martins em pauta

quinta-feira, 16 de março de 2023

Deputado sobe o tom e enquadra ex-presidiário sobre "omissão" grave

Quinta, 16 de Março de 2023




A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou documento em que expõe violações aos Direitos Humanos e perseguição política na Nicarágua comandada pelo ditador Daniel Ortega. Ao todo, 55 países, incluindo França, Peru, Estados Unidos, Irã, Canadá, União Europeia e Arábia Saudita se manifestaram a favor do conteúdo e assinaram a declaração. Mas, o Brasil, estranhamente, se manteve neutro e sequer os representantes comentaram algo na reunião.

- Violações generalizadas dos direitos humanos que equivalem a crimes contra a humanidade estão sendo cometidas contra civis pelo governo da Nicarágua por razões políticas - afirma a ONU.

Com a renúncia do governo petista em assinar a declaração, o deputado acredita que o PT tomou partido na disputa, mas, lamentavelmente, está favorável à "catástrofe humanitária".

- Demonstra que o Governo do Brasil está favorável a catástrofe humanitária que vem acontecendo na Nicarágua - destacou.

Após aliados e até membros do PT criticarem o silêncio do governo, o embaixador Tovar da Silva Nunes comunicou que o Brasil "está preocupado com execuções sumárias, detenções arbitrárias e tortura contra dissidentes políticos" na Nicarágua. E se colocou à disposição para receber 300 pessoas que foram expulsas do país.

Daniel Ortega, amigo de Lula há muitos anos, governa o país com mão de ferro desde 2007. Ele já mandou prender todos os opositores, expulsou freiras, fechou conventos e igrejas e, recentemente, condenou a mais de 26 anos de detenção um padre considerado a última voz publicamente contrária ao governo da Nicarágua.

Em 2010, em tom de brincadeira, Lula disse que ele e Ortega faziam parte do "eixo do mal". Denominação dada pelo ex-presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, aos países com atividades terroristas.

  • Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643