martins em pauta

Postagem em destaque

BRISANET A MELHOR INTERNET DO BRASIL

sábado, 21 de janeiro de 2023

Lula demite comandante do exército, general Júlio César de Arruda

Sábado, 21 de Janeiro de 2023

O general Júlio César de Arruda, demitido do cargo de comandante do Exército por Lula neste sábado (21) — Foto: Divulgação/Comando Militar do Leste/Arquivo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitiu neste sábado (21) o general Júlio César de Arruda do cargo de comandante do Exército.

O substituto será o atual comandante militar do Sudeste, general Tomás Miguel Ribeiro Paiva.

Antes de ser demitido, Júlio César Arruda participou nesta sexta-feira (20) de uma reunião, no Palácio do Planalto, com Lula, o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e os comandantes da Marinha, almirante Marcos Sampaio Olsen, e da Aeronáutica, brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno.

Foi a primeira reunião do presidente com os comandantes das Forças Armadas depois de Lula defender punição para militares envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro.

Após o encontro, José Múcio Monteiro falou em “virar a página” dos atos golpistas. O ministro da Defesa disse também não ver envolvimento “direto” das Forças Armadas nos ataques em Brasília.

Múcio afirmou também que os comandantes concordavam com a tomada de providências contra os militares eventualmente envolvidos nos atos.

Transição

Júlio César de Arruda assumiu interinamente o comando do Exército em 30 de dezembro do ano passado, ainda no governo Jair Bolsonaro.

Foi um acerto com a equipe de transição de Lula com a gestão anterior para que a troca do comando ocorresse antes da posse do novo governo.

Arruda foi confirmado no cargo pelo ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, no dia 6 de janeiro deste ano.

No dia 8 de janeiro, bolsonaristas radicais invadiram e vandalizaram as sedes dos Três Poderes em Brasília. Houve depredação e roubos no Palácio do Planalto, no Supremo Tribunal Federal e no Congresso Nacional.

Júlio César de Arruda

O general Júlio César de Arruda tem 63 anos e entrou no Exército no ano de 1975. Na ocasião, era o general mais antigo da força.

Ele foi chefe do Departamento de Engenharia e Construção do Exército por 3 anos, até ser cotado para ser o comandante da Força.

Com mais de 45 anos de experiência militar, ele já comandou o 1º Batalhão de Forças Especiais, em Goiânia, foi diretor da Escola de Administração do Exército, do Colégio Militar de Salvador e comandou a Academia Militar das Agulhas Negras.

Nascido em Cuiabá, Júlio César entrou aos 16 anos na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas (SP). Dois anos depois, se formou e ingressou na Academia Militar das Agulhas Negras.

Em 1981 se tornou Aspirante a Oficial da Arma de Engenharia. Durante a vida militar, serviu unidades em Itajubá (MG), Rio de Janeiro, Cuiabá e Brasília.

Quando se tornou tenente-coronel, foi assessor do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República e comandou o 1º Batalhão de Forças Especiais, em Goiânia, no biênio 2005-2006.

No exterior, foi Observador Militar da Segunda Missão de Verificação das Nações Unidas (Univem II), em Angola, em 1994 e Assessor da Cooperação Militar Brasileira no Paraguai, no biênio 2002-2003. Realizou o Curso de Contraterrorismo e Cooperação Interagências na Universidade Nacional de Defesa, nos Estados Unidos e o Curso Intensivo de Inglês no Canadá.

g1

OPINIÃO DOS LEITORES

  1. PT sendo PT. Enganou os militares durante a transição de governo dizendo que promoveria a comandante os mais antigos das forças. Com menos de 15 dias, já destitui um dos três recém-nomeados. Aguardemos os próximos capítulos.

    1. Lula é o comandante supremo das forças armadas…ele coloca e retira quem quiser e quando quiser…agora chore.
      Kkkkkkkkkkkk

  2. Arrochado , corajoso e com autoridade. Lula é o cara. Não rezou na cartilha vai para rua. O Mitoca , é frouxo , covarde , cagão e fujão . Orgulho do meu presidente .

    1. Engraçado, que aa decisões dele são aceitas pelos poderes, quando Bolsonaro nomeou um comandante da PF, foi suspensa pelo STF, pq satisfazia o presidente

  3. Foi pra isso que votamos no Lula…👏👏👏
    NORDESTINO CABRA MACHO!
    Quem não quiser cair que se deite…kkkkkk
    Bota pá lascar Lula…nada de aturar minions no governo…se meteu a besta…porta da rua a serventia da casa…kkkkkkk

    1. Sou ex presidiário no Ceará, votei em Lula, e já estou vendo as coisas melhores pra mim e meus colegas que ficaram no presídio. Viva Lula!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643