martins em pauta

domingo, 23 de outubro de 2022

Entre pios e piadas o Brasil dos censores e “intelectuais” é uma gargalhada!

 Domingo, 23 de Outubro de 2022




Onde estão os “Observadores Nacionais e Internacionais” das eleições brasileiras?


Os jornais, os “aspones”, os áulicos de plantão que gritaram entusiasmados:

- “160 observadores de diferentes entidades internacionais... Além da OEA, há membros da Parlamento do Mercosul, a Missão de Observação Eleitoral da União Interamericana de Organismos Eleitorais (Uniore), a Rede de Organismos Jurisdicionais e de Administração Eleitoral da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o Carter Center, a Fundação Internacional para Sistemas Eleitorais (IFES), a Rede Mundial de Justiça Eleitoral e a Transparência Eleitoral... Por recomendação da OEA, também há 350 brasileiros espalhados em todo o país que estarão de olho nas urnas...”

Onde estão seus relatórios, suas observações?

E suas críticas sobre “a tecnologia usada, o sistema de votação, o trabalho da Justiça Eleitoral e as regras de financiamento político”?

Sei, eles nada viram de errado.

Onde estão seus relatórios que iriam “analisar campanhas e liberdade de expressão, participação política de mulheres, de grupos indígenas e afrodescendentes, assim como nível de violência eleitoral”?

Sei, eles nada viram de errado.

Não estão assistindo a negra censura abater-se sobre o país?

Censura pedida por Lula e pelo PT.

Censura acatada e aplicada por Moraes e pelo TSE.

Censura dos meios de comunicação. Intimidação. Prisão. Cala a boca. Desmonetização. Ameaças de fechamento de canais de televisão...

Nada veem? Nada protestam?

A turma dos “observadores” parece que veio assistir a violência, as mortes, os tiroteios que a mídia liderada pelo “consórcio de imprensa”, durante meses, afirmou ao mundo que aconteceria nas eleições do Brasil.

Veio testemunhar o golpe de estado que Jair Bolsonaro ia cometer.

Mas nada disso aconteceu.

O que estão assistindo é a mais horrível censura. O som das páginas da Constituição Brasileira sendo rasgadas; o queimar das palavras contidas na Declaração Universal dos Direitos Humanos por todos aqueles que convocaram os tais observadores.

E porque estão mudos os tais observadores internacionais? E os 500 artistas, títeres da liberdade? E os reitores das universidades? E os “universiótarios” e suas panelinhas que gritam histericamente liberdade? E os empresários que fizeram a “cartinha” contra Jair Bolsonaro? E a CNBB? E a OAB? E o presidente do Senado, da Câmara... Estarão todos cegos ou são coniventes com tudo o que está acontecendo?

Não! Os que se acham donos do Estado Brasileiro não concederam a liberdade de expressão aos brasileiros como um favor. Não são e nunca foram os posseiros da liberdade de expressão. A liberdade de expressão é um dom divino. Os Estados Democráticos existem para resguardar essa liberdade. Para proteger o direito do cidadão de se expressar. Nunca para retirar do cidadão esse direito. Nunca!

E para completar acontece o inacreditável: a Folha publica uma reportagem intitulada “Especialistas em combate à corrupção divulgam carta em apoio a Lula”.

“O documento é assinado por 59 professores e pesquisadores de diversas universidades do Brasil e exterior. Carta será publicada na sexta-feira. Os professores e pesquisadores são de variadas disciplinas como Direito, Economia, Administração, História, Ciência Política e Contabilidade e estão associados a instituições acadêmicas reconhecidas, tanto no Brasil, quanto no exterior: Universidade de São Paulo (USP), Fundação Getúlio Vargas (FGV), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Faculdade de Direito da Universidade de Toronto, a University College London, Universidade de Brasília e Universidade do Estado de Santa Catarina”.

De acordo com a tal carta:

- "Votar em um candidato não significa aderir ao seu governo; às vezes, só nos é dado escolher a qual governo faremos oposição. E muitos de nós, abaixo-assinados, certamente optarão por fazer oposição ao governo eleito. Mas, entre fazer oposição a um governo democrático e fazer oposição a um governo autoritário, a nossa escolha será sempre pelo governo democrático", afirma o documento.

É isso mesmo que você leu: 59 professores, “Especialistas em combate à corrupção divulgam carta em apoio a Lula”. Votarão em Lula os especialistas em corrupção. Pedem voto para Lula os “especialistas em corrupção”.

Vão combater a corrupção junto com Lula e o PT...???

Ah! Ah! Ah!... Não, não é piada. É tudo verdade, a piada vem agora:

- “Um sujeito, cansado de assistir notícias sobre a censura que os Ministros do TSE/STF impuseram a Jovem Pan e aos outros meios de comunicação, os termos que não podem mais ser ditos sobre Lula e o PT, tais como: Ex-presidiário; Descondenado; Ladrão; Corrupto; Chefe de organização criminosa, além de não poder criticar os ministros do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral, resolveu tomar um porre e desabafar.
Triste e revoltado, entrou em um bar e começou a beber. A cada dose ele fazia um discurso contra os censores, depois contra a roubalheira, depois contra a hipocrisia, contra os “observadores internacionais”, contra o cinismo dos “artistas-canhotas”, até que dormiu na mesa do bar e sonhou. Sonhou que Deus, chateado com a grande roubalheira que acontecia no Brasil, mandou uns raios divinos e eliminou todos os que roubavam o país.
Todas as almas sebosas que furtavam o país foram enviadas para o inferno.
Uma fila enorme se formou no portão da morada do diabo e ele ia selecionando o castigo de acordo com o princípio comunista:
- “De cada um segundo suas faculdades, para cada um segundo suas necessidades”.
Chegou a vez de um carteiro, filiado ao sindicato e ao PT, partido que provocou o maior desfalque na aposentadoria dos funcionários dos correios, e ele sempre que podia roubava cheques dos aposentados e pensionistas do INSS.
 O demônio, na porta de entrada informa seu castigo:
- “Pelos pecados cometidos em vida, estás condenado a ficar enterrado até o pescoço naquela piscina de merda”!
O carteiro-sindicalista-petista observa a piscina e vê a Dilma com merda apenas na cintura.
Irritado, diz para o demônio:
- “Tá certo que eu roubei, mas não foi tanta coisa assim... Não roubei nem 1% do que aquela senhora ali roubou, e ela está com merda só até a cintura! Por que eu tenho que ficar atolado até o pescoço?
O Demônio, zangado, olha para a piscina e grita:
- “DILMA, DESÇA DOS OMBROS DE LULA... JÁ”!

Ele acordou e foi gargalhando até chegar em casa. E a cada gargalhada pensava que o que sobra ao cidadão censurado é rir do opressor. O riso afasta o medo e provoca ira nos ditadores e censores. O riso desnuda o opressor.

“A melhor maneira para expulsar o diabo, se ele não se submeter aos textos da Escritura, é zombar e escarnecê-lo, porque ele não pode aguentar o desdém.” (Martinho Lutero).

Foto de Carlos Sampaio

Carlos Sampaio

Professor. Pós-graduação em “Língua Portuguesa com Ênfase em Produção Textual”. Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643