martins em pauta

quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Polícia Militar desarticula esquema especializado em “gatos” de energia em Natal

Quarta, 26 de Outubro de 2022

Foto: Reprodução

A Neoenergia Cosern e a Polícia Militar desarticularam um esquema especializado em fraudar medidores nas Zonas Norte e Oeste de Natal nesta semana. Um homem foi preso em casa na terça-feira (25), no bairro de Felipe Camarão, na Zona Oeste, suspeito de gerenciar uma rede clandestina de furtos de energia, o popular “gato”, no próprio bairro e na Zona Norte da capital. Ele também é suspeito de receptar medidores de energia roubados.

O homem, de 50 anos, foi preso em flagrante por ter a residência na qual mora abastecida por meio de uma ligação clandestina de energia instalada em um medidor roubado. Pelo crime de furto de energia e receptação de material roubado, não cabe fiança. Ele está preso à disposição da Justiça.

Também nesta terça-feira, equipes técnicas da distribuidora, com apoio das Polícia Militar, identificaram e desativaram um “gato” de energia em uma padaria do Conjunto Parque dos Coqueiros, Zona Norte de Natal. O proprietário foi conduzido pela autoridade policial para prestar depoimento na 9ª Delegacia de Polícia Civil.

O suspeito e o estabelecimento comercial vinham sendo monitorados há algumas semanas. De janeiro até agora, 4 (quatro) pessoas foram presas pela polícia em todo o Rio Grande do Norte furtando energia elétrica.

O gato de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal e a pena para o responsável pela irregularidade (fraude, furto ou adulteração de medidor) pode chegar a oito anos de reclusão. Além de crime, o “gato” representa risco de morte a quem faz e a quem está próximo. A ligação clandestina também provoca perturbações no fornecimento de energia da região e pode causar a queima de eletrodomésticos dos vizinhos.


Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643