martins em pauta

quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

Sob cobrança de Lula, militares tentam ‘virar a página’ em relação a invasão em Brasília

 Quinta, 19 de Janeiro de 2023

Foto: Globo.

Comandantes das Forças Armadas se reúnem com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta sexta-feira (20) para apresentar relatórios de trabalho.

Na reunião, pretendem também se desvincular, no plano institucional, dos atos golpistas que depredaram as sedes dos Três Poderes no último dia 8.

A ideia dos comandantes, segundo interlocutores, é passar o recado de que “as Forças Armadas têm mais coisas para dizer”.

A tentativa ocorre em meio à cobrança e às pressões públicas de Lula – que já disse que as portas do Planalto foram abertas aos terroristas.

Dentro das Forças Armadas, a intenção é se desvincular do movimento do dia 8 e mostrar que eventuais colaboradores não representam todos os militares — ou seja, que foram casos isolados e serão punidos.

A frase corrente no meio militar é: “Temos que virar a página do dia 8 de janeiro”.

Desde os ataques, apenas o próprio presidente Lula tem dado declarações públicas sobre militares. O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, não tem dado entrevistas – uma estratégia para evitar desentendimentos e desarmonia no discurso.

Múcio tem dito a interlocutores que os militares querem virar a página dos atos, apesar de, no cenário jurídico militar, ainda haver muito caminho pela frente para punir esses “colaboradores”.

Com informações da Globonews.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643