martins em pauta

sexta-feira, 21 de outubro de 2022

TSE aplica pesada multa em empresa por 'irregularidade' em pesquisa

Sexta, 21 de Outubro de 2022



A decisão ocorre num momento crítico para os chamados Institutos de Pesquisa, que estão sendo muito questionados e no momento exato em que o projeto para criminalizar essas empresas que cometem erros grosseiros em pesquisas está sendo discutido. O presidente da Câmara, Arthur Lira, é um dos mais empenhados nessa missão.

Não é só no resultado eleitoral que os institutos influenciam. As bolsas de valores também oscilam fortemente dependendo dos números. Isso permite que pessoas que tenham acesso aos dados antecipadamente operem no mercado 'incidente information' podendo ganhar milhões em apenas um dia.

Por outro lado acionistas desavisados podem perder dinheiro por não terem acesso a essas informações. No caso da pesquisa em questão a informação descrita ao TSE é de que abrangeria apenas o cargo de Governador e de Senador. No entanto, a empresa contratada pelo banco modal realizou também o levantamento para presidente.

Outro erro foi que o Instituto informou que a pesquisa seria sobre a corrida eleitoral no Estado de São Paulo, mas posteriormente acabou incluindo o Rio de Janeiro, o que é proibido.

Outro dado que chama a atenção é o peculiar interesse dos Bancos em pesquisas eleitorais. 


Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643