martins em pauta

sexta-feira, 7 de outubro de 2022

Ministro da Educação anuncia liberação de recursos para universidades e institutos

Sexta, 07 de Outubro de 2022

Foto: Luís Fortes

O ministro da Educação, Victor Godoy, disse nesta sexta-feira (7) que o orçamento das universidades e institutos federais será liberado. Segundo o Ministério da Educação (MEC), a previsão é que a “medida seja publicada no Diário Oficial da União dos próximos dias”.

Nesta semana, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) denunciou um bloqueio de R$ 328 milhões nas verbas já previstas para o ano e alertou que o funcionamento das universidades seria inviabilizado se o contingenciamento fosse mantido.

“O limite de empenho será liberado para as universidades federais, os institutos federais e para a Capes. Nós temos uma gama muito grande de instituições. Então, eu conversei com o ministro [Paulo] Guedes, ele foi sensível, e nós vamos facilitar a vida de todo mundo”, disse Victor Godoy.

A verba contingenciada pelo MEC afeta as chamadas “despesas obrigatórias”, a parte do orçamento utilizado pelas instituições de ensino para pagar despesas cotidianas como limpeza, restaurante, luz, água e bolsas estudantis. A decisão não afetou o pagamento de salários e aposentadorias, que são recursos protegidos por lei contra bloqueios.

Com informações G1 

OPINIÃO DOS LEITORES

  1. Os desperdícios são enormes, falo com toda clareza pois estudo na UFRN, luzes acesa salas com ar condicionado funcionando sem ninguém, é um absurdo tem que ter uma fiscalização muito grande do MEC nessas universidades.

  2. Esse desgoverno quer todo mundo burro igual ao Bozo.
    Porque não mandam bloquear os “bens” da família Bozonaro.

  3. Essa é a prova da canalhice deste governo bolsonaro. Quando os estudantes anunciaram protestos por todo país, ele recuou da canalhice. Sabe do peso desse movimento agora. Vai ter que arranjar dinheiro de outro lugar pra compra de votos. Viva is estudantes do país. O governo miliciano ainda segura os recursos cortado para o tratamento do câncer. Criminosos que precisam set expurgados do país no dia 30.

  4. Esses Reitores gastam muito, não fazem uma administração séria, só pensam em mordomias.
    Os ar condicionados ficam ligados sem ninguém utilizar , luzes acesas sem necessidade, entre outras coisa que poderiam ser evitados tantos desperdícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643