martins em pauta

quinta-feira, 16 de março de 2023

Sobre corrupção estatal e capitalismo de compadrio

 Quinta, 16 de Março de 2023

Todos já sabem que a política no Brasil é repleta de impunidade e enriquecimento ilícito, o fato é que a corrupção estatal é tão extrema que contamina até mesmo nossa iniciativa privada com troca de favores entre grandes empresários e políticos, o chamado capitalismo de compadrio.

Esse protecionismo é contra o livre-mercado, e injusto com os pequenos empresários, mais um fator injusto além do poder de compra desigual.

Não obstante, esse protecionismo acaba muitas vezes afetando negativamente diretamente o consumidor e favorece o surgimento das grandes oligarquias que ironicamente são criticados por quem se diz crítico dos males do capitalismo.

O lado bom da mão invisível do mercado é justamente o darwinismo econômico que extingue as empresas caras e ineficientes o que traz ao consumidor produtos e serviços de alta qualidade com preço baixo.

O cenário onde todos ganham é o mercado de alta concorrência com mínima intervenção estatal, tanto na minimização da corrupção quanto na eficiência da iniciativa privada, gerando também muitos empregos, fortalecendo a economia e aumentando a arrecadação de impostos e retorno a população.

Foto de Gustavo Reichenbach

Gustavo Reichenbach

Articulista

Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643