martins em pauta

quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Campanha de Lula pede para TSE censurar 81 perfis bolsonaristas

Quarta, 26 de Outubro de 2022

Foto: Reprodução

A campanha de Luiz Inácio Lula da Silva pediu ao TSE (Tribunal Superior Eleitora) o monitoramento das redes sociais de 81 perfis supostamente dedicados a propagar informações falsas contra o candidato petista, ameaçar instituições democráticas e desestabilizar o processo eleitoral. Os perfis operam no Telegram e no Twitter.

A pedido da campanha petista, o TSE abriu na semana passada uma AIJE (Ação de Investigação Judicial Eleitoral) para investigar o que o PT batizou de “ecossistema de fake news” criado por aliados do presidente Jair Bolsonaro para atacar Lula nas eleições. Ao abrir a ação, o ministro Benedito Gonçalves enfatizou que a medida era importante como tentativa de frear a desinformação nas campanhas.

O TSE concordou em monitorar apenas os perfis de Carlos Bolsonaro, sem especificar qual seria o tratamento reservado aos outros perfis apontados pelo partido. Agora, no novo pedido, o advogado Angelo Ferraro, que atua na campanha, pede o monitoramento de todos os perfis.

Na reta final das eleições, aliados de Lula têm preocupação especial com o Telegram, que tem maior potencial de ser instrumento de propagação de fake news, diante da maior dificuldade de monitoramento da rede.

UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643