martins em pauta

quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Em decisão inacreditável, TSE manda excluir postagens sobre boné de Lula com a sigla CPX

Quarta, 26 de Outubro de 2022

A determinação é do ministro Paulo de Tarso Sanseverino, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Lula usou um boné com a sigla “CPX”. Jornalistas e parlamentares divulgaram conteúdos que diziam que a sigla seria abreviação de “cupincha”, termo que significaria parceiro do crime organizado na linguagem informal.

Para o ministro, isso é inverídico. Segundo Sanseverino, “CPX” é uma sigla usada por moradores e até por órgãos oficiais para se referir a um grupo de favelas do Rio de Janeiro.

“Com efeito, das postagens publicadas pelos representados, decorrem inúmeros compartilhamentos que resultam disseminação de conteúdo inverídico e negativo, provocador de sensacionalismo com tamanha magnitude que pode vir a comprometer a lisura do processo eleitoral, ferindo valores, princípios e garantias constitucionalmente asseguradas, notadamente a liberdade do voto e o exercício da cidadania”, disse o magistrado.

Assim, para não comprometer a decantada lisura do processo eleitoral, a liminar foi deferida por Sanseverino nesta segunda-feira (24). Em caso de descumprimento da decisão, a multa diária prevista é de R$ 50 mil.


Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643