Hospital de Base de Brasília (HBB), mas não resistiu aos ferimentos e faleceu.

Uma outra vítima, identificada como Jardelmo Nunes da Silva, de 35 anos, foi socorrida por uma equipe do Samu e também levada ao HBB. Seu estado de saúde é considerado grave, e não há detalhes. As outras duas vítimas são Maxwell Meira da Silva, de 30 anos, que apresentou ferimento na perna, e Jessé Dionísio de Sousa, 37 anos, com fratura exposta na perna direita e escoriações.

Senador que revelou "imagens secretas" na CPMI vai pra cima de Flávio Dino (veja o vídeo)

 Sábado, 02 de Agosto de 2023

Em atitude corajosa, o senador Jorge Seif (PL-SC) trouxe imagens inéditas da invasão às sedes dos Três Poderes, preocupando membros do governo Lula!

Em entrevista exclusiva à jornalista Berenice Leite, Seif escancara a verdade que eles querem calar:

“Havia de 06 a 07 pelotões da Força Nacional que não foram acionados, só foram acionados quando já estava tudo destruído. 
Imaginem vocês, um ministro da Justiça acompanhando o quebra-quebra na Praça dos Três Poderes, e ele estava lá - conforme tuíte que ele publicou na conta dele - de braços cruzados, aguardando para colar narrativa. 
Não temos mais dúvidas que houve omissões gravíssimas!”, ressaltou.

Veja o vídeo:

  • Fonte: Jornal da Cidade Online

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643