martins em pauta

sábado, 2 de outubro de 2021

PF defende que Abin assuma segurança dos votos registrados pelas urnas eletrônicas

Sábado, 02 de Setembro de 2021

Foto: Nelson Jr./Ascom/TSE

A PF (Polícia Federal) recomendou que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) passe para a Abin (Agência Brasileira de Inteligência) a responsabilidade pela segurança dos votos registrados pelas urnas eletrônicas nas próximas eleições.

O documento foi desenvolvido em outubro de 2018, 4 dias antes do 1º turno da eleição que elegeu Bolsonaro. Nas eleições municipais em 2020, o relatório foi usado pelo tribunal para a gestão de bancos de dados.

Em sessão sobre a apuração e totalização de votos nas eleições, realizada no Senado na 2ª feira (27.set), os senadores questionaram o diretor de Investigação e Combate ao Crime Organizado da PF, Luís Flávio Zampronha, sobre a recomendação. Na ocasião, o delegado representava a Polícia Federal.

Zampronha disse que o relatório foi elaborado em relação às análises dos códigos-fontes dos sistemas eleitorais do TSE e disse que a PF não recebeu do tribunal um feedback sobre quais sugestões foram atendidas.

Ele também declarou que se tratava de um documento opinativo, sem poder de decisão. “É autoexplicativo, e não tem mais o que acrescentar em relação ao afirmado pelos nossos peritos”, disse.

Segundo a Folha de S. Paulo, a recomendação foi mal recebida e descartada pelo TSE.

Com informações de Poder 360 e Folha de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643