martins em pauta

sábado, 29 de outubro de 2022

Nova Zelândia inicia votação do 2° turno para presidente; Votação no país começou 16 horas antes da abertura das zonas eleitorais no Brasil

Sábado, 29 de Outubro de 2022

Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O segundo turno das eleições de 2022 teve início oficialmente neste sábado (29/10), do outro lado do mundo — em Wellington, capital da Nova Zelândia, 16 horas à frente do Brasil.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), a primeira seção para a segunda rodada de votação foi aberta por volta das 8h de domingo (30) no horário local – o que corresponde às 16h de sábado, em Brasília.

A zerésima, documento que tem a finalidade de comprovar a inexistência de votos computados nos equipamentos, foi emitida às 15h e, uma hora depois, os eleitores começam a digitar os números nas urnas. Há 2.951 mil cidadãos aptos a votar em território neozelandês, distribuídos em 4 seções.

O Código Eleitoral prevê como condição para a criação de mesas de votação no exterior o número mínimo de 30 eleitores. É responsabilidade das missões diplomáticas ou repartições consulares comunicar, aos eleitores votantes no exterior, o horário e o local da votação.

As seções eleitorais para o primeiro e o segundo turnos de votação funcionam nas sedes das embaixadas, em repartições consulares ou em locais em que existam serviços do governo brasileiro.

Metrópoles

OPINIÃO DOS LEITORES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643